Por Pe. Inácio Medeiros, C.Ss.R. Em Redentoristas

Edição Especial: Maria nos apresenta Jesus, nosso Perpétuo Socorro

capa_info_especial_abril_2016_1Em dezembro de 1865, o Beato Papa Pio IX, que depois receberia o título de oblato redentorista, aceitou o pedido feito pelo Pe. Nicholas Mauron, Superior Geral da Congregação, e confiou o Ícone da Mãe do Perpétuo Socorro aos seus cuidados, com a instrução de “torná-la conhecida para o mundo inteiro!”. Era o fim de um longo processo e, entre idas e vindas, a devoção ao Perpétuo Socorro, com segurança, hoje é uma das mais populares e propagadas entre todas as gentes.

Em janeiro do ano seguinte, os Redentoristas receberam o Ícone dos Agostinianos, e, em 26 de abril de 1866, o culto a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro foi restaurado e seu Ícone exposto publicamente para veneração pública dos fiéis na Igreja de Santo Afonso, em Roma.

Ao completar 150 anos da entrega do Ícone aos redentoristas, a Congregação decidiu homenageá-la com um ano inteiro de atividades a ela dedicadas, com a intenção de também fazê-la mais conhecida e mais amada, porque ela é “a mãe de Jesus, o nosso Perpétuo Socorro”.

O atual Superior Geral dos Redentoristas, padre Michael Brehl, proclamou oficialmente aberto o Ano Jubilar em cerimônia realizada no dia 27 de junho de 2015, em Roma, na Igreja de Santo Afonso, onde se encontra o Ícone original de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

 

"...o ícone é também o ícone do amor; o amor de Deus por nós e o amor de uma mãe por seus filhos..."

Ao anunciar o Ano jubilar, padre Brehl destacou a coincidência providencial com o Jubileu Extraordinário da Misericórdia, proclamado pelo Papa Francisco, a ser vivido em 2016. O Superior igualmente destacou o fato de que o ícone é também o ícone do amor; o amor de Deus por nós e o amor de uma mãe por seus filhos, por isso, é importante comemorar este aniversário com alegria, esperança e amor. Ele comunicou que a Igreja de Santo Afonso, em Roma, terá indulgência plenária concedida pelo Papa Francisco, que também reconhece a importância deste ano jubilar.

A partir de então, muitas iniciativas e muitas atividades estão sendo realizadas em todo o mundo, até que o Ano Jubilar se encerre nos dias 27 e 28 de junho de 2016. São encontros, simpósios, congressos, exposições, composição de cânticos, oração e preces, que realçam esta expressão maior do amor de Deus por nós, ao nos dar uma mãe tão carinhosa.

Em homenagem a esta ocasião, a Congregação recebeu uma mensagem muito especial do Papa Francisco: 

Reverendo Padre Michael Brehl, Superior Geral da Congregação do Santíssimo Redentor. Por ocasião do 150º aniversário da entrega do Ícone de Nossa Senhora do Per pétuo Socorro para o seu Instituto, confiado pelo Beato Pio IX, o Santo Padre espera que este evento significativo desperte uma renovada devoção e fé em honra à Santa Virgem, alcançando toda a família religiosa e todos os que experimentam, por seu carisma, oferecer um testemunho evangélico cada vez mais eficaz. Com estes votos, através da intercessão da Mãe do Redentor, invoco abundantes graças celestes e envio a minha Bênção Apostólica.

Cidade do Vaticano, 11 de dezembro de 2015

Cardeal Pietro Parolin
Secretário de Estado Papal

Com gratidão, rezamos para que as bênçãos de Deus sejam derramadas sobre o Santo Padre e seu ministério Petrino, sobre a Igreja e nossa amada Congregação. E que Nossa Senhora do Perpétuo Socorro continue a nos acompanhar com seu terno amor e cuidado. 

Pe. Inácio Medeiros, C.Ss.R.
Redator

 
Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Pe. Inácio Medeiros, C.Ss.R., em Redentoristas

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.