Por Elisangela Cavalheiro Em Notícias Atualizada em 25 AGO 2020 - 14H49

O que posso aprender sobre negação e confiança com a história de Moisés

A frase “Deus não escolhe os capacitados, mas capacita os escolhidos” pode muito bem ser aplicada a Moisés.

Para alguém que não aceitou de imediato o chamado de Deus, ele conseguiu realizar uma missão “quase” impossível.

Shutterstock
Shutterstock
Moisés foi quem recebeu de Deus a tábua com os 10 Mandamentos.



A
vida de Moisés, desde o seu nascimento até sua morte é uma grande história da presença e do cuidado amoroso de Deus.

Primeiro, ele nasceu hebreu e, na época, o faraó mandou matar todos os que possuíam essa descendência. Por isso, seus pais o colocaram dentro de um cesto em um rio, para que pudesse sobreviver a esse massacre contra o povo hebreu.

Depois, o mais surpreendente: ele foi adotado pela própria filha do faraó e, durante a infância, acabou sendo amamentado e cuidado por sua própria mãe. Moisés voltou a viver com a família egípcia e ficou com eles até os 40 anos, quando acabou matando um egípcio ao defender um hebreu, e isso fez com que o faraó o perseguisse.

Moisés fugiu para Madiã e foi nesta terra que a vida dele ganhou um novo capítulo na história.

Leia MaisDúvidas de Fé: "Quem foi Moisés?"O dia em que Moisés acusou Deus de não cumprir suas promessasPor que Moisés não podia olhar para a sarça ardente?12 curiosidades sobre a vida de Moisés
Quem já não ouviu falar que Moisés viu Deus numa chama de fogo e recebeu dele uma missão muito difícil?

Deus sentia compaixão do povo que vivia na escravidão e queria que Moisés os levasse para uma terra onde pudessem viver em paz e com dignidade.

Moisés não se sentia digno dessa missão e dizia que não falava bem (a tradição diz que ele poderia ser gago) e também porque não conseguiria falar com o faraó e pedir que ele libertasse os hebreus para esta viagem rumo à Terra Prometida.

Foi um passo difícil, mas Moisés confiou em Deus que o capacitou para enfrentar a ira do faraó e conseguir resgatar o seu povo.

Já a caminho da nova terra, o faraó voltou atrás em sua decisão e mandou seu exército, e foi aí que um grande milagre aconteceu. Moisés se pôs diante do Mar Vermelho e ele se abriu, e seu povo passou.

"E o Mar se abriu, e o povo passou. E os israelitas louvavam o Senhor"Quem não se lembra dessa canção!? Não tem como esquecer esse feito de Deus e a confiança de Moisés. 

O relato bíblico conta que Moisés continuou caminhando pelo deserto com o povo de Deus, durante quarenta anos. E esse foi um tempo de conversão, organização e profunda experiência com Deus. Nessa peregrinação Moisés sempre procurou orientar o povo a ter ânimo, fé e esperança para não desanimar em meio às dificuldades.

As provações foram muitas na vida do povo, mesmo depois de ter sido libertado da escravidão, mas Deus sempre esteve ao lado deles.

Mas ainda falta uma parte da história para ser contada: Moisés recebeu de Deus os 10 mandamentos, e você pode ser no livro do Êxodo, capítulo 20

E aí, já imaginou que Deus pode estar te chamando para uma missão e você pode estar recusando por causa de alguma dúvida ou medo? Lembre-se que Deus capacita aqueles que ele chama!

Esta reflexão foi baseada no livro "Descobrindo a minha vocação - Acompanhamento Vocacional - 2ª Etapa", de autoria do missionário redentorista padre Geraldo de Paula Souza e Irmã Sandra de Souza do Instituto Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus.

O livro faz parte de uma série de três volumes: "Despertando a minha vocação - Acompanhamento Vocacional - 1ª Etapa" e "Respondendo a minha vocação - Acompanhamento Vocacional - 3ª Etapa".

A série pode ser adquirida no site da Editora Santuário.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Elisangela Cavalheiro, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...