Por Redentoristas Em Redentoristas

Comunicados gerais do superior provincial

“Tomem a Bem-aventurada Virgem como modelo e ajuda. Ela que, caminhando na fé e abraçando de todo coração a vontade salvífica de Deus, como serva do Senhor, dedicou-se totalmente à pessoa e à bora de seu Filho, serviu e continua a servir ao mistério da redenção socorrendo perpetuamente o povo de Deus em Cristo. Honrem-na, pois como Mãe, com piedade e amor filial. Promovam com generosidade o culto principalmente o litúrgico, à Bem-aventurada Virgem Maria e celebrem com especial fervor suas festas. De acordo com a tradição alfonsiana, todos os confrades diariamente honrarão a Bem aventurada Virgem. A todos recomenda-se a recitação do santo rosário, para que com gratidão recordem e imitem os mistérios de Cristo, dos quais Maria participou” (Const. 32-33).

Congregação RedentoristaO mês de Maio é dedicado a Maria Santíssima. Não podemos nos esquecer da sua contribuição grandiosa na História da Salvação e do amor que Santo Afonso nutria por ela, de modo a cantar as “Glórias de Maria”. As nossas Constituições 32-33 nos recordam que devemos honrá-la. Este tempo é propício para meditarmos sobre as passagens do Evangelho que contém as narrativas sobre esta mulher, sobre o que Santo Afonso escreveu sobre ela e a leitura de algum artigo ou livro de Mariologia, ajudando-nos a aprofundar a nossa espiritualidade, bem como a recitação do rosário, rememorando os mistérios de Cristo e também como forma de oração devocional trazida de nossas casas e que aprendemos com os nossos pais. Que Maria, Mãe de Deus e Nossa, olhe por nossa querida Província e nos ajude, a exemplo do seu Filho Jesus, a gastarmos os nossos dias em prol da Redenção.

Abaixo segue comunicados gerais da Província e da Congregação. 

Do Irmão em Cristo,

Pe. Rogério Gomes, C.Ss.R.
Superior Provincial - SP 2300

COMUNICADOS

Ereção canônica da Casa Provincial. O Arcebispo Metropolitano de São Paulo, Dom Odilo Pedro Scherer já havia concedido autorização para a ereção na sua arquidiocese em 06 de março e agora o Governo Geral aprovou, no dia 21 de abril, o pedido de ereção canônica da nova Casa Provincial dedicada à Nossa Senhora Aparecida. Os confrades poderão entrar usando a chave Bonotti tanto para o portão quanto para a porta de entrada. Muitos confrades tem vindo nos visitar! Bem-vindos! 

Membros do Conselho administrativo. Carta Circular 03/ Prot. GP0802015 foi publicado os seguintes membros para o Conselho Administrativo Provincial: Pe. Rogério Gomes, Pe. Luiz Cláudio de Macedo, Ir. Mário André, Daniel Antônio da Silva, Pe. Mauro Vilela da Silva e Pe. José de Vilas Boas e Ir. Carlos José da Cunha. Verificou-se a necessidade de adequar a composição de acordo com os Estatutos, de modo que a configuração atual é composta dos seguintes membros:Pe. Rogério Gomes, Pe. Luiz Cláudio de Macedo, Pe. Daniel Antônio da Silva, Pe. Mauro Vilela da Silva e Pe. José de Vilas Boas. 

Secretariado de Formação. Devido as dificuldades de acompanhar todas as atividades do Secretariado de Formação, por causa das suas atividades pastorais na Paróquia Nossa Senhora da Esperança, o Pe. Vanin, após diálogo com o Superior Provincial, deixa o Secretariado de Formação. Ocupa o seu lugar, o Pe. José Manoel de Belo, sendo assim a atual configuração: Pes. José Manoel Belo de Oliveira, Marcelo Conceição Araújo, Júlio Miguel da Silva, Dorivaldo Pires de Camargo, Ir. Cláudio Aparecido Teixeira e Ir. Aparecida Pieroni (psicóloga) se diferencia da anunciada na Carta Circular 03/ Prot. GP0802015. 

Criação do SAV nas Paróquias e Igrejas não-paroquias. Em sintonia com os esforços do Secretariado Vocacional, pedimos aos senhores párocos, vigários e reitores das Igrejas não paroquiais que criem ou reestabeleçam o Serviço de Animação Vocacional (SAV). Este serviço é importante à Igreja, à Congregação e ao Povo de Deus. 

