Por Elisangela Cavalheiro Em Notícias Atualizada em 20 MAI 2019 - 08H48

João Paulo II e os Redentoristas

Ninguém duvida do grande impacto do Papa João Paulo II na história recente. Ele foi o terceiro papa com o maior pontificado, com 26 anos, antecedido pelo Papa Pio IX com 31 e o próprio São Pedro Apóstolo com 39. Desse longo pontificado, os redentoristas guardam a recordação de vários momentos. Listamos alguns deles:

Shutterstock
Shutterstock
*18 de maio de 1920 + 2 de abril de 2005


Visitou a igreja sede dos Redentoristas

No dia 29 de junho de 1991, o Papa João Paulo II visitou a igreja Santo Afonso, em Roma, e celebrou a Eucaristia em frente ao ícone original de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Além da missa, o Santo Padre conduziu um encontro pastoral com a comunidade redentorista. O evento foi inesquecível.

“Saúdo afetuosamente todos vocês, queridos irmãos e irmãs, participantes desta celebração litúrgica. Gostaria de agradecer particularmente ao Superior Geral dos Redentoristas, Pe. Juan Lasso, aos conselheiros, religiosos e todas as comunidades do seu Instituto espalhadas pelo mundo. Expresso minha sincera gratidão pelo trabalho que vocês fazem, sendo fiéis aos ensinamentos de Santo Afonso, o cantor das “Glórias de Maria”. E obrigada a Mãe do Perpétuo Socorro pela oportunidade que hoje me deu para encontrá-los sob sua bênção”, disse o santo durante a visita.

:: Igreja de Roma preserva devoção a ícone milagroso

Ele visitou também outras duas outras igrejas relacionadas a redentoristas. 

Na igreja de São Pedro, na Filadélfia, durante viagem apostólica aos Estados Unidos, em 1979, ele visitou o túmulo de São João Neumann, santo redentorista. Era sua quarta viagem internacional, logo no primeiro ano de seu pontificado.

:: A oração de João Paulo II a São João Neumann

Já no grande santuário de Baclaran, nas Filipinas, o santo esteve presente no dia 17 de fevereiro de 1981. Esta é igreja que mais acolhe devotos na quarta-feira, dia da Novena Perpétua; aproximadamente 100 mil semanalmente. 

:: 3 pedidos de São João Paulo a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro 

:: Reze a conhecida oração de São João Paulo a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Beatificou diversos redentoristas

O Papa João Paulo II proclamou beato, Pedro Donders, no dia 23 de maio de 1982.

Gaspar Stangassinger foi proclamado beato no dia 24 de abril de 1988.

No dia 12 de maio de 1996, beatificou na Praça de São Pedro, o beato Januário Sarnelli.

Francisco Xavier Seelos foi beatificado no dia 9 de abril do solene Ano Jubilar 2000, na Praça São Pedro no Vaticano.

Beatificou quatro mártires redentoristas ucranianos durante sua visita à Ucrânia, no dia 27 de junho de 2001. Os missionários se chamavam: Basílio, Nicolau, Zenão e Ivan.

O beato Domingos Metódio foi proclamado beato no dia 4 de novembro de 2001.

Primeiro contato com o ícone do Perpétuo Socorro

No dia 18 de maio de 1979, dia do aniversário do Papa, o então padre Danilo Bissacco, esteve numa audiência papal e levou com ele um quadro de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Quando o Papa se aproximou ele parou por um tempo diante da imagem em silêncio, e depois abençoou o quadro. Anos depois, o padre soube que esta esta foi a primeira vez que o Papa viu o ícone.

Chamou Santo Afonso de “professor das almas católicas”

Santo Afonso é uma figura gigantesca, não só na história da Igreja, mas também para toda a humanidade. Mesmo as pessoas que não parecem próximas a ele, no sentido de terem seguido sua visão, ainda veem nele o professor das almas católicas do Ocidente. Ele fez pelo catolicismo moderno o que Santo Agostinho realizou nos tempos antigos”, escreveu São João Paul II.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Elisangela Cavalheiro, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.