Vivemos em uma sociedade marcada pelo efêmero. Tudo parece ser passageiro, sem consistência; as coisas são feitas com um tempo determinado de existência. E diante dessa realidade, podemos nos perguntar o que é o Voto (Juramento) de Perseverança na Congregação Redentorista, um juramento que parece ser estranho e antiquado frente à cultura do temporário.
Pois bem, o vocacionado redentorista, após vivenciar os primeiros anos de formação, se consagra a Deus pelos votos de Pobreza, Castidade e Obediência. A partir deste momento, conhecido na congregação como a profissão dos votos simples, ele se torna um religioso consagrado, vivenciando de maneira mais intensa a Vida Religiosa.
Com o passar de alguns anos, o jovem religioso redentorista, é chamado a proferir diante da Igreja e da sociedade o seu sim definitivo a Deus, professando de maneira perpétua os três votos acima mencionados. É neste momento que ele também realiza o Voto de Perseverança, que é o seu juramento de que viverá até à morte na Congregação.
O voto de perseverança é a arte de concluir a missão assumida, de doar-se inteiramente a Deus por toda a vida, de gastar os seus dias anunciando aos homens e mulheres do nosso tempo a Redenção Copiosa, de continuar na eternidade da nossa história a pessoa e a mensagem do Cristo Redentor.
O religioso ao jurar a perseverança na Congregação se compromete a permanecer fiel à missão redentorista até o fim, continuando no cotidiano da sua vida o carisma vivenciado por Santo Afonso, São Geraldo, São Clemente e tantos outros. Assim como os outros três votos, a Perseverança é um dom que capacita o redentorista a fim de que seja sempre fiel e corajoso, livre e disposto, desejoso e feliz no serviço aos pobres e abandonados.
:: Descubra quem são os santos e beatos redentoristas
:: O que são os votos de pobreza, castidade, obediência?
Mesmo professando solenemente o Voto de Perseverança, a graça de perseverar até o fim na vida Redentorista como um religioso consagrado deve ser sempre pedida Àquele que concede tal vocação. Santo Afonso já recomendava aos primeiros membros do instituto que rezassem sempre, suplicando o dom da perseverança.
Em tempos marcados pelo provisório, por atitudes habituadas ao descarte sem o mínimo de comprometimento, o voto de Perseverança é um sinal profético de fidelidade por toda a vida. O redentorista ao assumir a sua vocação se compromete em vivê-la em verdade e levá-la até o fim, na certeza de que será feliz na trajetória e na plenitude do caminho.
SEJA UM MISSIONÁRIO REDENTORISTA
Fonte: Padre Leandro Rafael Evangelista, C.Ss.R.
Santas Missões Redentoristas são concluídas em Olímpia
56 setores missionários foram formados para evangelizar a comunidade de maneira efetiva. Saiba mais!
Vocação: vida em serviço, expressão do Reino de Deus
Responder à vocação é colocar a vida a serviço daquele que nos chamou à existência e a exercer uma missão específica em seu projeto de salvação.
Vocação: chamado divino, resposta humana que se faz missão
A vocação do profeta Isaías nos inspira e nos ajuda a descobrir o caminho de um bom discernimento, indicando-nos alguns passos essenciais para a nossa vida.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.