Por Redação A12 Em Redentoristas

Curso de preparação para votos perpétuos reúne religiosos redentoristas de todo o país

“Lanço minha própria sombra em meu caminho,
porque tenho uma lamparina que não foi acesa”. Tagore
 

Durante o mês de janeiro, como de costume, acontece em Belo Horizonte (MG), o Curso de Preparação para os Votos Perpétuos, voltado para estudantes junioristas de todas as unidades redentoristas do Brasil. O encontro começou no último dia 3 de janeiro e segue até o dia 22.

Na programação, palestras sobre a espiritualidade redentorista e sua história, a vida consagrada na atualidade, e outros temas, possibilitam aos estudantes a renovação de sua consagração e de seu propósito na ordem religiosa. 

O curso, voltado para os estudantes junioristas redentoristas que estão concluindo a última etapa de sua formação fazendo os estudos teológicos busca ser um tempo de parada para que cada um possa revisar sua escolha, firmando melhor seu futuro nos caminhos do Senhor, em fraternidade redentorista. 

Foto: Província São Paulo/ Inácio Medeiros. 

Curso reúne estudantes que estão concluindo
a última etapa da formação,
com os estudos teológicos. 

A resposta de cada um, apesar de sua fragilidade humana, leva a pessoa a ceder a prioridade de sua vida só a Deus num modo de vida marcada pelos valores da espiritualidade redentorista. O curso visibiliza propósitos e objetivos bem traçados.

Segundo padre Dalton Barros que coordena as diversas atividades do curso busca-se “ajudar o jovem redentorista a revisar a própria história e nela os seus sonhos; revisar motivações, crescendo e permanecendo no SER redentorista”. Sobre as diversas atividades previstas no curso de preparação para os votos perpétuos, padre Dalton completa que “pressupõem partilhas de descobertas, de inquietações, de esperanças e visões a respeito do futuro da Congregação no Brasil, na América Latina e no mundo”.

O curso acontece na casa da Comunidade Redentorista Dom Muniz, reunindo jovens consagrados redentoristas de todas as unidades do Brasil. Este ano também participam dois argentinos e um paraguaio. Com isso, o curso possibilita a experiência de ser um só corpo, pois independente de serem desta ou daquela unidade redentorista, o que une a todos é o desejo de buscar um seguimento o mais radical possível de Cristo Redentor, a serviço da propagação da Copiosa Redenção, especialmente aos mais pobres e abandonados.  

Manter-se em sintonia (equilíbrio), revisar a vida, vislumbrar caminhos de futuro, louvar e agradecer o Deus da Vida e fraternizar-se. 

 Programação completa do curso:  

Dia 03: Chegada e Rito de Saudação e Acolhida
Dia 04: Encaminhamentos.
Palestra: O lugar da mística na vida redentorista.  Assessor: Pe. Paulo Carrara (Rio de Janeiro)
Dia 05: Dia livre. Visita à Serra da Piedade e ao santuário da padroeira de Minas Gerais.
Dias 06 e 07: Palestra: A História da Congregação – Origens e Perspectivas. Assessor: Pe. Inácio Medeiros (São Paulo)
Dias 08 e 09: Tema: Vida Consagrada, ideal e realidade. O cotidiano apostólico e a vida em comunidade. Assessor: Pe. Piter Mc Carthy (Fortaleza)
Dias 10 e 11: Tema: Psicoecoafetividade e os desafios práticos contemporâneos. Assessor:Pe. Dalton Barros (Rio de Janeiro)
Dia 12: Dia livre e visita às cidades barrocas de Minas Gerais.
Dia 13: Tema: A Formação Continuada, a condição para o crescimento e a alegria de evangelizar. Assessor: Pe. João Batista Libânio (Jesuíta).
Dias 14 e 15: Tema: Eixos da Espiritualidade Redentorista. Assessor: Pe. Maikel Dalbem (Rio de Janeiro)
Dias 16 e 17: Tema: O viver consagrado. Dificuldades e desafios. O sofrimento psíquico. Assessor: Dr. William César Castilho (PUC-BH)
Dia 18: Manhã livre
Dias 18 a 23: Retiro. Assessor: Pe. Domingos Sávio da Silva (São Paulo)
Dia 23: Avaliação e encerramento 


Padre Inácio Medeiros, C.Ss.R
Equipe Missionária - Araraquara (SP)

 

Veja galeria de imagens do curso: 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Redentoristas

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.