Novena de Natal, por Santo Afonso

Acessar Reflexões
Notícias

Papa João Paulo II visitou o Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Igreja Santo Afonso abriga o Ícone original que está sob os cuidados da Congregação Redentorista em Roma desde 1866

Escrito por Pe. José Inácio Medeiros, C.Ss.R.

24 JUL 2025 - 11H21 (Atualizada em 24 JUL 2025 - 15H23)

Acervo Histórico Redentorista

No dia 29 de junho de 1991, o Papa João Paulo II visitou a igreja Santo Afonso, em Roma, e celebrou a Eucaristia em frente ao ícone original de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Além da missa, o Santo Padre conduziu um encontro pastoral com a comunidade redentorista. 

Assim narra a crônica da Comunidade Santo Afonso, de Roma, escrita pelo cronista Pe. Giuseppe Manera, no dia 30 de junho de 1991: “O santo Padre João Paulo II visita a nossa igreja de Santo Afonso para honrar Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no 125º aniversário de sua entronização em nosso santuário”.

Mais tarde, o boletim Communicationes, que era o órgão de comunicação do Governo Geral da Congregação, hoje não mais publicado, traz toda a cobertura dessa visita em seu Nº 85, de julho do mesmo ano. Na ocasião, o Papa visitou a igreja, celebrou diante do ícone e também esteve com a comunidade redentorista.

O convite para esta visita foi feito pelo Governo Geral da Congregação, na pessoa do Superior Geral, Pe. Juan Lasso M. de La Veja, mas o próprio Papa tinha o desejo de visitar o Santuário Mariano, onde se conserva o ícone milagroso, devido ser um grande devoto de Nossa Senhora.

Acervo Histórico Redentorista Acervo Histórico Redentorista São João Paulo II após a missa celebrada no Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Santa Missa com a comunidade

Depois de ser recebido festivamente pelo povo que se aglomerou diante da igreja para saudá-lo, na manhã daquele dia 29, a primeira atividade de João Paulo II foi à celebração da Santa Missa, com a igreja repleta de fieis.

Como concelebrantes estavam o Pe. Kratz, Vigário Geral da Congregação; os superiores das províncias de Nápoles e de Roma; Pe. Cannon, presidente da Academia de Teologia Moral e o Superior da Comunidade, Pe. Marc Andre Boutin e muitos membros da comunidade redentorista.

Presentes ainda o Cardeal Ruini, Vigário Geral da Diocese de Roma e o Cardeal Bevilacqua, arcebispo de Filadélfia (EUA) à qual nossa igreja é confiada como igreja titular.

Em sua homilia, depois das saudações iniciais, João Paulo II se referiu de forma elogiosa à “obra da congregação, fiel aos ensinamentos de Santo Afonso, o cantor das ‘Glórias de Maria’” ressaltando a fidelidade ao carisma redentorista ao longo dos tempos.

João Paulo se referiu aos 125 anos, desde aquele longínquo dia 26 de abril de 1866, quando o Papa Pio IX confiou a difusão da devoção a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro à nossa Congregação, entregando aos seus cuidados o ícone precioso, trabalho incansável feito desde então com muito amor pela Congregação.

.:: Leia mais sobre a história do ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro ::.

O ícone, disse o Papa: “lembra o mistério da divina maternidade de Maria, enquanto convida à confiança e exalta o papel de Maria na vida de cada pessoa que crê. Maria é Mãe de bondade, de esperança, de misericórdia e de graça...”.

Em sua fala, o Papa também convida a renovar a devoção a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, afirmando que “não podemos nos esquecer que a Virgem Maria ocupa, depois de Cristo, o lugar mais alto, porém, mais próximo de cada um de nós”.

Ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Visita à comunidade redentorista

Depois da Santa Missa, os Missionários Redentoristas se reuniram na sala da comunidade, onde o Papa passou saudando pessoalmente a cada um. Em nome de todos, João Paulo II foi saudado pelo Superior Geral que expressou a alegria em recebe-lo na casa e, “falando do cuidado dos redentoristas na propagação da devoção mariana do Perpétuo Socorro se referiu à visita que o Papa havia feito ao santuário redentorista de Baclaran, nas Filipinas”.

Padre Lasso recordou também alguns elementos que aproximam os redentoristas do papa: “Sua santidade foi eleita em 16 de outubro, dia de São Geraldo Majella; publicou sua primeira encíclica dia 15 de março, festa de São Clemente Maria Hoffbauer e dando o nome de Redemptoris Mater à sua encíclica mariana repete um título tão querido aos redentoristas”.

Depois da fala do Superior Geral, Papa Joao Paulo II recordou algo bem pessoal, lembrando que durante a Segunda Guerra Mundial, no tempo da ocupação nazista da Polônia, ele era operário de fábrica em Cracóvia e à tarde, sempre que voltava para casa, parava numa igreja dos redentoristas que estava em seu caminho, rezando diante do belo ícone do Perpétuo Socorro. Mesmo depois que se tornou bispo e cardeal de Cracóvia continuou a visitar aquela igreja para rezar e tantas vezes para administrar o sacramento da crisma.

João Paulo II e Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Na visita, São João Paulo II compôs uma oração a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro que rezou no final da homilia diante do ícone original. Desde então esta é uma das orações mais conhecidas entre aquelas que são dedicada ao Perpetuo Socorro.

Reze a oração a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

“Virgem do Perpétuo Socorro, Santa Mãe do Redentor, socorrei o vosso povo que almeja ressurgir.

Daí a todos a alegria de caminhar na consciente e ativa solidariedade com os mais pobres, anunciando de modo novo e corajoso o Evangelho do vosso Filho, fundamento e ápice de toda convivência humana que aspira a uma paz verdadeira, justa e duradoura.

Como o Menino Jesus que admiramos neste venerável Ícone, também nós queremos apertar a vossa mão.

A vós não faltam nem o poder nem a bondade para nos socorrer em todas as necessidades e em cada pedido.

Agora é a vossa hora! Vinde, pois, em nosso auxílio e sede para todos refúgio e esperança.

Amém”.

.:: Confira todas as interações entre Papa João Paulo II e a Congregação Redentorista ::.


Fonte: Instituto Histórico Redentorista

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Pe. José Inácio Medeiros, C.Ss.R. , em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...