Notícias

Quando o humano e o divino se encontram!

Celebrar o Natal como Igreja é um desafio para superar a noção simplesmente ritual da festa

Escrito por Redentoristas

22 DEZ 2023 - 15H03 (Atualizada em 22 DEZ 2023 - 15H52)

Shutterstock

O Mistério do Natal não nos oferece somente um modelo para imitar a humildade e pobreza do Senhor que está deitado na manjedouramas nos dá a Graça de sermos semelhantes a Ele. 

Assim, a verdadeira espiritualidade 
do Natal não consiste na imitação de Cristo “do lado de fora”, mas “viver Cristo que está em nós” e manifestá-lo com a vida no seu mistério de amor, obediência, pobreza e humildade. 

Portanto, o fruto espiritual do Natal consiste no empenho de viver a graça da Redenção, de conservar interiormente o Espírito Santo que nos faz filhos de Deus. Enfim, porque Deus nos faz filhos seus em Cristo, inserindo-nos como membros da Igreja, a graça do Natal exige também uma vida de comunhão fraterna.

Leia MaisUma história de Natal na Segunda Guerra Mundial que não deve ser esquecidaO mistério do Natal em Santo Afonso de LigórioO empenho para fazer com que nossas comunidades de fé celebrem um Natal autêntico é difícil.

Uma visão 
simplesmente devocional e sentimental dos episódios da natividade do Senhor corre o risco de esvaziar, no coração dos fiéis, o significado salvífico do evento da Encarnação.

Portanto, celebrar o Natal como Igreja é um desafio para superar a noção simplesmente ritual da festa. 

Mas, para a vivência cristã desta festa é muito pouco e limitado ficar apenas nesta dimensão.

Afinal, como nos ensinou Santo Afonsoa meditação do mistério da Encarnação e do nascimento no meio dos pobres, através dos quais o Verbo encarnado revela a sua divindade e o seu messianismo, deve trazer luz e força para o empenho de testemunho e de ação missionária da comunidade que celebra o Natal do seu Senhor.

Diante da simplicidade inaudita do mistério de uma criança que nasce de uma mulher, façamos silêncio, tomemos uma atitude de contemplação e adoração. Mais uma vez é Natal e será Natal para sempre. Porque apesar de tudo, Deus não deixa de acreditar na frágil humanidade que somos e nos oferece a cada ano, com infinito amor, este presente admirável que é Seu Filho. 

Que você encontre acolhida na singeleza do Menino Deus nascido no presépio de seu coração! 

Pe. Nelson Antonio Linhares, C.Ss.R.
1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redentoristas, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...