Por Pe. Victor Hugo Lapenta, C.Ss.R. Em Notícias Atualizada em 19 MAI 2020 - 08H54

Redentoristas de São Paulo: de 1894 até os dias atuais

Um relato dos caminhos percorridos desde 1894 até à atual organização pastoral com suas prioridades pastorais e missionárias.

Comissão do Patrimônio Histórico
Comissão do Patrimônio Histórico


Ver os passos dados até hoje em nossa Unidade, servem para discernir qual o projeto do Pai para o momento que vivemos como seguidores de Jesus Redentor. Vamos limitar essa retomada histórica sobre a pastoral da Província em São Paulo, sem maiores referências a Goiás, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Isso porque nossa reflexão tem por objetivo a missão no momento presente da Província de São Paulo. Inspira-nos mais a intenção de trazer dados para análise e reflexão do que o propósito de apresentar uma imagem da realidade pastoral nossa no decorrer dos anos.

Partimos para uma perspectiva histórica concorde com a fala do Papa Francisco aos sacerdotes e religiosos em 2015: “Um povo que esquece sua memória não tem futuro”.

A ação pastoral da Província vem passando por modificações sucessivas. Estas foram em princípio expressões da busca de aprimoramento e das necessárias adaptações para sua maior eficácia. Um conjunto de fatores levou às modificações. Alguns deles:

- Fatores eclesiais institucionais, doutrinais e pastorais;

- Fatores congregacionais da ordem dos princípios, conceitos, valores e critérios, da ordem das estruturas institucionais da Congregação, da formação inicial e permanente, da atuação missionária, de toda a sua vida comunitária e pastoral;

- Fatores do universo populacional e realidades sociais, políticas, educacionais, culturais e econômicas em todo o mundo, particularmente no Brasil.

Apenas um dado: em 1889, cinco anos antes da chegada dos redentoristas bávaros ao Brasil, o país contava com 14 milhões de habitantes, a grande maioria simples e analfabetos moradores rurais; a Igreja tinha apenas 12 bispos e 700 padres, dos quais 520 eram seculares e apenas 180 religiosos.

:: A chegada dos Missionários Redentoristas a Aparecida

A análise mais detalhada das modificações levaria a um número respeitável de etapas. Mas, para simplificar, aqui ficaremos com um esquema bem simples e fundamental: O antes e o depois do Concílio Vaticano II, que trataremos no próximo texto!


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Pe. Victor Hugo Lapenta, C.Ss.R. , em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...