Por Elisangela Cavalheiro Em Redentoristas

Ciclo de estudos interprovinciais reuniu 218 participantes em duas etapas

Ciclo de Estudos do SIER/CERESP - Foto oficial da segunda turma

A segunda etapa do Ciclo de Estudos do CERESP/SIER, os chamados "Estudos Interprovinciais", foi finalizada nesta sexta-feira (04), com programação durante toda a manhã no Santuário Nacional de Aparecida. Ao todo, 88 pessoas participaram entre missionários redentoristas de diversas províncias e vice-províncias redentoristas do Brasil, alguns vindos de outros países como o Paraguai e o Peru, junioristas, Irmãs Mensageiras do Amor Divino e membros da Uneser, a União dos Ex-Seminaristas Redentoristas, que integraram este ciclo de estudos pela primeira vez. Na primeira etapa realizada entre os dias 01 e 04 de março foram 130 participantes.

Os encontros formativos debateram "O lugar da misericórdia na missão Redentorista", em sintonia com o Jubileu Extraordinário da Misericórdia instituído pelo Papa Francisco. Promovido pelo Secretariado Interprovincial de Espiritualidade Redentorista (SIER) e Centro Redentorista de Espiritualidade (CERESP), o evento tem como proposta refletir temas relacionados com a vida e a missão da família redentorista. 

Pela manhã, a programação convidou todos os participantes para a celebração eucarística das 9h, no Altar Central. Aos pés de Nossa Senhora Aparecida os religiosos, religiosas e ex-seminaristas agradeceram por mais este momento de encontro, partilha e vivência da espiritualidade redentorista. Após a missa, todos se dirigiram à Porta Santa e posaram para uma foto oficial. Presidiu a missa, o superior provincial de São Paulo padre Rogério Gomes.

A superiora-geral da Congregação Mensageiras do Amor Divino irmã Kátia Regina Segateli destacou que o tema central buscou aprofundar aquilo que é próprio da espiritualidade redentorista, porque "a misericórdia é a redenção". "Todo o tema é importante para a missão redentorista porque a misericórdia é a redenção. Esse aprofundamento, esse encontro entre os sacerdotes, os irmãos, estudantes, nós irmãs que vivemos a espiritualidade redentorista, acrescentou para colocarmos mais na prática a misericórdia". Sobre os temas abordados e a exposição dos palestrantes, a religiosa percebeu o empenho para "colocar o Evangelho na vida". "Estamos muito felizes de poder viver essa espiritualidade da misericórdia e nós como Mensageiras do Amor Divino temos que levar essa missão 'ao quadrado'", finalizou. 

Participando pela primeira vez desse ciclo de estudos, o presidente da Uneser José Roberto Staliano celebrou o convite para a integração dos ex-seminaristas redentoristas nesse momento de profunda unidade da família redentorista. "Nós ficamos tremendamente gratificados, por termos sido convidados. Hoje nós partilhamos de vários trabalhos, temos participado de missões e vemos isso como um ponto muito positivo e excelente para a integração e continuidade de sermos redentoristas". 

Após a missa, ocorreu a última palestra no Auditório Noé Sotillo sob o tema "Maria, Mãe Perpétuo Socorro: Ícone da misericórdia", proferida pelo padre José Grzywacz da Vice-Província da Bahia. O encerramento aconteceu na Casa de Hospedagem Santo Afonso, onde ocorreu todo o encontro, com um almoço festivo. 

Veja galeria de imagens da celebração e do encontro no Auditório Noé Sotillo: 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Elisangela Cavalheiro, em Redentoristas

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.