Notícias

4 lições vocacionais de Natal

Confira quatro lições que ajudam a refletir sobre o sentido da vocação!

Escrito por Pe. Lucas Emanuel, C.Ss.R.

07 DEZ 2023 - 06H45

Shutterstock

O Natal é uma festa maravilhosa, porque é Jesus que se faz presente no meio de nós! É a chegada da Luz que vem para iluminar a escuridão do mundo. Além disso, é a festa que reúne as famílias, que traz a paz ao coração, que faz as pessoas serem mais solidárias, que cria laços de fraternidade.

Viu só quanta coisa boa? É fácil percebermos as lições vocacionais que o Natal nos traz.

Primeira lição: Vocação é para ser luz na escuridão do mundo

Não somos nós que iremos brilhar para apontar caminhos, é o próprio Jesus, que a partir do nosso SIM, encontrará espaço para brilhar e iluminar os caminhos das pessoas.

Leia MaisO que a Família de Nazaré nos ensina sobre vocação?3 dicas para um bom relacionamento em famíliaSegunda lição: Vocação é também para reunir a família

Pelo SIM que damos a Deus, abrimos espaços para que a Missão Redentora de Jesus aconteça, e essa missão começa lá na família, no SIM que nossos pais deram no altar. É com a força deste compromisso matrimonial de nossos pais que nós teremos força para também dizer o nosso SIM, na vocação que nos sentimos chamados.

Terceira lição: vocação é para nos tornar mais solidários

Se a vocação não nos fizer mais solidários, ela não é verdadeira. Vocação nenhuma se sustenta na base de egoísmo, vocação só tem sentido se estiver em vista do outro. Ninguém é para si mesmo, somos para os outros e nessa atitude poderemos perceber o quanto Jesus se faz presente no meio de nós. Sem solidariedade a vocação é morta.

Quarta lição: vocação também gera fraternidade

Se a vocação não nos ajudar a enxergar os irmãos que estão ao nosso redor, ela não terá sentido nenhum. Deus é o mais fraterno e quer gerar fraternidade a partir de nós. Nosso SIM nos faz mais parecidos com aquele que nos deu a vida e que agora precisa de nós para também ter vida no mundo.

:: O mistério da encarnação de Jesus

Sem JESUS nenhuma vocação se sustenta. Por isso, vamos permitir que esse Natal renove a nossa manjedoura particular que é nosso coração, para que Jesus nosso Santíssimo Redentor, possa nascer de novo, renovando nosso "sim" e nos ajudando a sermos fiéis à vocação que abraçamos.

:: Aproveite e reze a Novena de Natal de Santo Afonso!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Pe. Lucas Emanuel, C.Ss.R., em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...