Por Elisangela Cavalheiro Em Notícias Atualizada em 07 OUT 2019 - 11H04

Prédio que abrigou seminário redentorista é novo empreendimento em Aparecida

No coração do Centro Histórico de Aparecida, um prédio que já foi seminário redentorista abriga agora a Galeria Recreio, um novo empreendimento voltado para o bem-estar dos aparecidenses e romeiros que visitam a cidade todos os anos.

O novo espaço foi inaugurado na manhã desta sexta-feira (04) na presença de autoridades, lojistas, missionários redentoristas, romeiros e aparecidenses. A Galeria Recreio fica num ponto de passagem entre a Basílica Velha, a Passarela da Fé e o Santuário Nacional. 

Elisangela Cavalheiro
Elisangela Cavalheiro
Inauguração da Galeria Recreio marca novo empreendimento no Centro Histórico de Aparecida


Na cerimônia de inauguração, o
superior provincial de São Paulo, padre Marlos Aurélio, enfatizou a celebração que ocorre neste mês de outubro e que marca a inauguração deste empreendimento. 

"Nós Redentoristas estamos celebrando 125 anos de presença aqui em Aparecida. Viemos para trabalhar com os devotos de Nossa Senhora. Os primeiros redentoristas vieram da Alemanha e nós continuamos essa história. É um tempo de muita gratidão e neste contexto de júbilo estamos inaugurando a Galeria Recreio, um espaço que tanto diz da nossa missão e da nossa história aqui", disse. 

O superior falou também do compromisso e preocupação da Congregação Redentorista com o desenvolvimento da devoção mariana, e por outro lado, com o desenvolvimento de estruturas de acolhimento para os romeiros e cidadãos. "Acolher acaba sendo uma vocação de Aparecida e uma história que se construiu com a história de devoção a Nossa Senhora. Os Redentoristas sempre participaram muito de perto e ativamente desta construção, basta ver os passos e o arrojo que foi dado".

Ao lembrar alguns desses passos ou seja, as obras que foram realizadas ao longo das últimas décadas, o superior deu ênfase ao novo espaço: "Ao entregar a Galeria Recreio, os Redentoristas querem continuar contribuindo e sendo uma das forças para construir uma cidade moderna e estruturada, capaz de receber com qualidade e bem-estar os mais de 12 milhões de peregrinos que acorrem a Aparecida", frisou. 

Elisangela Cavalheiro
Elisangela Cavalheiro
Padre Marlos Aurélio, superior da província paulista durante cerimônia de inauguração.


De acordo com o
ecônomo do Santuário Nacional, Padre Luiz Cláudio Alves de Macedo, o prédio foi todo revitalizado para oferecer um serviço de qualidade e cumprir uma demanda já existente para quem chega ao entorno da Basílica Velha.

“A galeria vem ao encontro de um serviço que merece ser prestado ao romeiro e ao aparecidense e traz seguramente um novo impulso ao Centro Histórico que necessita de melhorias e políticas, no sentido de aprimorar cada vez mais o turismo e a acolhida do romeiro, e nós, como Congregação do Santíssimo Redentor, estamos dando a nossa contribuição”, disse ao A12.

O novo centro comercial possui quatro pavimentos com mais de 80 lojas, praça de alimentação e infraestrutura completa incluindo itens de acessibilidade.

Padre Marlos Aurélio considera que o novo serviço além de beneficiar quem por ali passar, vai ajudar na formação dos inúmeros missionários redentoristas. “Com a nova galeria nós queremos prestar um serviço aos nossos devotos e, por outro lado, teremos um retorno financeiro para ajudar na formação dos missionários e também em outras necessidades de nossa província”, enfatiza.

Confira como foi a inauguração: 


Veja mais fotos da inauguração: 


SEMINÁRIO, HOTEL E AGORA GALERIA COMERCIAL 

A história do prédio onde está localizada a nova galeria remonta ao começo do século 20 e a chegada dos missionários redentoristas a Aparecida e, especialmente, a origem do Seminário Santo Afonso.

:: A chegada dos Missionários Redentoristas a Aparecida

Centro de Documentação e Memória do Santuário Nacional.
Centro de Documentação e Memória do Santuário Nacional.
No canto esquerdo, pode-se ler "Collegio St. Affonso", foto do início do século.


Segundo pesquisa histórica dos
padres Inácio Medeiros e Victor Hugo Lapenta, apenas alguns anos depois que chegaram ao Brasil, os pioneiros alemães começaram a se preocupar com a formação de novos missionários, e com isso começaram a acolher os primeiros seminaristas no prédio onde está o atual Memorial Redentorista. Em 1902, para acolher melhor os romeiros, os padres adquiriram o Hotel Arlindo, localizado no lugar da atual galeria. 

Leia MaisBasílica Histórica: primeiro Santuário de Nossa Senhora Aparecida

Esta casa de formação funcionou até 1916, quando o prédio foi demolido, e os seminaristas passaram a viver provisoriamente na casa localizada no bairro das Pedrinhas. Dessa época registra-se o letreiro "Collegio St. Affonso". No lugar do Hotel Arlindo, foi construído o atual prédio, que serviu por mais alguns anos para os seminaristas. 

Este prédio foi projetado pelo Irmão Gregório Mulders, da então Vice-Província do Rio de Janeiro. Uma curiosidade perceptível aos olhos atentos é a similaridade com o prédio do Convento Velho, que fica do outro lado da rua, que também foi projetado por ele. 

A configuração como Hotel Recreio ocorreu a partir de 1929. Os seminaristas foram então transferidos para outro prédio. 

O hotel foi criado em função de hóspedes de classe social elevada que participariam do Congresso Mariano realizado em setembro daquele ano. Na mesma época, foram celebrados os 25 anos da coroação de Nossa Senhora Aparecida. O prédio permaneceu nessa função até os dias atuais, quando foi elaborado um novo projeto e a revitalização.

Outra curiosidade é que o prédio também já abrigou por vários anos a Sala das Promessas, chamada na época de Sala dos Milagres.

:: Clique fazer um tour virtual pela atual Sala das Promessas 

Com a construção da Basílica Nova na década de 50, o local passou a ser lugar de passagem para os romeiros que iam de uma igreja à outra. A Passarela da Fé que fortaleceu esse vínculo foi inaugurada em 1971, protagonizando assim, o desenvolvimento desse espaço que hoje ganha um novo marco em sua história.

Veja algumas imagens ao longo da história:  



1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Elisangela Cavalheiro, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...