Por Pe. Inácio Medeiros, C.Ss.R. Em Redentoristas

Informativo Provincial completa 250 edições

info_provincia_setembro_16Este número do tradicional Informativo Provincial é icônico, pois chegamos à sua 250ª edição, publicação feita de maneira ininterrupta desde a primeira edição. Primeiro o informativo era mimeografado; depois passou a ser xerografado e por fim impresso. Até 2012 era feito em preto e branco, num formato menor e a partir daí passou a ser impresso colorido, no tamanho padrão de uma revista.

Uma edição extra de 1973, por exemplo, publicou dados e informações do Capítulo Geral daquele ano, com uma longa reportagem sobre uma excursão à Polônia; hoje continuamos publicando artigos e informações, não só da Província de São Paulo, mas também de outras unidades da Congregação, pois buscamos incentivar, aos poucos, pelas nossas publicações, o conceito de interprovincialidade. A reestruturação da Congregação é uma realidade que chegou e que deve ser assumida com alma, coração e atitudes.

Este número do Informativo Provincial fala de Santo Afonso Maria de Ligório, pai e fundador da Congregação, fala de seu humor e da aprovação do instituto religioso por ele fundado. Fala também da Teologia Moral, grande contributo afonsiano à Igreja e à sociedade de ontem e de hoje.

Falando dos estilos de ser cristão hoje, numa realidade de múltiplos cenários de Igreja, despertamos a consciência para o ser e para o agir do cristão nos primeiros anos do Século XXI, em que se destacam exemplos de heroicidade de virtudes que nos animam na caminhada, como da Serva de Deus espanhola Conchita que, num fato raro, está em processo de beatificação com o seu pai que se tornou padre redentorista.

Na série de publicações que fazemos dos bispos redentoristas do Brasil destacamos hoje a figura e o agir pastoral do bispo da Barra (BA) Dom Tiago Cloin, holandês de nascimento e brasileiro de coração. Destacamos também a matriz do Divino Pai Eterno, de Trindade (GO), uma vez que as comunidades da cidade já estão vivendo a quarta fase das Santas Missões. Do Santuário de Curvelo (MG), na ocasião em que se vive mais uma vez a Oitava de São Geraldo, falamos da comemoração dos 50 anos de sua elevação à condição de Basílica.

Tem muita riqueza neste informativo, mas queremos destacar o grande chamado e ao mesmo tempo o grande apelo cristólogico que impulsiona a propagação da verdadeira devoção de Nossa Senhora, seja em Aparecida, como nos demais santuários e igrejas dedicadas a Nossa Senhora no Brasil: ela é caminho para Jesus. O encontro com Maria deve nos levar ao encontro com Cristo. Bom proveito e boa leitura! 

Pe. Inácio Medeiros, C.Ss.R.
Editor

 

 
Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Pe. Inácio Medeiros, C.Ss.R., em Redentoristas

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.