Por Redentoristas Em Notícias

Primeiro Santuário Mariano do Brasil é administrado pelos Missionários Redentoristas

O Santuário de Nossa Senhora d'Ajuda, primeiro Santuário Mariano do Brasil está localizado a 5km de Porto Seguro (BA), no Arraial d'Ajuda, na Costa do Descobrimento, cerca de 750 km de Salvador (BA).

O Arraial de Nossa Senhora foi uma homenagem a Tomé de Souza e aos primeiros jesuítas que lá chegaram, em 1549, com as três caravelas: Conceição, Salvador e Ajuda, onde fizeram uma pequena ermida para a Santa.

O Arraial d'Ajuda, como é conhecido, é um distrito do município de Porto Seguro, no litoral do estado da Bahia. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), sua população no ano de 2010 era de 16.997 habitantes, aumentando consideravelmente no verão.

Santuário Nossa Senhora D'Ajuda
Santuário Nossa Senhora D'Ajuda
Primeiro Santuário Mariano do Brasil

A pequena vila se caracteriza pelas suas praias paradisíacas, natureza exuberante e construções com um estilo único. Atrai muitos turistas de todo o mundo e é considerada um ponto de encontro entre povos. Mesmo sendo pequeno, o distrito tem característica de cidade grande por seu movimento continuo de visitantes e, no mês de agosto, recebe muitos devotos para a festa da padroeira do lugar.

Os missionários redentoristas que lá trabalham organizaram esse ano a festa em honra a Nossa Senhora D'Ajuda com o tema: "MARIA, PROTEJA A NOSSA VIDA".  De 06 a 15 de agosto, o novenário e Festa de Nossa Senhora d'Ajuda, 2017, no Arraial d'Ajuda, os padres da Diocese de Eunápolis (BA) presidiram e pregaram durante as novenas. As comunidades, grupos e movimentos pastorais estiveram presentes animando, motivando e enriquecendo as celebrações com suas apresentações.

Antes das celebrações do novenário, a imagem de Nossa Senhora foi conduzida, em peregrinação, por todas as comunidades das Paróquias de Nossa Senhora d'Ajuda e Divino Espírito Santo para visita das casas e benção das famílias.

Os Missionários Redentoristas, Padre Casimiro Malolepszy, Padre Tadeu Mazurkiewicz e Padre Neilton Junqueira, se esforçaram muito para a organização da festa, com a colaboração de diversas equipes de leigos. Os mesmos, puderam contar, também, com a ajuda dos junioristas Alessandro Ferreira e Sérgio Reis, que ficaram encarregados da prática pastoral da peregrinação pelas comunidades das Paróquias.

O dia da festa, 15 de agosto, foi muito movimentado, desde cedo, para a primeira missa. Ás 9h. Houve a missa solene, presidida por Dom José Edson, bispo diocesano de Eunápolis. Na parte da tarde, uma grande procissão com muita diversidade cultural e demográfica, percorreu às ruas do Arraial D'ajuda, conduzindo a imagem da "Santa".

Nos rostos dos participantes, devotos, ajudenses, visitantes e turistas, era visível os efeitos da miscigenação (mistura de raças), que marcaram as terras do sul da Bahia, "aonde o Brasil começou".

Mesmo sentido as consequências da "crise" que assola a população brasileira, milhares de devotos não deixaram de comparecer para prestar suas homenagens, pagar suas promessas e agradecer a Nossa Senhora d'Ajuda pelas graças e bênçãos alcançadas ou por alcançar.

Os Missionários Redentoristas da Bahia estão trabalhando pastoralmente no Arraial D'ajuda, desde o ano de 1999, quando se estabeleceu a primeira comunidade redentorista.

Pe. Roque Silva Alves, CSsR
Superior Vice-Provincial
Província da Bahia

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redentoristas, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.