Por Pe. Inácio Medeiros, C.Ss.R. Em Redentoristas

Morre aos 75 anos, o missionário redentorista padre Antônio Queiróz

Foto de: Província de São Paulo.

Padre Antônio Queiróz dos Santos

Padre Antônio Queiróz dos Santos, C.Ss.R. 
*1940  +2016 

O missionário redentorista Padre Antônio Queiróz dos Santos fez a sua Páscoa definitiva na noite desta segunda-feira, 15 de fevereiro, em Guaratinguetá (SP).

Padre Queiróz nasceu no dia 01 de novembro de 1940 e completou no último dia 02 de fevereiro de 2016 os seus 50 anos de consagração religiosa.

Entrou para o Seminário Santo Afonso, em Aparecida, no dia 28 de janeiro de 1959. Fez o Noviciado em Pindamonhangaba durante o ano de 1965. Professou os primeiros votos de pobreza, castidade e obediência na Congregação do Santíssimo Redentor aos 02 de fevereiro de 1966. Iniciou os estudos de Filosofia primeiro no Seminário Santa Teresinha, em Tietê (SP), no ano de 1966, completando no Alfonsianum, em São Paulo SP, na época localizado na Rodovia Raposo Tavares, onde também cursou a Teologia. Sua Profissão Perpétua foi celebrada no Alfonsianum, a 25 de julho de 1971.

Sua ordenação diaconal aconteceu aos 19 de dezembro de 1971, no Jardim Paulistano, pela imposição das mãos de Dom Juvenal Roriz, Bispo da Prelazia de Rubiataba/Mozarlândia (GO). Foi ordenado sacerdote, em Frutal (MG), aos 27 de agosto de 1972, por Dom José Pedro Costa, Administrador Apostólico da Arquidiocese de Uberaba MG.

Iniciou sua vida apostólica em janeiro de 1973, como Vigário Paroquial na Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no Jardim Paulistano, São Paulo (SP). De 1974 a julho de 1976, assumiu o ofício de Vigário Paroquial, na Paróquia de São Pedro, em Garça (SP).

De agosto de 1976 a dezembro de 1979, morou em São João da Boa Vista, como membro da Equipe Missionária. De 1980 a 1982, passou a residir no Seminário Santo Afonso, como responsável pelo Secretariado Vocacional da Província.

Em 1983, foi transferido novamente para São João da Boa Vista como auxiliar do Mestre de Noviços. Em 1985, voltou ao Seminário Santo Afonso, em Aparecida, novamente como responsável do Secretariado Vocacional. Em abril de 1991, foi transferido, a seu pedido, para a periferia de São Paulo, para a Cidade Tiradentes, onde permaneceu apenas alguns meses.

Pediu então para trabalhar na Diocese de Bom Jesus da Lapa BA, na cidade de Correntina, lá chegando em agosto de 1991. Depois desta experiência missionária voltou à Província em 1993, morando no Jardim Paulistano até que em 1994, passou para a nossa Vice-Província de Recife (PE), morando na comunidade Nossa Senhora Aparecida na UR-5 Ibura. Foi um dos fundadores desta comunidade na periferia de Recife onde trabalhou na Pastoral e na formação do Pré-Noviciado.

Em 1995, voltou para a Província, residindo em Aparecida, na Comunidade do Santuário, trabalhando no atendimento aos romeiros. Em 2006, foi transferido para São João da Boa Vista, trabalhando na Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. E em 2009, retornou para Aparecida, integrando novamente a Comunidade do Santuário Nacional até o fim de sua vida.

Em seus programas na Rádio Aparecida, especialmente na apresentação da Consagração a Nossa Senhora, no horário das 15 horas e também em suas homilias contava muitas historinhas e o povo apreciava muito isso. Durante vários anos teve um site próprio na internet onde publicou muitas dessas histórias que ele recolhia em todos os lugares. Depois fez este mesmo serviço foi integrado ao Portal A12 onde suas mais de 1500 historinhas ainda estão à disposição dos internautas. Teve também um blog na internet chamado 'Liturgia Diária Comentada' onde apresentava reflexões sobre a liturgia do dia.

Nos últimos anos sua saúde veio piorando, agravada, sobretudo, por problemas cardíacos. Foi internado diversas vezes e na última seu quadro se agravou cada vez mais, vindo a falecer às 21h30 do dia 15 de fevereiro de 2016.

O velório acontece no Convento do Santuário Nacional de Aparecida até às 13h, depois será transferido para a Capela São José que fica no interior do Santuário Nacional, onde ocorrerá a missa de corpo presente às 16h. Será sepultado no Cemitério Santa Rita, em Aparecida. 

Pe. Inácio Medeiros, C.Ss.R.
Secretário e Arquivista provincial

36 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Pe. Inácio Medeiros, C.Ss.R., em Redentoristas

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.