Por Redação A12 Em Redentoristas

Igreja e resistência: uma esperança diante de um pesadelo vivo na memória do Brasil

"Igreja e Resistência: Um olhar sobre a igreja nos anos de chumbo" foi o tema refletido nessa quarta feira, 8, pelos quase 400 participantes do Simpósio de Teologia assessorado por Dom José Maria Pires, bispo emérito de João Pessoa (PB).

Simpósio de Teologia em São Paulo (foto: Andreia Aparecida  da Silva)

A realização é da Comissão dos Estudantes de Teologia de São Paulo (Cetesp), que congrega as seguintes instituições: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Faculdade São Bento, Centro Universitário Salesiano de São Paulo, Instituto São Paulo de Estudos Superiores (Itesp/Redentoristas) e as Faculdades Integradas Claretianas.

O Simpósio aconteceu na Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (FAPCOM), na Vila Mariana, em São Paulo, e iniciou às 08h15 com a acolhida do Padre Valdir José de Castro, Diretor da Fapcom, seguido por um momento de oração.

Antes da conferência de Dom José Maria Pires foi realizado o rito de posse da nova Comissão dos estudantes de teologia, a qual ficará por dois anos na organização de eventos que promovam a reflexão teológica, entre eles o Congresso Teológico que será realizado no segundo semestre do próximo ano.

O evento que contou com a presença dos alunos da Fapcom e dos institutos de teologia teve como centro seu assessor, Dom José Maria Pires. Com seus 95 anos de vida, possuidor de uma fé profunda, adepto de uma teologia libertadora e com uma fantástica coragem evangélica, tornou-se um símbolo da resistência, dentro e fora da igreja. Como Arcebispo, na época da Ditadura Militar, atuou de forma incansável pela defesa dos direitos humanos, motivando e fazendo com que a igreja também se tornasse um meio para se chegar a transformação social.

 Simpósio de Teologia em São Paulo (foto: Lucas Henrique dos Santos)

Com uma voz firme e uma memória incrível, Dom Zumbi, como também é conhecido devido sua preocupação e luta por defender o direito dos negros, procurou apresentar, a partir de sua experiência, como a igreja se fez presente durante o período do regime militar que durou de 1964 até 1985. Em sua fala, disse que "a Igreja passou a organizar o povo não só para atividades exclusivamente religiosas mas, também, para a promoção humana e para a luta não-violenta em prol das transformações sociais".

Simpósio de Teologia em São Paulo (foto: Andreia Aparecida  da Silva)

Da equipe de organização, Manoel Gomes, graduando da Faculdade São Bento, falou da importância da temática do simpósio e do assessor escolhido. "Passados 50 anos do golpe militar, época repleta de violação da liberdade, dos direitos humanos, que deixou milhares de mortos, exilados, desaparecidos e torturados, especialmente muitos membros da Igreja Católica, a comissão achou importante organizar esse evento para mostrar como à igreja se fez presente durante os 21 anos que durou a ditadura em nosso país. E, para nos ajudar nessa tarefa contamos com a experiência de Dom José Maria Pires".

Para o Professor Antônio Sagrado Bogaz, do ITESP, o evento superou as expectativas devido ao número de participantes e atingiu seu objetivo: "Foram quase 400 participantes que buscavam conhecer um pouco mais desse período da história que não foi marcado somente pela violência mas, também , pela esperança e resistência por parte de alguns membros da igreja e outras instituições que buscavam e lutavam por democracia e liberdade de expressão. Encerramos esse simpósio felizes na certeza do dever cumprido ". disse à assessoria de imprensa do evento. 

Lucas Henrique dos Santos
Comissão dos Estudantes de Teologia de São Paulo

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Redentoristas

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.