Por Pe. Antônio Niemiec, C.Ss.R. Em Redentoristas

Membros das Equipes Missionárias Redentoristas se reúnem em Fortaleza

logo_encontrofortalezaAs Equipes Missionárias Redentoristas realizam, nos dias 25 a 29 de janeiro, mais um Encontro Nacional. A iniciativa reunirá em Fortaleza (CE), padres, religiosos, irmãs religiosas e leigos, representando grupos missionários de diversas partes do Brasil.

Esse encontro de estudo, reflexão, intercâmbio, partilha e planejamento se inscreve dentro de uma longa tradição da experiência das Missões Populares dos redentoristas, no Brasil, que já dura mais de 120 anos, ininterruptamente.

As Missões Populares, que estão na essência do carisma dos missionários redentoristas, indo ao encontro do apelo da Missão Continental, têm se mostrado um caminho eficaz de evangelização, conforme as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da CNBB (cf. DGAE 2015-2019, no 77).

A evangelização precisa levar em consideração o contexto atual da Igreja e da sociedade. Por isso, os participantes do Encontro pretendem debruçar-se sobre o conteúdo e as conclusões do Sínodo dos Bispos sobre a Família, concluído no ano passado, um acontecimento de grande importância para a Igreja e sua ação evangelizadora, que teve como tema “A vocação e missão da família na Igreja e no mundo contemporâneo”.

As Diretrizes Gerais da CNBB exortam ainda que: Um olhar especial merece a família [...]. Tamanha é sua importância que precisa ser considerada “um dos eixos transversais de toda a ação evangelizadora”. Portanto, é preciso uma pastoral intensa, vigorosa e frutuosa, capaz de animar a vivência da santidade no matrimônio e na família, atendendo também as diversas situações familiares (cf. 111).

Para ajudar na reflexão e no discernimento referente à aplicação do conteúdo do Sínodo na prática missionária dos redentoristas foi convidado, como assessor, o padre Marciano Vidal, redentorista, espanhol, teólogo e um dos moralistas mais prestigiados do mundo. Professor titular da Universidade Pontifícia Camillas, em Madri e professor convidado na Academia Alfonsiana em Roma, Vidal é autor de vários livros. 

missoes-caucaia
Foto oficial dos participantes do encontro.

Por Antônio Niemiec, C.Ss.R.
Vice-Província de Salvador (BA) 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Pe. Antônio Niemiec, C.Ss.R., em Redentoristas

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.