Nossa Senhora da Soledade representa a Virgem Maria em seu momento de maior dor e solidão, após a crucificação seu Filho Jesus.
A palavra “Soledade” tem sua origem no latim, do termo Solitas, se referindo ao sentimento de estar sozinho.
Maria, nesse contexto, representa o ícone máximo da mãe que sofre e sente na pele a perda e a solidão.
Sua solidão no Sábado Santo, entre a morte e a ressurreição de Cristo, se assemelha aos que vivem sem esperança, aguardando um novo dia para novas oportunidades.
Essa identificação com o sofrimento de Maria é comum entre os mais necessitados, que frequentemente enfrentam situações de abandono, desolação e esquecimento.
A mensagem central da devoção a Nossa Senhora da Soledade é a certeza de que, assim como Maria não foi abandonada por Deus em sua dor, os pobres e marginalizados também não estão sozinhos.
Essa verdade vai de encontro com o que é pregado pela Congregação Redentorista, que busca levar a Copiosa Redenção aos menos favorecidos, assim como ensinou Santo Afonso Maria de Ligório.
CAS: fortalecimento espiritual e social do ser humano
É possível notar a intercessão de Nossa Senhora da Soledade no trabalho que os Missionários Redentoristas exercem no CAS (Centro de Assistência Social).
As Obras Sociais Redentoristas, com seus 13 Centros (oito em São Paulo, quatro em Minas Gerais e um no Espírito Santo), atuam no fortalecimento espiritual e social do ser humano, para uma perspectiva de vida.
Jovens participando do projeto "Adolescente Conectado" no CAS São Clemente em Mauá (SP)
.:: Saiba mais sobre o trabalho do CAS ::.
O CAS oferece um trabalho interdisciplinar, com educadores sociais, psicólogos e assistentes sociais, para atender famílias, jovens, crianças e idosos em situação de vulnerabilidade e risco social.
As Obras Sociais são uma maneira de levar esperança aos desamparados, trazendo a mensagem de Nossa Senhora da Soledade: Ninguém está totalmente sozinho, Deus nos ampara.
Soledade é co-padroeira da Igreja de Pedra e Luz
A devoção a Nossa Senhora da Soledade, cultivada pela Congregação Redentorista, também se faz presente no Santuário do Bom Jesus da Lapa (BA).
O santuário recebe todos os anos, entre os dias 8 a 15 de setembro, milhares de romeiros de todo Brasil, buscando força para enfrentar os desafios diários.
Em 2025, os devotos foram convidados a refletir sobre o tema: “Somos romeiros e peregrinos da esperança, com Bom Jesus e a Mãe da Soledade”.
A Festa celebrada no dia 15 de setembro comemorou os 73 anos de devoção a co-padroeira da Igreja de Pedra e Luz.
Fiéis reunidos durante o setenário em Bom Jesus da Lapa (BA)
.:: Conheça a Mãe da Soledade em Bom Jesus da Lapa (BA) ::.
Que Nossa Senhora da Soledade continue sendo consolo para os que sofrem e inspiração para os que buscam por dignidade e esperança.
Redentoristas são acolhidos por Papa Leão XIV no Vaticano
Santo Padre abençoou os missionários e recordou sua visita anterior a Aparecida, reforçando o compromisso da Congregação com a obra de Santo Afonso. Confira!
Redentoristas se preparam para audiência com Papa Leão XIV
Delegação Redentorista apresentará ao Papa Leão XIV os frutos da comunicação evangelizadora e entregará imagem fac-símile de Nossa Senhora Aparecida em Roma
Santo Afonso Maria de Ligório e a Busca pela Vida Autêntica
Entenda como a meditação sobre a finitude da vida, proposta por Santo Afonso no livro "Preparação para Morte", é um instrumento de conversão e reavaliação
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.