Ninguém duvida do grande impacto do Papa João Paulo II na história recente. Ele foi o terceiro papa com o maior pontificado, com 26 anos de duração, antecedido pelo Papa Pio IX, com 31, e o próprio São Pedro Apóstolo, com 39.
Desse longo pontificado, os redentoristas guardam a recordação de vários momentos. Listamos alguns deles:
No dia 29 de junho de 1991, o Papa João Paulo II visitou a igreja Santo Afonso, em Roma, e celebrou a Eucaristia em frente ao ícone original de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Além da missa, o Santo Padre conduziu um encontro pastoral com a comunidade redentorista. O evento foi inesquecível.
“Saúdo afetuosamente todos vocês, queridos irmãos e irmãs, participantes desta celebração litúrgica. Gostaria de agradecer particularmente ao Superior Geral dos Redentoristas, Pe. Juan Lasso, aos conselheiros, religiosos e todas as comunidades do seu Instituto espalhadas pelo mundo. Expresso minha sincera gratidão pelo trabalho que vocês fazem, sendo fiéis aos ensinamentos de Santo Afonso, o cantor das “Glórias de Maria”. E obrigada a Mãe do Perpétuo Socorro pela oportunidade que hoje me deu para encontrá-los sob sua bênção”, disse o santo durante a visita.
:: Igreja de Roma preserva devoção a ícone milagroso
Ele visitou também outras duas outras igrejas relacionadas a redentoristas.
Na igreja de São Pedro, na Filadélfia, durante viagem apostólica aos Estados Unidos, em 1979, ele visitou o túmulo de São João Neumann, santo redentorista. Era sua quarta viagem internacional, logo no primeiro ano de seu pontificado.
:: A oração de João Paulo II a São João Neumann
Já no grande santuário de Baclaran, nas Filipinas, o santo esteve presente no dia 17 de fevereiro de 1981. Esta é igreja que mais acolhe devotos na quarta-feira, dia da Novena Perpétua; aproximadamente 100 mil semanalmente.
:: 3 pedidos de São João Paulo a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
:: Reze a conhecida oração de São João Paulo a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
Beatificou diversos redentoristas
O Papa João Paulo II proclamou beato, Pedro Donders, no dia 23 de maio de 1982.
Gaspar Stangassinger foi proclamado beato no dia 24 de abril de 1988.
No dia 12 de maio de 1996, beatificou na Praça de São Pedro, o beato Januário Sarnelli.
Francisco Xavier Seelos foi beatificado no dia 9 de abril do solene Ano Jubilar 2000, na Praça São Pedro no Vaticano.
Beatificou quatro mártires redentoristas ucranianos durante sua visita à Ucrânia, no dia 27 de junho de 2001. Os missionários se chamavam: Basílio, Nicolau, Zenão e Ivan.
O beato Domingos Metódio foi proclamado beato no dia 4 de novembro de 2001.
No dia 18 de maio de 1979, dia do aniversário do Papa, o então padre Danilo Bissacco, esteve numa audiência papal e levou com ele um quadro de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Quando o Papa se aproximou ele parou por um tempo diante da imagem em silêncio, e depois abençoou o quadro. Anos depois, o padre soube que esta foi a primeira vez que o Papa viu o ícone.
Veja o que o santo escreveu sobre Santo Afonso:
“Santo Afonso é uma figura gigantesca, não só na história da Igreja, mas também para toda a humanidade. Mesmo as pessoas que não parecem próximas a ele, no sentido de terem seguido sua visão, ainda veem nele o professor das almas católicas do Ocidente. Ele fez pelo catolicismo moderno o que Santo Agostinho realizou nos tempos antigos”.
Visitou os restos mortais de Santo Afonso em Pagani
Em 12 de novembro de 1990, o papa João Paulo II visitou como um peregrino, a Basílica de Santo Afonso para venerar as relíquias e lançar uma mensagem de esperança renovada.
“Como podemos deixar de lembrar aqui nossa missão maravilhosa e exigente, bem aqui, na Basílica que preserva a urna do Santo Bispo Afonso Maria de Ligório, apóstolo ardente de Cristo e corajoso anunciador do Evangelho”, disse.
Alguns meses depois, seu apelo ainda ecoava vivo: “Não desistam! Proclamem a justiça e a verdade!”
O Redentorista deixa de ser missionário na velhice ou na enfermidade?
Os redentoristas idosos prestam um serviço de ser exemplo de vida autêntica. Saiba mais!
Encontro Vocacional reúne 14 jovens em Campinas (SP)
Entre os dias 13 e 16 de setembro, o Seminário São Clemente, em Campinas (SP), acolheu 14 jovens para um encontro vocacional com os Missionários Redentoristas.
Não há vocação sem cruz
Pe. Reinaldo Beijamim nos lembra que a fragilidade e a cruz nos acompanham ao longo do caminho vocacional.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...