Cerca de 120 religiosos de diversos estados brasileiros estiveram reunidos em Aparecida (SP), nesta sexta-feira (07) para encerrar o ciclo de estudos sobre a ‘Vida Religiosa Consagrada e a problemática do mundo moderno´. Organizado pelo Centro Redentorista de Espiritualidade (CERESP) e o Secretariado Interprovincial de Espiritualidade Redentorista (SIER), o encontro começou na última terça-feira (04) no Seminário Santo Afonso.
Os religiosos começaram o dia participando da missa das 9h, no Santuário Nacional. Na sequência ouviram a última palestra do encontro, no subsolo do Santuário, com o missionário redentorista padre Ulysses da Silva sobre o tema: ‘Carisma e missão como resposta aos desafios do nosso tempo’.
Participaram do encontro missionários redentoristas das diversas províncias brasileiras, como também estudantes, junioristas e religiosas da Congregação das Mensageiras do Amor Divino que fazem parte da família redentorista.
Realizado anualmente o evento tem como objetivo reunir os religiosos para um momento de formação e reflexão acerca de realidades pertinentes ao carisma e a missão da família redentorista. Neste ciclo, os religiosos discutiram assuntos como a posse de bens e o conforto pessoal, o individualismo e a vida em comunhão, a Vida Consagrada nos tempos atuais e liberdade, autonomia e obediência consagrada.
Padre Domingos Sávio, C.Ss.R., da Equipe de Formação Permanente, avaliou a realização do ciclo de estudos desse ano. “Sinto que foi muito positivo todo esse encontro, essa tentativa de nos colocar dentro daquilo que é específico da vida consagrada diante dos desafios do mundo moderno. Nós saímos desse encontro com a esperança que trazíamos, de que fosse para nós um pouco de correção de rumo, como um reforço do caminho que nós estamos percorrendo. Avalio tudo isso como muito positivo, valeu a pena”, assinalou.
O coordenador comentou ainda a importância da presença das diversas províncias para o trabalho colegiado da Congregação do Santíssimo Redentor no Brasil. “Nós estamos vivendo uma reestruturação, o que quer dizer, a Congregação tem que passar além das fronteiras de cada província ou vice-província. Essa experiência de reestruturação já é bastante bonita, mas nós vemos que ainda temos muito a percorrer. Nesse sentido, a união das várias unidades do Brasil, neste encontro, como uma única família é muito positivo”, finalizou.
Foto de: A12.
"Cada um vive naquele tempo que Deus dá, e
esse é o nosso tempo e nós devemos fazer
dele o melhor tempo e procurar
dar a melhor resposta".
Ao final, o superior da Província de São Paulo, padre Rogério Gomes, C.Ss.R., deixou uma palavra final de ânimo e fortalecimento aos religiosos.
"Neste dias nós tivemos dias intensos de aprofundamento da nossa vida consagrada redentorista, momento de encontro, de oração, de partilha, de vivência. Meu grande desejo é ver todos os confrades realizados na sua consagração. Nesse sentido, gostaria que cada confrade pudesse, de fato, participar, assumir a sua vida consagrada com corresponsabilidade, cada um fazendo a sua parte nos seus trabalhos da vida apostólica. Acredito que é possível intensificarmos a nossa vida fraterna, dialogar mais, conhecer mais, nos visitar, perdoar, cuidar dos outros, resolver nossos conflitos e cultivar uma mística interior, que são formas de nos ajudar a aprofundar. Na vida apostólica, entusiasmar-se pela nossa missão e não ter medo do novo, dos desafios do nosso tempo. Cada um vive naquele tempo que Deus dá, e esse é o nosso tempo e nós devemos fazer dele o melhor tempo e procurar dar a melhor resposta", enfatizou.
Ao final do encontro, os participantes se dirigiram ao Seminário Santo Afonso para um almoço de encerramento.
O próximo ciclo de estudos terá como tema a misericórdia e será realizado em duas fases. A primeira de 01 a 05 de fevereiro de 2016, e a segunda, de 29 de fevereiro a 04 de março de 2016. Um outro encontro formativo poderá acontecer em agosto de 2016, sobre o sacramento da reconciliação.
Em anos anteriores, os religiosos refletiram sobre as Constituições da Congregação Redentorista, a ação pastoral realizada nos santuários, paróquias e igrejas não paroquiais, o sacramento da reconciliação e, em 2014, sobre identidade na sociedade líquida e a missão da congregação nessa realidade.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.