Notícias

Fortaleça sua fé com quatro devoções redentoristas

Escrito por Elisangela Cavalheiro

07 MAI 2021 - 11H18 (Atualizada em 07 MAI 2021 - 11H43)

Thiago Leon

Para falar sobre devoções redentoristas, primeiro precisamos destacar o seu fundador, Santo Afonso Maria de Ligório, que é quem deixou como herança muitas das devoções que hoje toda a Família Redentorista vivencia.

Mas antes de começar a ler este texto, queremos fazer duas perguntas: Você abre espaço em sua vida para algumas devoções? E ainda, quais as devoções te ajudam em sua caminhada de fé? Depois de ler todo o texto, compartilhe com a gente nos comentários!

Santo Afonso era um homem de profunda devoção e piedade popular. Todo o seu cotidiano, seu mês, seu ano, eram marcados por práticas devocionais “a tal ponto que pareceria excessivo”, é o que frisa o padre Sean Walles, missionário redentorista.

Um detalhe sobre a devoção de Santo Afonso não escapou, por exemplo, do olhar de São João Paulo II: “Ele entendia que a religião destinada ao povão deve apelar não só para a mente, mas também para os sentidos e o coração”.

Por isso, ao olhar a herança do Fundador, fica fácil perceber a habilidade dos Missionários Redentoristas ao manter tamanha proximidade junto ao povo simples, utilizar uma linguagem acessível ao falar das coisas de Deus e estarem presentes em tantos santuários onde as manifestações de fé são tão sensíveis.

Dessa habilidade podemos lembrar a devoção a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, que ganhou o mundo graças ao empenho dos redentoristas. Também a devoção a Nossa Senhora sob o título de Mãe Aparecida, a padroeira dos brasileiros, que há mais de 125 anos, tem estado sob a guarda destes missionários.

Agora, depois de entender um pouco mais sobre este legado de Santo Afonso para a Igreja e a congregação, conheça as quatro devoções ou quatro aspectos da vida devota redentorista que são muito significativos para os missionários.

Visitas ao Santíssimo Sacramento

A partir da própria experiência de Santo Afonso que dizia “valorizem o colóquio cotidiano com Cristo Senhor na ação de graças após a comunhão, na visita e no culto pessoal à Santíssima Eucaristia”;  os redentoristas veem no Redentor Ressuscitado a transformação de suas vidas.

:: Visitas ao Santíssimo Sacramento e à Virgem Maria: o legado de Santo Afonso

Via Sacra

Esta devoção tem um espaço especial na devoção dos redentoristas, ela é realizada de forma mais pontual às sextas-feiras e durante a Quaresma. A meditação da Paixão de Cristo no cotidiano de cada missionário, e rezada com a ajuda da imaginação diante das mais diversas realidades, os ajudam a alimentar o espírito abatido.

:: Via-Sacra de Santo Afonso 

Maria, Mãe de Deus

Esta terceira devoção é quase sinônimo de ser redentorista. Afinal, não é à toa que Santo Afonso é um dos autores marianos mais lidos na Igreja. A herança mariana do Fundador marca fortemente a vida de todo missionário. A oração do terço diariamente, ou mesmo só uma dezena, a oração do Ângelus, ladainhas, a Coroa das Dores em honra a Nossa Senhora das Dores, medalhas, a visita à Santíssima Virgem após o Santíssimo Sacramento, ou a veneração ao ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, são algumas das expressões marianas.

:: Quatro santos e quatro histórias com o terço

:: Você conhece o Rosário Redentorista? Saiba seu significado e simbolismos

Santos Redentoristas

É próprio de toda congregação religiosa recordar todos aqueles missionários que marcados pelo sinal da fé, alcançaram ou estão a caminho dos altares. Lá do céu, os missionários sabem que eles os encorajam em sua missão com seu testemunho. Uma lista de todos os beatos e santos redentoristas está sempre presente na sua memória e liturgia.

:: Descubra quem são os santos e beatos redentoristas


Fonte: Dicionário de Espiritualidade Redentorista

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Elisangela Cavalheiro, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...