Por Redação A12 Em Redentoristas

O significado do ícone do Perpétuo Socorro no congresso internacional de Campo Grande

Mais de 90 missionários redentoristas de 28 países vindos de todos os continentes participam do 1º Congresso Internacional sobre Nossa Senhora do Perpétuo Socorro na Província de Campo Grande (MS). 

“Significado do ícone do Perpétuo Socorro como ícone especial” foi tema de palestra no 1º Congresso Internacional de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, que acontece desde o dia 12 de maio, em Campo Grande (MS).

A palestra ministrada pelo redentorista da Polônia, padre Marek Kotynski no último dia 14, destacou que o ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro apresenta para os cristãos diretamente a presença de Jesus Cristo. “Os cristãos acreditam na presença de Cristo no ícone e na eucaristia, mas em vários sentidos. No ícone a presença é sentida no sacramento”, disse padre Marek, explicando sobre a identidade dos personagens presentes no ícone, como Nossa Senhora, Jesus e os dois anjos.

Padre Marek da Polônia

As cores retratadas no ícone também foram comentadas pelo religioso. Como o azul marinho e o vermelho, que lembra fogo, nas vestes de Maria e o verde da roupa de Jesus, que nos remete, segundo ele, “a vida que nos deu vida nova”. A mensagem da pintura, de acordo com padre Marek, mostra Nossa Senhora segurando seu filho, representado como criança e a feição do rosto de um adulto. Na mensagem principal, mãe e filho não se olham, o que surpreende até o espectador.

“O olhar de Jesus, dirigido para o lado esquerdo, é voltado para o Pai Celestial e os olhos da virgem dirigidos para a pessoa que reza no ícone, é um convite para a oração e contemplação”, explicou. Para padre Marek, o ícone oferece uma variedade de interpretações, como por exemplo, a sandália caída aos pés de Cristo que representa humildade e sinal de uma nova aliança.

“Por meio de formas e cores, figuras e símbolos, o ícone é um evangelho pintado que chega aos nossos sentidos e ao nosso coração e Deus se deixa ser visto na fé. Está assim ligado a palavra de Deus e um tipo de altar para seguirmos a Deus” completou.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Redentoristas

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.