Por Pe. Inácio Medeiros, C.Ss.R. Em Redentoristas

Informativo da Província especial sobre a devoção à Mãe do Perpétuo Socorro

“Ó boa Mãe do Socorro, ouvi a minha oração, ó, socorrei-me sempre em toda aflição.”

info_especial_provincialHá 150 anos o papa Pio IX entregava o ícone original de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro aos missionários redentoristas, pedindo: “Tornai-a conhecida”. E agora, tantos anos depois, o mandato foi cumprido à risca, mas o convite continua ressoando em nossos ouvidos; ao mesmo tempo podemos contemplar quantas maravilhas têm acontecido em tantas partes do mundo, graças à prática desta devoção mariana, tão fortemente arraigada entre nós.

A partir da igreja de Santo Afonso, construída sobre o Monte Esquilino, em Roma, a devoção se propagou e chegou ao Brasil, antes mesmo da chegada oficial dos missionários, em fins do século XIX.

O Ano Jubilar que agora estamos celebrando começou a ser preparado há mais tempo, desde que em 2012 um primeiro encontro aconteceu em Brasília, DF, para estudar mais a fundo as muitas expressões desta devoção. Por isso, reunimos aqui, neste primeiro Informativo Provincial Especial, alguns textos oficiais vindos do Governo Geral e das diversas Comissões, bem como o resultado das primeiras iniciativas que foram idealizadas e concretizadas, em vista da realização do Ano Jubilar nas diversas unidades redentoristas do Brasil.

Primeiro veio o encontro de Brasília, depois o Congresso de Campo Grande, MS; veio mais tarde a constituição da Comissão Central do Ano Jubilar, a Comissão Nacional e, em cada (Vice) Província, sua comissão local. E quantas belas iniciativas estão sendo idealizadas! E muito mais há de vir!

Na verdade, este ano jubilar, como todo evento histórico, permite-nos realizar uma ação dinâmica em três tempos: olhar o passado com gratidão, olhar para o presente com alegria e vislumbrar o futuro com esperança. Olhamos sim para trás e percebemos quantas maravilhas o Senhor realizou no mundo! A devoção mariana embalada pelas novenas perpétuas, pelas procissões e pelos gestos concretos de seus devotos, possibilitou mais e mais graças e bênçãos. Olhamos para o presente e vemos com alegria o contributo que a nossa congregação tem dado ao povo, apresentando-o àquele que, conduzido pelas mãos de Maria, é verdadeiramente o nosso eterno Perpétuo Socorro. Olhamos para o futuro, sonhando que seja este Ano Jubilar, e a Indulgência que dele receberemos, uma ocasião propícia para a tão necessária renovação espiritual de nossa querida congregação, para que seja, de fato, propagadora da Copiosa Redenção.

Com este Informativo Provincial Especial, colhemos materiais, apresentamos estudos, indicamos através das conclusões de encontros e reuniões realizadas um sem número de pistas e sugestões concretas para que possamos bem celebrar e viver o Ano Jubilar. Só me resta desejar um bom proveito e uma boa leitura! 

Pe. Inácio Medeiros, C.Ss.R.
Redator

Clique para ler: 

 

 
Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Pe. Inácio Medeiros, C.Ss.R., em Redentoristas

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.