Por Fr. Reinaldo Beijamim, CSSR Em Redentoristas

A 2ª Ação Jovem Redentorista em Sorocaba

Início do projeto

A Ação Jovem Redentorista nasceu da iniciativa da Juventude Missionária Redentorista (JUMIRE) junto com o Secretariado Vocacional Redentorista em 2015. O projeto teve como princípio possibilitar que os jovens da JUMIRE, os vocacionados e seminaristas desempenhassem uma atividade missionária que pudesse abranger outros jovens, como também os diversos cristãos de um determinado lugar. O trabalho nasceu a partir do desejo dos jovens, dos quais muitos deles já haviam participado da Animação Missionária dos Junioristas e conhecido algumas iniciativas dessa espécie em outras províncias Redentoristas do país.  

A primeira Ação Jovem Redentorista aconteceu em Gonçalves-MG, na Paróquia Nossa Senhora das Dores. Foi um trabalho excelente, que movimentou praticamente toda a população católica da pequena cidade mineira. Neste ano (2016), quem recebeu este trabalho missionário foi a Paróquia Redentorista São Geraldo Magella de Sorocaba-SP. O pároco, Pe. Hélcio, entendeu nossa proposta e juntamente com o Ir. Carlos deu os primeiros passos na concretização deste tempo forte de evangelização. 

A Ação Jovem se organiza

A partir de um primeiro encontro com as lideranças e Agentes de Pastorais que compõem as 7 comunidades da paróquia, iniciamos um trabalho de setorização. Num segundo encontro constatamos que em toda paróquia haviam sido organizados uns 200 setores com 10 casas cada um, para que as famílias pudessem rezar as novenas em preparação da Ação Jovem. Neste encontro também tivemos a formação para os Coordenadores e Auxiliares de Setores Missionários, realizado pelo Irmão Alan e pela jovem Raissa (Jumire-Diadema). Os coordenadores são aqueles que promovem a reza das novenas e a logística para as visitas, para que tudo se concretize da melhor maneira, isto é, são eles que preparam o campo onde a Palavra de Deus será semeada. Os frutos são incontáveis!

 

"Este modo de evangelizar tem dado certo. Com surpresas, experiências, histórias de fé que marcam a vida dos jovens e do povo que nos recebe".

O nosso terceiro encontro com os Coordenadores e Auxiliares de Setores foi em dezembro de 2015. Nele o Pe. Hélcio, após a Santa Missa, fez o envio dos 200 Setores Missionários com a capelinha de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, preparando também estes setores para festa dos 150 anos de entrega do Ícone do Amor aos Missionários Redentoristas pelo Papa Pio IX. Um livreto, preparado pelo noviço André, foi o subsídio que orientou as orações e encontros nas famílias. A novena foi rezada nas duas primeiras semanas de janeiro. Então, no dia 17 de janeiro, teve início a Ação Jovem. 

Mensageiros da Fé

Nessa Ação Jovem Redentorista contamos com os trabalhos de 42 missionários e missionárias. Estiveram conosco, Padres, Irmãos, Fratres, Seminaristas Redentoristas, as Irmãs Missionárias de Cristo, Leigos Redentoristas e Leigos da UNESER e grande grupo de jovens da JUMIRE. Nas 07 comunidades da Paróquia, foram visitadas quase 2 mil famílias. Muitas destas visitas foram à noite. Com celebrações de manhã (penitencial), tarde (Visitas ao Santíssimo) e a noite, com o desenvolvimento de temas missionários voltados principalmente aos jovens. A dinâmica proposta é diferente daquela normalmente vista nas atividades pastorais. Esta atividade, preparada e coordenada pela Juventude Missionária Redentorista, visa possibilitar ao jovem, numa atitude de mensageiro da fé e do amor de Deus, realizar de fato, a “cultura do encontro”, algo que é tão exortado pelo Papa Francisco. A expectativa é que os jovens se sintam cada vez mais motivados a responder ao chamado de Deus de serem missionários, jovens evangelizando jovens. É um tempo de graças para todos.

Este modo de evangelizar tem dado certo. Com surpresas, experiências, histórias de fé que marcam a vida dos jovens e do povo que nos recebe. Fica a minha pergunta: diante de tanto tempo de férias, por que não fazer algo que dará um novo significado para vida? Por que não levar um pouco do amor de Deus que eu recebo gratuitamente? Aqui você pode conhecer uma forma, mas existem tantas outras. Desafie-se a si mesmo, em ações para que se concretizem os valores do Reino! Contamos com você para dar continuidade na Ação Jovem Redentorista.      

Fr. Reinaldo Beijamim, CSSR
Comissão da Juventude
Província Redentorista de São Paulo     

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Fr. Reinaldo Beijamim, CSSR, em Redentoristas

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.