Desde segunda-feira (16) estão reunidos na Comunidade Santa Teresinha, em Tietê (SP), 25 religiosos da Província Redentorista de São Paulo para o Capítulo Provincial 2014. Os Missionários Redentoristas refletem a atualização dos Estatutos Provinciais referentes à formação da comunidade apostólica. O encontro segue até sexta-feira (20).
De acordo com o padre Víctor Hugo, assessor do Capítulo, este é o primeiro Capítulo Provincial deliberativo da Província que acontece em Tietê. “Aqui estaremos reunidos nos próximos dias para os trabalhos de atualização dos Estatutos Provinciais referentes à formação da comunidade apostólica (Capítulo IV), conforme planejado pela Comissão para os Estatutos Provinciais”, disse.
Abertura
Na abertura do Capítulo, o coordenador padre Luiz Cláudio introduziu uma oração e em seguida, o superior provincial, padre Luís Rodrigues declarou aberta a sessão capitular.
O secretário do Capitulo, padre Vinícius Ponciano, conduziu os trabalhos do primeiro dia. Apresentou a programação da semana e o material de trabalho a ser utilizado pelos capitulares, entre os quais, os que trazem os resultados das miniassembleias e consultas realizadas pela Comissão para os Estatutos Provinciais, no processo anterior ao Capítulo.
Na sequência padre Luís Rodrigues apresentou um breve relatório sobre a atual realidade da Província. Ele lembrou que atualmente a unidade dedica-se a nove frentes de trabalho: missões populares, santuários, paróquias, igrejas não paroquiais, comunicação social, formação inicial, magistério, projetos sociais e assessorias. Padre Luís também falou sobre alguns encaminhamentos administrativos que estão sendo realizados.
Início dos trabalhos
No período da tarde, com a leitura das sugestões e propostas apresentadas pelas comunidades acerca do tema, padre Víctor Hugo fez uma introdução sobre o assunto recordando o contexto em que foram elaborados os atuais Estatutos Provinciais. Ele também falou sobre as contribuições enviadas pelas comunidades. Após sua colocação, os capitulares foram divididos em cinco grupos para realizarem o trabalho proposto.
O dia terminou com uma Celebração Eucarística presidida pelo aniversariante do dia, padre Inácio Medeiros (58 anos) e com o relatório apresentado pelo superior da Vice Província do Recife, padre Antônio Ranis. Padre Antônio apresentou um relatório sobre a realidade da província e elencou as conquistas e os desafios vividos pela unidade. Ao final, manifestou sua gratidão pela ajuda oferecida pela Província de São Paulo, especialmente no campo da formação inicial.
Segundo dia do Capítulo
Na terça-feira (17), o dia começou com a Celebração Eucarística presidida pelos padres Ivair Luiz e Geraldo de Paula. O período da manhã ficou reservado para os trabalhos dos grupos que se dedicaram à discussão de propostas de atualização para os Estatutos Provinciais 60 a 70.
Plenário e torcida pelo Brasil
No período da tarde, padre Vinícius Ponciano, coordenou a primeira plenária da semana. Todos os grupos apresentaram suas propostas e sugestões para os números 60 a 65 dos Estatutos Provinciais. As mesmas foram encaminhadas para a equipe de redação formada pelos padres Marcelo Conceição, Ferdinando Mancílio e Domingos Sávio; encarregados de preparar os textos que serão votados nos próximos dias.
Padre Luiz Cláudio apresentou a proposta de retomar os textos votados em 2012 visando a recuperação de algumas sugestões para os Estatutos que não conseguiram aprovação na ocasião. A proposta foi aprovada pela maioria dos capitulares e, a partir de quarta-feira os capitulares se dedicarão a esta tarefa.
Após a plenária, suspendeu-se as atividades para que todos pudessem acompanhar o segundo jogo da seleção brasileira na copa do mundo de futebol juntamente com os noviços e a comunidade religiosa local. No final da noite os capitulares voltaram a se reunir para mais uma plenária.
Confira galeria de imagens dos dois primeiros dias do Capítulo Provincial:
Colaboraram: frater Henrique Maciel e padre Fábio Evaristo.
Fotos: Padre Bertanha.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.