Por Pe. Inácio Medeiros, C.Ss.R. Em Redentoristas

Intercongregacionalidade e missão compartilhada | Informativo da Província Especial

info-setembro_provinciaEntre os dias 6 e 9 de julho de 2016 ocorreu na Casa de Hospedagem Seminário Santo Afonso, em Aparecida (SP), o encontro dos institutos afiliados ao carisma e espiritualidade redentorista em nível de América Latina. As atividades contaram com representantes das congregações e institutos que compõem a Família Redentorista e vivenciam, cada um em sua particularidade, o carisma e a espiritualidade centrada no Santíssimo Redentor, herança gloriosa deixada por Santo Afonso de Ligório.

Foi a primeira vez que as congregações se reuniram para refletir temas em comum em nível de América Latina. Com o tema 'O carisma redentorista: com os pobres, Misericórdia, Evangelização e Ação Social' o evento debruçou-se sobre os desafios e a missão das congregações embasadas na espiritualidade de Santo Afonso.

Entre as frentes trabalhadas, as palestras abordaram aspectos como a espiritualidade e a mística missionária, a vivência da misericórdia, a ação social, a luta pela mulher, a defesa da pessoa humana entre outros. Cada grupo foi convidado a compartilhar as vivências e histórias dentro da congregação que integram. A primeira iluminação veio das palavras do superior geral da Congregação do Santíssimo Redentor, padre Michael Brehl, que ressaltou o convívio, o compartilhamento de ações, de decisões e de uma colaboração mais estreita dos institutos que formam a família Redentorista como forma de enfrentar os desafios da modernidade. Ele ainda frisou que os superiores maiores e os delegados ofi ciais que participaram do evento terão pela frente uma grande missão, a de levar para as congregações a que pertencem um conhecimento mais aprofundado. 

Ele lembrou que muito mais que a formação oficial do evento, o encontro oferecia a oportunidade de partilha nos tempos livres. Nesses momentos, segundo o superior, seria possível dialogar, encontrar e planificar outras possibilidades e aprofundar os conhecimentos no carisma. O superior ainda acentuou que é preciso conhecer os demais, para, assim, criar um ambiente de confiança e colaboração entre as instituições.

O encontro mostrou que há uma grande coincidência entre as congregações e que cada instituto, à sua maneira, procura dar uma resposta ao chamado do Senhor, seguindo Jesus Cristo Redentor no anúncio da Boa-nova a todos, sobretudo aos pobres. Mas é preciso não apenas anunciar Cristo, como também atuar em obras que nos tornem misericordiosos como o Pai, pois sempre é uma alegria compartilhar essa boa-nova com outras congregações que entendem o sentido do mesmo chamado.

A partir do encontro uma comissão foi montada para analisar as ações conjuntas no futuro e definir as diretrizes para os próximos encontros que devem acontecer a cada 2 anos. E uma das propostas foi a de se produzir um Informativo Especial contando um pouco da reflexão feita e também da vida e missão de cada instituto ou congregação. Este Informativo Especial é que fazemos chegar até as suas mãos. Boa leitura e bom proveito! 

Pe. Inácio Medeiros, C.Ss.R.
Redator 

Veja o informativo especial deste mês: 

 

 
Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Pe. Inácio Medeiros, C.Ss.R., em Redentoristas

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.