Notícias

Padre Valentim Mooser: o missionário da Editora Santuário

Neste dia 02 de julho, recordamos os 47 anos de sua morte. Conheça sua história.

Escrito por Redentoristas

16 JAN 2020 - 09H34 (Atualizada em 01 JUL 2022 - 14H04)

CDM/Santuário Nacional.

Um homem de poucas palavras, magro de corpo, mas grande de espírito missionário e cheio de vontade de trabalhar. Assim pode ser definido o missionário redentorista, padre Valentim Mooser, alemão que deixou sua terra para evangelizar as terras brasileiras. 

Dedicou-se de corpo e alma à modernização das Oficinas Gráficas de Arte Sacra, que hoje é a Editora Santuário, fundada em 5 de novembro de 1900.

Imagine imprimir estampas religiosas em uma época em que a impressão gráfica era feita com clichês de chumbo, de forma bem manual. Padre Valentim não se intimidou e fez.

Conseguiu ter em Aparecida um grande estoque de santinhos e vender para todo o Brasil. Na época, a gráfica detinha o monopólio da arte sacra no país.

O encurvado Valentim, de cabelo estilo escovinha, também foi muito zeloso na publicação do boletim Almanaque, batizado depois de Ecos Marianos, que se tornou o almanaque religioso mais completo e diversificado do país. Foi ele quem dinamizou a antiga Tipografia Santuário. 


Os anos de 1930 a 1950 foram gloriosos para a gráfica do santuário, perdendo depois dessas décadas o mercado com a modernização da tecnologia e a chegada da impressão offset.

O guerreiro Mooser fica na história como aquele que iniciou a construção física da atual Editora Santuário. Foi nessa época também que ele trouxe as Irmãs Canisianas para trabalhar na gráfica.

Leia MaisEditora e Jornal Santuário: “instrumentos concomitantes no tempo”Valentim Mooser era natural da Baviera, na Alemanha, onde nasceu em 1892. Professou na Congregação Redentorista em 1915, foi ordenado padre em 1920. Chegou ao Brasil em 1922.

Traçou também um plano que não foi a frente para a construção da nova Basílica, projetada pelo então arcebispo de São Paulo, dom José Gaspar, para ser construída no atual Morro do Cruzeiro.

Não podendo mais ocupar-se do serviço árduo da gráfica devido a sua idade e saúde sempre precária, em 1968 voltou para a Alemanha. Era capelão de uma comunidade religiosa, quando faleceu, aos 82 anos, a 2 de julho de 1975.

Em 2020, a Editora Santuário comemorou 120 anos sendo presença na Igreja do Brasil, nas suas liturgias, nos estudos, na catequese, na formação da fé cristã e em tantas outras frentes. Lembrar o padre Valentim Mooser nessa comemoração é render graças ao trabalho de inúmeros redentoristas que continuam firmes e dedicados nessa missão. 

:: Conheça os mais recentes lançamentos da Editora Santuário 

Fonte: Gilson Gaigher Júnior/Informativo da Província.

3 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redentoristas, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...