Vem aí a 18ª Romaria Nacional do Terço dos Homens: Com a fé de Maria, rezamos pela família!

Notícias

Redentoristas em Sevilha: Paróquia Santíssimo Redentor

Localizada no bairro de Nervión, a igreja foi consagrada em 17 de junho de 1961 e elevada à categoria paroquial no ano seguinte pelos redentoristas locais

Escrito por Pe. José Inácio Medeiros, C.Ss.R.

08 JAN 2026 - 15H57

Instituto Histórico Redentorista

A Paróquia do Santíssimo Redentor localizada no bairro de Nervión, em Sevilha, está sob os cuidados pastorais de uma comunidade de Missionários RedentoristasA igreja foi transformada em paroquia em 29 de abril de 1962, uma vez que os Missionários Redentoristas já residiam no bairro desde 1958.

Em 17 de junho de 1961, a igreja dedicada ao Santíssimo Redentor e a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro foi consagrada e já no dia seguinte, teve início a celebração da novena a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. A Paróquia do Santíssimo Redentor localizada no bairro de Nervión, em Sevilha, está sob os cuidados pastorais de uma comunidade de Missionários Redentoristas.

Nascimento da Paróquia

Em 1940, pela primeira vez na história, os redentoristas espanhóis aceitaram o cuidado pastoral de uma paróquia em Constantina. No final dos anos 50, decidiram fundar uma comunidade em Sevilha, sendo indicado o povoado e carente bairro de Nervión.

Logo um terreno foi adquirido entre as paróquias de São Bernardo e da Imaculada Conceição, onde vivia uma população próxima de 40 mil pessoas.

Os redentoristas então deixaram Constantina, e ali se estabeleceram provisoriamente em 1º de agosto de 1958. Dois anos depois, inauguraram sua residência na localização atual para atender um bairro em franco crescimento.

A construção da igreja começou em 16 de maio de 1959, com o novo templo sendo abençoado e aberto ao culto em 17 de junho de 1961, quando na época se celebrava a festa litúrgica de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

Já no dia seguinte, domingo, começou o atendimento da comunidade através de uma intensa atividade com a celebração de missas em vários horários e atendimento da população. Em dezembro desse mesmo ano o Diário Oficial da Arquidiocese publicava a nota de criação da futura criação de nova paróquia que aconteceria em 1962.

Uma visita à igreja paroquial

A Paróquia dedicada a Jesus Cristo sob o título de Santíssimo Redentor, logo se transformou num centro de missão.

A planta do edifício é retangular (43 x 23 m), construída com tijolos à vista, com ampla nave central e duas naves laterais, nas quais estão distribuídos os confessionários e quatro capelas dedicadas à Imaculada Conceição, a São José, ao Cristo Crucificado e a capela missionária redentorista, na qual se pode venerar uma imagem dos Mártires da Coreia, um presente dos coreanos que foram recebidos na paróquia na semana anterior à JMJ Madri-2011.

Inspirada nas basílicas dos primeiros séculos cristãos, a igreja é espaçosa, com uma aparência típica dos edifícios da época e quase nenhuma decoração. Possui alguns vitrais modernos nas laterais do presbitério e uma série de 13 vitrais decorados como motivos da Redenção, na fachada principal.

O presbitério onde está uma "Trindade" de inspiração redentorista é grande. No centro, em uma grande cruz, está Jesus Cristo crucificado, o Santíssimo Redentor do mundo. À sua direita, a Santa Mãe de Deus o contempla, de braços abertos, como se quisesse unir o Senhor e os fiéis.

Essa imagem de Maria, corresponde mais à Imaculada Conceição e não à tradicional "mater Dolorosa" aos pés da cruz. À sua esquerda, vestido como um bispo (mitra e anel pastoral), com um livro em uma mão e uma caneta na outra, está Santo Afonso Maria de Ligório, fundador dos Redentoristas e Doutor da Igreja.

Nos Calvários tradicionais, ao lado da cruz de Jesus, conforme indicado no Evangelho de João, estavam a Bem-Aventurada Virgem Maria e São João. Este Apóstolo representa a Igreja, estando ao lado de seu Senhor e recebendo ali a sua Mãe.

Aqui, o autor quis estabelecer um paralelismo entre Santo Afonso como o discípulo amado, por ter sido ele um apóstolo autêntico de Jesus Cristo, levando o Evangelho, especialmente aos mais pobres e abandonados, por meio da pregação das Missões, da renovação da teologia moral católica, da publicação de livros e obras musicais para evangelizar o povo, além da propagação da devoção e do amor a Maria, a Mãe do Senhor.

Como em todas as paróquias redentoristas, na capela do Santíssimo Sacramento, acima do tabernáculo, é venerado o Ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Há uma decoração de azulejos com motivos marianos e naturais que emolduram esta cópia do famoso Ícone Oriental, cujo original é venerado em Roma, na Igreja de santo Afonso à Via Merulana.

Do lado de fora, como uma torre, uma cruz de ferro sobre um monólito branco recebe os fiéis que entram na igreja. Na fachada do templo, há um mosaico com o ícone do perpétuo Socorro Perpétuo.

A Capela Redentorista dos Santos

Por ocasião do 50º aniversário da criação da Paróquia, foi construída uma capela ao lado da igreja, para oferecer um espaço mais adequado para as celebrações semanais. Esta capela paroquial é dedicada a todos os Santos Redentoristas, sendo também um espaço propício de silêncio, de contemplação e oração.

Comunidade e Missão

Na atualidade da Igreja que existe e evangeliza uma grande cidade, pois Sevilha possui que se aproxima de 700 mil habitantes, a comunidade paroquial se constrói sobre as dimensões mais importantes da vida da Igreja: formação na fé, liturgia, serviço e caridade. Uma característica peculiar da paróquia redentorista é a conotação missionária especial que se nota em suas celebrações e atividades.

Entre as atividades paroquiais, a formação talvez seja a que ocupa mais tempo e espaço. Existem grupos de iniciação na fé para crianças e adolescentes, e grupos de formação contínua para jovens e adultos. As celebrações são cuidadas com especial cuidado e todos os carismas e ministérios procuram ser ali desenvolvidos.

A Paróquia conta também com a presença de uma Irmandade Sacramental e da Arquiconfraria do Perpétuo Socorro. Há também um forte compromisso em favor dos mais necessitados da região, sob a gestão da Caritas paroquial e do serviço voltado ao desenvolvimento de outros povos e culturas, por meio dos projetos realizados pela ONG Associação de Solidariedade, Voluntariado Redentorista e o apoio a um refeitório social em Lima (Peru).

Tanto a Comunidade Redentorista quanto a paróquia estão ligadas à Equipe Missionária CESPLAM, participando de suas missões paroquiais de diversas formas realizadas na Espanha e na América Latina. A festa mais importante da Paróquia é a da Virgem do Perpétuo Socorro Perpétuo, celebrada em 27 de junho, sempre precedida por um tríduo solene, e por uma procissão que percorre as ruas do bairro no domingo mais próximo de sua festa.

.:: Retrospectiva: Província Nossa Senhora Aparecida 2025 ::.

Fonte: Instituto Histórico Redentorista

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Pe. José Inácio Medeiros, C.Ss.R. , em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...