Por Redentoristas Em Notícias

O amor de São Geraldo para com os pobres

Servir aos mais pobres para São Geraldo Majella era colocar o evangelho em prática.

Para ele, servi-los não era somente dar pão, mas, sobretudo, estar junto deles e assim ajudá-los a fazer uma experiência de Deus. Estar com ele não significa apenas ver o Cristo no pobre, mas olhar o pobre com os olhos de Cristo.

“Se conseguirmos reconhecer Jesus na hóstia consagrada, conseguiremos também reconhecê-lo no sofrimento dos pobres e doentes, nos que não tem nada para viver”. Acredito que foi vivendo este pensamento de Santo Afonso que nosso santo conseguiu transformar o evangelho em ação, sendo ele a imagem de Cristo no meio desses abandonados da sociedade.

Reprodução
Reprodução


Como já vimos, Geraldo nutre um grande amor para com o Cristo. Essa relação chama a atenção por sua naturalidade e a forma em que ele se relaciona com o próximo. Seu jeito caridoso se transformava em milagre, estando reunido com os necessitados. Através deste relato de Caione, fica clara sua forma de agir junto ao povo e viver a essência da caridade em sua vida:

“Por causa da extrema penúria devido ao grande frio do duro inverno, corriam à nossa portaria mais de 120 pobres cada manhã. E não pode se exprimir a grande caridade com a qual Geraldo se compadecia e os socorria nas suas misérias. Ele se fazia tudo para todos; consolava-os com aquelas palavras do paraíso, os instruía nas coisas da fé; lhes fazia um discurso devoto e finalmente dava-lhes a esmola e os mandava embora duplamente consolados”.

Amar verdadeiramente o Cristo é compreender e colocar o evangelho em prática.

Vivendo na certeza de que estamos servindo verdadeiramente os prediletos de Deus. Geraldo em suas orações faz uma bela experiência de Deus em sua vida, assim aprende a ouvir e amar os mais abandonados. Através do seu exemplo de vida ele realiza o verdadeiro sentido da caridade junto com os mais desfavorecidos.

Percebendo os valores da vida doada de Geraldo em prol dos mais pobres, somos chamados a também realizar trabalhos de auxílio aos necessitados de nosso tempo. Na certeza de que os santos deixaram para nós um grande legado através de seus exemplos. Somos convidados a responder a nossa missão de batizados, sendo portadores da palavra e da ação de Deus em nosso presente. Testemunhando que o reino de Deus já acontece aqui e agora.

São Geraldo nos dá o exemplo de como sermos cristãos. O amor dele pelos pobres mostra que sua experiência também foi pneumatológica. O Espírito agiu em Jesus fortalecendo-o na missão de anunciar a Boa Nova do Reino aos pobres e abandonados (cf. Lc 4,16-22). A dedicação de Geraldo aos pobres sinaliza que o Espírito Santo que o configura a Cristo o faz percorrer o caminho do Mestre de Nazaré.

Irmão João Paulo da Silva, C.Ss.R.
Comunidade de Cariacica - ES
Província do Rio


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redentoristas, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...