Faleceu neste sábado (30) , aos 74 anos de idade, o missionário redentorista Pe. Luiz Carlos de Oliveira, C.Ss.R.
Em nota divulgada pelo Superior Provincial, Pe. Marlos Aurélio, C.Ss.R., a Congregação do Santíssimo Redentor confia "à proteção do Senhor a vida preciosa do Pe. Luiz Carlos, que sempre fez da espiritualidade redentorista sua melhor companhia".
Prossegue a nota:
"Seu amor pela Congregação e pela sua família sempre foi característica marcante deste nosso confrade, que hoje celebra sua Páscoa na certeza da ressurreição.
Aos familiares e amigos do Padre Luiz Carlos de Oliveira, expressamos condolências e os nossos mais sinceros sentimentos e solidariedade. Que a Mãe do Perpétuo Socorro, sempre presente na vida do tão querido Pe. Luiz Carlos, nos abençoe e nos proteja sempre".
Biografia
Conterrâneo de Pe. Vítor Coelho de Almeida, nascido no município de Sacramento (MG), em 21 de agosto de 1947, Pe. Luiz Carlos desempenhou diversas atividades na Congregação: foi pároco, trabalhou na formação de seminaristas, foi mestre de noviços, autor de diversos livros, trabalhou no Santuário Nacional e foi secretário provincial. Também escreveu diversos artigos, homilias e reflexões dominicais para o A12, função na qual atuou até março de 2022.
Em entrevista ao A12, certa vez o Pe. Luiz Carlos contou a história de sua vocação:
"Todos os anos o pároco, Pe. Ivo Soares, vinha para a festa do padroeiro. Meu pai dizia que eu disse que queria ser padre. Ele mostrou-me para o padre dizendo isso. Minha avó dizia que eu disse a ela: 'Vó, um dia eu vou confessar a senhora'. Quando ela estava para morrer, eu já era estudante redentorista, eu lhe dei a comunhão, e ela então disse: 'Posso morrer, porque o Luiz já me confessou'".

Em 26 de fevereiro de 1959, Pe. Luiz Carlos iniciava sua caminhada no recém-inaugurado seminário redentorista em sua cidade natal. Contou o padre:
"A família decidiu colocar-me nesse seminário que estava ali perto, e não tão longe. Deram-me a vocação redentorista. Não gostei na hora, mas eu tinha 11 anos. Cursava o 3º ano primário".
Pe. Luiz fez sua profissão religiosa em 02/02/1968 e foi ordenado padre em 23 de agosto de 1975. Sobre o despertar de sua vocação, ele dizia que a consciência de uma vocação missionária se deu no correr da formação, quando se ficava conhecendo a vida redentorista: "Nunca pensei em sair, sempre gostei de tudo. Passei momentos difíceis, mas foi tudo muito sereno".
Missionário comprometido com o povo, o padre dizia gostar muito da vida comunitária e da espiritualidade da Congregação Redentorista:
"A vida religiosa não é um desafio, é um dom alegre e que preenche o coração".
:: Reveja também uma entrevista do Pe. Luiz Carlos de Oliveira ao programa Fortes na Fé, da TV Aparecida, onde ele conta mais uma vez a história de sua vocação:
Santas Missões em Quixaba (BA) alcançam fase da perseverança
Leigos e jovens se uniram em 18 dias de intensa evangelização, realizando visitas, celebrações e adoração ao Santíssimo Sacramento. Saiba mais!
São Geraldo Majella e o mistério da encarnação de Cristo
A preparação e a expectativa para a vinda de Cristo durante o Advento são pontos centrais da espiritualidade cristã que São Geraldo Majella vivenciou.
Presépio inspirado em Santo Afonso é inaugurado no Vaticano
Conheça o Presépio Napolitano de Santo Afonso, uma obra da Diocese de Nocera Inferiore-Sarno, que funde arte e espiritualidade com símbolos regionais
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.