A Ordenação Presbiteral é a confirmação de um percurso vocacional vivido com discernimento, oração e serviço.
O sacerdote redentorista consagra sua existência ao anúncio da Copiosa Redenção e à edificação dos mais necessitados por meio do Evangelho, da Eucaristia e da comunhão fraterna.
Desde o início da Igreja Católica, o presbítero tem a missão de pastorear o rebanho confiado a ele, sendo presença de Cristo no meio do povo. Seu ministério é marcado pela escuta atenta da Palavra, pelo zelo na celebração dos sacramentos e pelo cuidado concreto aos fiéis.
A Ordenação Presbiteral é conferida aos que, após um longo caminho formativo, proclamaram os votos perpétuos, tornando-se diáconos transitórios.
Esse sacramento consiste em uma vocação definitiva, expressão plena do amor de Cristo que se faz servo por meio do ministério sacerdotal. Esta celebração é sempre presidida por um bispo, e os ritos iniciais são semelhantes ao de uma missa tradicional, com as leituras seguidas do Santo Evangelho.
Propósito do Eleito
Então inicia-se o Rito de Ordenação Presbiteral, onde o bispo proclama o propósito do eleito.
Trata-se de um diálogo entre o bispo e o candidato ao presbitério, onde o eleito expressa livremente sua vontade de assumir os compromissos do ministério sacerdotal.
Ladainha
Esse é um momento profundamente litúrgico e espiritual, que ocorre logo após o “propósito do eleito” e antes da imposição das mãos.
Celebrantes e concelebrantes rogam a Cristo, aos santos e beatos para que derramem graças sobre o candidato.
Nesse momento, o então diácono se prostra ao chão, em sinal de total entrega, humildade e súplica diante de Deus.
Pe. Caio de Oliveira, C.Ss.R., prostrado durante a proclamação da Ladainha
Imposição das mãos e prece de ordenação
O momento central da ordenação é a imposição das mãos e a prece de ordenação, realizada pelo bispo.
É nesse instante que a graça sacramental é conferida, marcando o ordenando como presbítero.
Pe. Lucas Emanuel, C.Ss.R., durante o momento da imposição das mãos
Entrega das vestes sacerdotais
Após a imposição das mãos, os familiares do eleito entregam as vestes sacerdotais. As vestes representam a nova identidade e missão do presbítero.
Mãe do Pe. Guilherme Dias, C.Ss.R., com as vestes sacerdotais do filho
Unção das mãos
O então ordenado, estando de joelhos, tem as mãos ungidas pelo bispo com o óleo do Santo Crisma, consagrando o sacerdote para o ministério, celebração dos sacramentos e anúncio da Palavra de Deus.
As mãos do eleito são amarradas pelo bispo e desamarradas pela primeira pessoa a receber as bênçãos do neo-sacerdote.
Pe. Joilson Ramos, C.Ss.R., após ter suas mãos ungidas
Entrega do pão e vinho
Os fiéis apresentam o pão na patena e o vinho com a água no cálice, que serão utilizados na celebração da Eucaristia. O diácono os recebe e os entrega ao bispo, que, por sua vez, os entrega ao recém-ordenado, ajoelhado diante dele.
Dom Edmilson Amador entregando o pão e vinho para o Pe. Guilherme Dias, C.Ss.R.
Acolhida do neo-sacerdote
O Rito de Ordenação Presbiteral é encerrado com um sinal de acolhimento ao neo-sacerdote, momento onde o bispo e concelebrantes o abraçam.
A liturgia eucarística segue e o ordenado exerce, pela primeira vez, o seu ministério como concelebrante, compartilhando o momento junto ao bispo e outros membros do presbitério.
A missão do sacerdote redentorista
Como filhos espirituais de Santo Afonso, os redentoristas vivem a vocação presbiteral com zelo missionário, proximidade com o povo e dedicação à evangelização dos mais pobres e abandonados.
Assim, o presbítero redentorista é aquele que caminha com o povo, partilha suas dores e alegrias, e anuncia com a vida a salvação abundante que brota do coração de Cristo.
Santuário Nacional acolhe a 35ª Romaria das Missões
Pe. Pessanha, C.Ss.R., destacou na homilia a importância do coração aberto e da vigilância no Advento, reforçando a unidade cristã nas Santas Missões. Confira!
CAS de Campinas é destaque no novo episódio de Seguindo o Redentor
Com apresentação do Ir. Joaquim Barbosa, C.Ss.R., o episódio apresenta o CAS Copiosa Redenção de Campinas, com a participação da Coordenadora Arlete Ferreira. Confira!
Padre Rodolfo Von Smetana e a Congregação Redentorista
Conheça o papel de Pe. Von Smetana na organização e crescimento da Congregação Redentorista, que de 4 províncias em 1852, saltou para 12 em 1890. Confira!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.