Espaço Vocacional

Agente vocacional. Pedimos, encarecidamente, às comunidades que não enviaram o nome do seu agente vocacional ao Secretariado Vocacional ou à Secretaria Provincial que pudessem fazê-lo. Até agora, apenas 10 comunidades enviaram o nome do seu agente vocacional. Este é um trabalho de colaboração com o Secretariado Vocacional e de promoção vocacional. 

Estudos sobre a Vida Consagrada. Por ocasião do Ano da Vida Consagrada, dos dias 04 a 07 de agosto, teremos três dias de Estudos, na Casa de Encontro Santo Afonso, em Aparecida, SP. Trata-se de um momento importante da nossa vida provincial. É importante que cada confrade se programe para participar deste evento, uma vez que este ano, por causa das mudanças do novo quatriênio, ainda não aconteceu nenhum momento em nível provincial para estudos. A Equipe do CERESP e a Comissão para a Formação Permanente estão conduzindo os preparativos e consultando os assessores. No momento oportuno, será publicado a toda à Província e URB. 

Retiro Provincial. De 15 a 19 de junho acontecerá, em São Pedro, SP, no Seminário Santo Antônio do Alto da Serra (https://www.seminariosantoantonio.com.br/ e https://www.procasp.org.br/localizacao), o retiro provincial para a primeira turma de confrades. O orientador é D. José Luiz Sales, C.Ss.R. Foram reservadas 40 vagas. Pedimos aos Superiores das Comunidades que enviem à Secretaria Provincial o número dos confrades que participarão para que, junto do Economato Provincial, possamos organizar tanto o nosso orçamento quanto negociar com a casa de retiros o aumento ou diminuição de vagas. 

SEGUNDO NOVICIADO. Entre os dias 1 e 20 de junho estará acontecendo em Aparecida o Segundo Noviciado Missionário, retomando uma experiência histórica de preparação prática de nossos missionários dedicados a pregação das Santas Missões. Além das equipes missionárias de nossa província, confrades de outras equipes missionárias também participarão. A hospedagem dos missionários se fara nas casas redentoristas de Aparecida e os trabalhos no Convento do Santuário Nacional. 

Visita à Província Lisboa. Dos dias 10 a 17 de maio viajarei, em nome da URB e também do interesse do Conselho Geral, a Lisboa para uma visita àquela Província e conhecer a realidade que lá se apresenta. Terei reuniões com o Pe. Antônio Marinho, Superior Provincial da mesma. A partir daí será elaborado um relatório à URB que discutirá sobre uma possível fundação brasileira em terras portuguesas. Durante a minha ausência responde o Vigário Provincial, Pe. José Inácio de Medeiros. 

Peregrinação A Fátima. Vários confrades participarão da peregrinação do Santuário de Aparecida ao Santuário de Fátima dos dias 11 a 18 de maio. Pela Província irão os seguintes confrades: Irmãos: Lima, Machadinho, Sant’Anna e Vidal; Padres: Carlos Vitor, Clayton, Mokarzel, Pacheco, Ronaldo Sabino e José Marques Dias. A todos eles boa viagem e pedimos que rezem pela nossa Província. 

Reunião da Comissão do Perpétuo Socorro URB e Provincial. No dia 04 de maio das 8:30h às 16:00h acontece no Jd. Paulistano, na Comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em São Paulo a Reunião da Comissão do Perpétuo Socorro da URB e também da Província. Serão discutidas questões referentes ao Jubileu do Perpétuo Socorro e à difusão desta devoção. 

Reunião da Comissão da Formação URB. No dia 12 de maio a Comissão de Formação da URB se reúne no Jd. Paulistano, na Comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em São Paulo. Quem a coordena é o Pe. Geraldo Freire, vice-Provincial de Recife, que junto com o Pe. Marlos Aurélio, do Secretariado Geral de Formação e outros integrantes da Comissão. Eles se reunirão para articular uma comissão nacional de formadores e prepararem o Encontro de Formadores promovidos pela URB que será realizado em Recife, PE. 

Reunião Pré-Capitular e prestação de contas. No dia 21 de maio acontece, no Jd. Paulistano, na Comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em São Paulo, a Reunião pré-capitular (às 9:00h) e prestação de contas (às 14h). Além dos capitulares, cuja presença é obrigatória, os demais confrades são também convidados a participarem do exercício da prestação de contas. 

