Novena de Natal, por Santo Afonso

Acessar Reflexões
Notícias

O trabalho dos Missionários Redentoristas na Rádio Aparecida

Conheça a trajetória da rádio católica fundada pelos redentoristas que se tornou um marco na evangelização e propagação da devoção mariana no Brasil

Escrito por Natan Gomes

06 NOV 2025 - 16H24 (Atualizada em 06 NOV 2025 - 17H38)

Thalita Miranda/A12

Há 74 anos, uma iniciativa dos Missionários Redentoristas marcou a forma como a evangelização era realizada. Em 8 de setembro de 1951 foi inaugurada a Rádio Aparecida.

Os Missionários Redentoristas haviam idealizado a rádio anos antes, em 1937. Alinhados ao legado da comunicação afonsiana, buscavam levar a devoção a Nossa Senhora Aparecida aos lares brasileiros.

Sua inauguração marcou o início de uma missão que se consolidaria ao longo do século XX, tendo Padre Humberto Pieroni, C.Ss.R., como seu primeiro diretor.

A presença redentorista nas ondas de rádio não se limitou apenas à fundação, sendo responsáveis também pela gestão, criação e apresentação de programas.

Ser missionário é saber comunicar e inovar

Um dos nomes mais marcantes é o de Pe. Vítor Coelho de Almeida, C.Ss.R., o “Apóstolo de Aparecida”. Com sua voz e carisma, fez a Rádio Aparecida ser reconhecida em todo o país, estando à frente de programas como “Os Ponteiros Apontam para o Infinito”.

.:: Conheça a página dedicada ao venerável Pe. Vítor Coelho de Almeida ::.

A atuação redentorista também se fez presente na expansão física e tecnológica da rádio. O Padre Orlando Gambi, como diretor, e o Padre Flávio Cavalca dirigiram a construção do novo e moderno prédio da emissora entre 1969 e 1975, já pensando na TV como meio de evangelização.

Redentoristas na direção da Rádio Aparecida

Desde seu surgimento, a Rádio Aparecida conta a direção de Missionários Redentoristas, que coordenam as equipes responsáveis pro manter a programação ininterrupta.

A galeria de diretores da rádio mostra dedicação dos redentoristas que, com sua entrega e sacrifício, contribuíram para o cumprimento da missão evangelizadora da emissora.

Confira a lista dos diretores da Rádio Aparecida:

  • Pe. Humberto J. R. Pieroni, C.Ss.R. (1951 - 1953) 
  • Pe. Rubem Leme Galvão, C.Ss.R. (1957 - 1966)
  • Pe. Laurindo Rauber, C.Ss.R. (1954 - 1956) 
  • Pe. Vítor Coelho de Almeida, C.Ss.R. (1967 - 1969)
  • Pe. Orlando Ricardo Gambi, C.Ss.R. (1970 - 1981) 
  • Pe. Antônio César Moreira Miguel, C.Ss.R. (1981 - 1990 / 1996 - 2005/ 2011 - 2012)
  • Pe. João Clímaco Cabral, C.Ss.R. (1991 - 1995) 
  • Pe. William dos Santos Betônio. C.Ss.R. (2013 - 2016) 
  • Pe. Edvaldo César de Souza, C.Ss.R. (2017 - 2018) 
  • Pe. José Inácio de Medeiros, C.Ss.R. (2005 - 2010/ 2019 - 2023)
  • Pe. Vanderlei Sousa, C.Ss.R. (2024 - atual) 

A história continua

Desde a visão pioneira de seus fundadores até a liderança contínua de seus diretores, a Rádio Aparecida acompanhou as transformações tecnológicas e sociais do Brasil, se mantendo como um meio de propagar a Copiosa Redenção e a devoção mariana pelo país.

Ao olhar para o futuro, é possível perceber que a emissora segue em seu caminho de fé, guiada pelo mesmo espírito missionário que a fundou há mais de sete décadas.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Natan Gomes, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...