Por Redentoristas Em Notícias Atualizada em 06 JUL 2020 - 14H11

Quem é o padre? Veja seis definições que refletem sua missão e vocação

O Missionário Redentorista, padre Dennis J. Billy, C.Ss.R., da Província de Baltimore, nos Estados Unidos, escreveu seis definições sobre a pessoa do padre. 

Com essas reflexões, ele nos ajuda a compreender que o padre é alguém que se desdobra em seus dons e fragilidades para ser graça de Deus aos que precisam da sua presença e palavra.  

Confira a reflexão abaixo:

Shutterstock
Shutterstock
O padre é ponte entre Deus e o povo


Um padre é um homem de Deus

Ele segue o caminho do Senhor Jesus e vive sua vida para o bem do Reino. Ele vê as coisas como Jesus as vê: é alguém que pensa antes de falar e que ora antes de pensar. Fala com o coração e coloca as suas palavras em prática. Ele é um homem para os outros, alguém que tenta servir ao invés de ser servido. Trata a todos como um irmão ou irmã. Ele é amigo dos pobres e marginalizados. Ele os procura e busca efetivamente o seu bem-estar.

Um padre defende o que é certo

Ele diz a verdade. Incentiva outras pessoas a fazer o mesmo. Celebra os sacramentos com dignidade simples. Batiza "em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo". Ele é chamado ao sacrifício e a oferecer sacrifício. Celebra a Eucaristia e convida outras pessoas a participarem do Corpo e Sangue de Jesus, ora pela comunidade e em nome dela.

Com os braços estendidos em oração, ele deseja abraçar o mundo inteiro e seu pequeno rebanho. É testemunha de Cristo na vida e na morte. Ele vê além das dimensões atuais de tempo e espaço. Ele anseia pela vinda do Reino e a busca tanto em seu coração quanto em sua vida. 

:: Vocação Sacerdotal: o que é preciso para ser padre?

Um padre celebra a vida

E também celebra a morte. Ele percebe a morte no meio da vida e a vida no meio da morte. Ajuda os outros a celebrar a vida e a chorar. Ajuda as pessoas a sofrerem com a perda daqueles a quem amam e a viver na esperança de vê-los novamente algum dia. Ele sabe quando ouvir, quando oferecer uma palavra de conforto e quando simplesmente sentar e ficar em silêncio ao lado de quem sofre.

Ele não tem medo de inclinar a cabeça, derramar uma lágrima ou segurar a mão de alguém em oração. Ele também não tem medo de sorrir, rir ou aliviar o coração das pessoas. Ele acredita que o amor é mais forte que a morte e que o amor é a única razão pela qual vale a pena viver. Ele é um homem de fé, um homem de esperança, um homem de amor, um homem de alegria.

Shutterstock
Shutterstock
O padre é um homem de fé


Um padre é humano

Ele peca. Sabe o que significa ficar sozinho. O pecado e a solidão o humilham e o encorajam. Eles o pesam, mas o desafiam. Eles o fazem fraco, mas também forte. Eles o ajudam a sentir a dor dos outros e sofrem com eles em suas provações diárias. Eles o colocam de joelhos e à conversão do coração.

Confessa seus pecados e recebe o perdão de Deus, faz amizade com sua solidão e descobre a solidão do coração. Ele pede perdão, aprende a aceitá-lo e também como estendê-lo aos outros. Ele se faz amigo das pessoas, permite que outras pessoas sejam amigas e com elas constrói a família de Deus. É uma presença convidativa e acolhedora. Com ele, sempre há um assento extra à mesa do Senhor.

:: Vocação Sacerdotal: Coragem para seguir o chamado

Shutterstock
Shutterstock
O padre busca na oração a força de sua missão


Um padre é um homem do povo

Ele vem deles e retorna a eles. Escuta suas histórias. Medita sobre elas. Os ajuda a encontrar a voz de Deus e a descobrir o significado de sua vida, mostrando-lhes como reconhecer a mão de Deus em tudo o que acontece. Viaja com eles pela vida, lembrando-os de suas origens e seu destino em Deus, ensina-os a orar e a ouvir.

Ele compartilha sua vida com eles e permite que eles compartilhem suas vidas com ele. Ele compartilha sua vida com eles. Busca fazer parte de sua história e os convida a se tornar parte da sua. Ama a sua companhia. Reconhece seus dons e os incentiva a se colocarem ​​no serviço de outras pessoas. Ele vive para servir os outros e oferecer sua vida por eles.

Shutterstock
Shutterstock
O padre encontra sua realização servindo as pessoas


Um padre é um homem de Cristo 

Ele é pai, professor, médico e líder. Usa seus talentos para o bem das pessoas. Ele busca não chamar a atenção para si mesmo, mas para Deus: é um apóstolo, um discípulo, um seguidor de Cristo. A cruz é seu símbolo; a tumba vazia, sua esperança; a igreja, sua casa; o povo de Deus, sua família.

É o sal da terra. Dá sabor à vida das pessoas e sabores aos momentos que a preenchem. Ele é amigo deles e amigo de Deus, vive o evangelho e está disposto a morrer por ele. Para ele existe apenas Cristo. Nada mais importa. Nada mais o preocupa.

Ele é um sacerdote, um homem de Deus, um amigo dos pobres, uma pessoa em quem confiar e contar, um outro Cristo. Quer amar e ser amado. Ele está disposto a deixar sua vida por seus amigos. Ele é um sacerdote, um homem de Deus e segue o caminho do Senhor Jesus.

:: Padre Camilo fala sobre a vocação sacerdotal 

arrow_forward Gostou dessas definições? Pode perceber nelas a presença de um amigo padre? Se sim, escreva pra gente nos comentários!

3 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redentoristas, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.