Projetos de Vida Comunitária. Pedimos a cada comunidade que envie ao Governo Provincial seu Projeto de Vida Comunitária (PVC). Algumas ainda não o fizeram. 

Congresso da CRB em Aparecida. Dos dias 07 a 10 de abril, 14 confrades da Província participaram do Congresso realizado pela CRB: Pes. Anísio, Rogério Gomes, Rodrigo, Coutinho, Elias Guimarães, Barreiro, José Pereira, Torres e os irmãos Lima e Viveiros, além dos Frs. Marcelo, Ângelo, Tiago e Ronan. Foram três dias intensos e muito ricos tanto pelos conteúdos, celebrações e intercongregacionalidade. 

VISITA AO SURINAME (foto). Dos dias 14 a 17 de abril, visitei Paramaribo onde está nosso confrade Pe. Rudolf Jacobus Croon. Ele está bem, animado com o desafiante trabalho naquela Região. A comunidade passa por dificuldades, pois a partir de julho há membros que já deixam o trabalho. Atualmente, a comunidade atende 03 paróquias e 05 comunidades. Dentre estas, a comunidade brasileira Nossa Senhora de Nazaré que construiu um grande salão (assaltado dia 23 de abril) e se prepara-se para ser paróquia. Já se começa a pensar em um trabalho vocacional naquela região. Já há 09 candidatos que deverão ser acompanhados. Os confrades que lá vivem levam uma vida simples e organizam entre eles para os afazeres domésticos. Confrades que queiram se candidatar a esta missão ad gentes são bem-vindos! 

Suriname, terra de missão redentorista

Exumações. No dia 29 de abril, acompanhei a exumação de sete confrades do Cemitério Santa Rita. São eles: Pes. Mário Bonotti, Roberto Escudeiro, Augusto da Costa, Orlando Gambi, Fernando Albertini, Brás Gomes, Aloísio Teixeira. Alguns confrades também tiveram presentes: Os padres Anísio Tavares, Dal Bó, o Ir. Sant’Anna e o Fr. Francisco, responsável pelo memorial. Após a devida preparação, seus restos mortais repousarão no Memorial Redentorista. 

Agradecimento. Agradeço profundamente cada confrade membro dos Secretariados, Comissões e Conselhos pela participação do encontro realizado em Aparecida, SP, nos dias 27-28 de abril. Que o Espírito Santo de Deus possa iluminar todas estes organismos e todos os confrades para que possamos, juntos, dinamizar a Vida Consagrada Redentorista em nossa Província. 

ITESP/ISPES. Atualmente estudam no ITESP/ISPES 131 alunos. Desses, 119 são religiosos, 3 religiosas, 2 leigas e 7 leigos. A Associação São Paulo de Estudos Superiores e formada pelas seguintes congregações: Carlistas, Redentoristas e Verbitas. O ITESP/ISPES, além da graduação em teologia, oferece cursos de extensão realizados em parceria com outras instituições como Curso de Teologia com ênfase no acompanhamento humano e espiritual (parceria com a CRB), Curso de Teologia com ênfase na pastoral da missão (parceira com OCM-Comire) e Curso de Teologia (Master) em ênfase em Missiologia (institucional) 

Agenda do Provincial: Maio

04 = Reunião da Comissão do Perpétuo Socorro, no Jardim Paulistano e Reunião com o vice-Presidente e Secretário da URB.
06 = Reunião do Governo Provincial em Araraquara - SP
07 = Reunião Missionária em Araraquara, SP
08 = Reunião: 9:00h
10 a 17 = Viagem à Lisboa em nome da URB
18 = Reunião: 9:00h; 14:0h: Reunião com o vice-Provincial da Angola (Escritório Provincial)
19 a 20 = Reunião dos Formadores em Sorocaba, SP
21 = Reunião pré-Capitular e Prestação de Contas, Jardim Paulistano, 14h
22 a 24 = Agenda pessoal
26 = Conselho Econômico do Santuário, Aparecida, SP
28 = Reuniões 8:30h: Secretariado de Economia e 14:00h. Conselho Administrativo Provincial. Missa e almoço com os aniversariantes do mês
31 = Sacramento-MG. Elevação da Matriz de Sacramento à Dignidade de Basílica 

 

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redentoristas, em Redentoristas

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.