Por Redação A12 Em Redentoristas

Mensagem do Congresso Internacional sobre Ícone do Perpétuo Socorro

A Congregação do Santíssimo Redentor celebrará em 2016 a celebração dos 150 anos da entrega do Ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro pelo papa Pio IX à ordem religiosa. O Ano Jubilar será marcado por um tempo de graça e uma série de ações com a participação dos leigos e religiosos. 

Foto de: Província Campo Grande.

Congressistas do Congresso N S Perpetuo Socorro

Congressistas miram celebração dos 150 anos da entrega do Ícone do Perpétuo Socorro aos Redentoristas em 2016.

 

O Congresso Internacional sobre o Ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro realizado na semana passada em Campo Grande (MS) foi a primeira iniciativa em vista da comemoração. Durante o evento, padre Phillip Dabney, representante da Conferência Redentorista da América do Norte e membro da Comissão Central criada para organizar as festividades em vista da celebração, adiantou aos participantes que o tema do Ano Jubilar será 'Mãe do Perpétuo Socorro: Ícone do Amor'.  

Outras iniciativas farão parte da comemoração, como um concurso para a criação da logomarca do jubileu, a elaboração de um DVD sobre a história do ícone e concursos musicais enfocando o tema, e ainda o envio de um convite especial ao Papa Francisco para participar das comemorações centrais, em Roma, renovando o pedido feito pelo Papa Pio IX em 1866, quando confiou o ícone aos missionários redentoristas.

Além das comemorações centrais, programadas para o dia 27 de junho de 2016, haverá programação específica em todas as paróquias e santuários redentoristas espalhados pelo mundo. O ano de 2017 será uma grande oportunidade para que os missionários de todo o mundo comecem a trabalhar para fazer do ícone um instrumento de evangelização e não apenas de devoção, sublinhou o religioso.

Confira a mensagem final dos congressistas: 

CONGRESSO INTERNACIONAL DE NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO
CAMPO GRANDE, MS, BRASIL, 12 – 16 DE MAIO DE 2014
MENSAGEM DOS CONGRESSISTAS 

MÃE DO PERPÉTUO SOCORRO, ÍCONE DE AMOR!

Começamos a caminhada para a solene celebração do 150º. Aniversário da entrega do Ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro aos Redentoristas pelo Papa Pio  IX. A Província Redentorista de Campo Grande, junto com a sub-Conferência URB (União dos Redentoristas do Brasil)e a Conferência de América Latina e Caribe, tomou a iniciativa de realizar um Congresso Internacional sobre este Ícone tão querido quanto popular em todo o mundo. A coordenação foi assumida pelo Superior Provincial da Província de Campo Grande, Pe. Joaquim Parron, e pelos confrades de sua Província, na pessoa do Pe. Dirson Gonçalves, reitor do Santuário do Perpétuo Socorro de Campo Grande, e pela sua equipe de confrades e de leigos. Campo Grande, uma cidade morena que se encontra no centro-oeste do Brasil, como portal do Pantanal sul mato-grossense, nos acolheu muito bem.

Foi admirável a presença de confrades de todas as Conferências, além de muitos leigos missionários, o que demonstra o amor redentorista pela Mãe do Perpétuo Socorro e o interesse de todos em promover um tempo especial de graças durante o período deste Aniversário. Foram 102 participantes, provenientes de 28 países, com representantes das 5 Conferências. Essa iniciativa, plenamente apoiada pelo Governo Geral, teve a alegria de contar com a presença do nosso Superior Geral, Pe. Michael Brehl, que presidiu a abertura do Congresso, do Vigário Geral, Pe. Enrique López e do Coordenador da Conferência de ALC, Pe. Manny Rodrigues, que ajudaram em todos os trabalhos. Esteve conosco também Pe. Ben Ma, Coordenador da Conferência da Ásia e Oceania. Os Congressistas expressam sua gratidão à Província Redentorista de Campo Grande pela iniciativa e organização do Congresso, e às suas Unidades, que lhes possibilitou participar desse evento.

 

"Toda a história dos seus devotos ao longo desses 150 anos... tem sido uma profunda e constante experiência do amor materno de Maria, que nos acompanha com seu olhar atento e sereno, pronta a nos oferecer o socorro que traz em seus braços, Jesus, nosso Santíssimo Redentor".

O encontro se desenvolveu entre partilha de experiências, principalmente em relação à Novena Perpétua, reflexão sobre a mensagem do Ícone e propostas de ação evangelizadora, que ajudem a aprofundar e  a renovar o mandato assumido há 150 anos de fazê-la conhecida em todo o mundo. Foi muito bom ouvir tudo o que se faz nas várias partes do mundo, que estavam representadas no Congresso, além da oportunidade de participar da Novena perpétua celebrada com todo o Povo de Deus. Essa piedade popular, manifestada com muita devoção e alegria, incentiva a nossa própria devoção.

Procuramos contemplar a Mãe do Perpétuo Socorro em seu sentido original como Ícone de tradição oriental bizantina, refletimos sobre a sua Mariologia, meditamos sobre a Mensagem espiritual, pastoral e missionária, que brota deste Ícone, e dialogamos sobre a dimensão de Piedade popular e Liturgia do Ícone, em vista de renovar o nosso empenho de Evangelização.

Esse primeiro evento internacional nos conduz diretamente à proposta do lema para a celebração dos 150 anos: “Mãe do Perpétuo Socorro, Ícone de Amor!” Toda a história dos seus devotos ao longo desses 150 anos, junto com a dedicação pessoal, comunitária e pastoral de gerações de confrades que propagaram esta devoção, tem sido uma profunda e constante experiência do amor materno de Maria, que nos acompanha com seu olhar atento e sereno, pronta a nos oferecer o socorro que traz em seus braços, Jesus, nosso Santíssimo Redentor.

Este Congresso reaqueceu nossos corações em nosso amor à querida Mãe do Perpétuo Socorro e partimos daqui com o compromisso de nos envolver com alegria na celebração deste 150º. Aniversário. E queremos convidar cada confrade, cada Unidade e cada Conferência a assumirem conosco com criatividade um novo mandato de fazê-la conhecida e amada em todo mundo como o Ícone de Amor, expressão viva da copiosa Redenção.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Redentoristas

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.