Por Pe. José Inácio Medeiros, C.Ss.R. Em Redentoristas Atualizada em 27 MAR 2019 - 10H59

Orar a partir da Natureza

Biomas Brasileiros Campanha da Fraternidade 2017

No dia 1º de março a Igreja no Brasil repetirá uma tradição que já vem acontecendo desde os anos 1960, vivenciando mais uma Campanha da Fraternidade. Este ano a Campanha fala dos Biomas Brasileiros, recuperando uma consciência sobre a riqueza de nossa biodiversidade que precisa ser preservada e protegida, tendo como Tema: “Fraternidade: Biomas brasileiros e defesa da vida” e como Lema: “Cultivar e guardar a criação” (Gen 2,15).

Não nos esqueçamos que a Campanha da Fraternidade, assim como o agir evangelizador da Igreja é sempre uma ação dinâmica, ou seja, a partir do entendimento da realidade que se nos apresenta (Ver), buscamos iluminar esta realidade com os ensinamentos da Igreja e do Magistério, e com a iluminação das sagradas Escrituras (Julgar) para depois buscarmos uma postura no mundo condizente com a nossa missão cristã (Agir).

Muito a propósito recuperamos aqui dois textos oracionais de Santo Afonso que inspirados nos ajudam a rezar sobre a obra da criação. Assim nos diz ele em sua obra “O trato familiar com Deus:

Santo Afonso Maria de Ligório

“Quando vires os rios e arroios correrem para o mar sem se deterem, pensa que assim deves correr tu para Deus, teu único bem."

"Quando ouvires o canto dos pássaros, dize para teu coração: - Ouve como estes animaizinhos louvam ao Senhor: E eu? E louva-o com atos de amor."

"Quando vires os vales fertilizados pelas águas que descem das montanhas, pensa que, do mesmo modo, descem do céu as graças sobre os corações humildes..."

"Quando teu olhar descansar sobre o mar, pensa na imensidade e na grandeza de Deus..."

"Quando contemplares a campina, as flores e os frutos que te alegram com sua beleza e perfume, exclama: - Quantas maravilhas Deus criou para mim nesta terra para convidar-me a ama-lo, e quantas delícias me reserva no paraíso!"

"Quando contemplares o céu estrelado, pensa: - Um dia terei a felicidade de caminhar sobre essas estrelas..."

"Quando vires a felicidade que demonstra um cachorrinho, agradecido pelo carinho e o alimento que seu dono lhe dá , pensa que tu deves maior fidelidade ao Senhor que te criou, te conserva a vida e te cumula de dons”.

Ou então nos inspiremos nesta oração, quase que um salmo sobre a criação também de sua obra “o trato familiar com Deus”:

Que generoso sois, Senhor,

com todos os que vos procuram.

Saís a nosso encontro

nas maravilhas com que adornastes

toda a Criação.

Com que prazer vos deixais

buscar nos vossos vestígios

que são as criaturas.

 Em Vós ponho meu amor

e minha alegria.

Todas as minhas complacências

ponho em Vós.

Sois o objeto e o único fim

de todas as minhas ações,

até que este desejo

de encontrar-vos totalmente

se realize.

 

Entretanto, Senhor,

vinde em minha ajuda.

Enquanto vos estou buscando,

tomai-me e não me deixeis

nas mãos

de minha própria vontade.

 

:: Testemunhos do Redentor, solidários na missão em um mundo ferido

 

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Pe. José Inácio Medeiros, C.Ss.R. , em Redentoristas

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...