Diácono Denis Francisco será ordenado padre
em São José do Alegre (MG) neste sábado, 30 de agosto.
“Por causa da tua Palavra, lançarei as redes” é o tema escolhido pelo diácono Denis Francisco Rosa de Oliveira para sua ordenação sacerdotal. Como Pedro, o diácono responderá definitivamente ao convite do Senhor para “avançar para águas mais profundas e lançar as redes para pesca”. O convite para Pedro soou estranho depois de uma noite inteira sem nenhum peixe pescado, mas confiante e em “atenção” à Palavra do Senhor ele lançou as redes e pescou tanto como em nenhuma noite. Ali ouviu o convite: “De hoje em diante serás pescador de homens”. Neste sábado (30), diácono Denis repetirá como São Pedro a mesma afirmação na Paróquia São José do Alegre em Minas Gerais, perante a comunidade que o viu crescer e de seus familiares e amigos, entregando totalmente a sua vida para “pescar homens” para o Senhor e confiante na graça divina que opera naqueles que aceitam o seu chamado.
Em entrevista ao A12, diácono Denis falou sobre a expectativa para a ordenação sacerdotal. “Eu me sinto muito abençoado por Deus. Essa é uma escolha pessoal, entretanto o Redentor nos chama pelo nome e é difícil resistir. Depois de nove anos de formação redentorista nos seminários, depois também de vivenciar seis meses de ministério diaconal, agora chegou a ordenação presbiteral que assumo com grande alegria”. Depois deste longo período de discernimento e formação de sua vocação, o religioso compara sua alegria à de Maria, que é o modelo de consagração e seguimento para a vida consagrada. “Minha alegria assemelha-se a alegria de Maria quando deu sim ao projeto de Deus para ser mãe de Cristo Jesus. Nesse momento, dou meu sim ao chamado de Jesus aceitando seu projeto de amor e de misericórdia para a humanidade”, completou.
Diácono Denis respondeu ainda outras perguntas, acompanhe:
Portal A12 – Qual tema escolheu para sua ordenação e o que ele quer dizer a respeito de sua vocação?
Diácono Denis - O tema que escolhi para a minha ordenação presbiteral é: “Por causa da tua Palavra, lançarei as redes” (Lc 5,5). Ele nos diz que a Palavra de Jesus é muito convidativa; ela é confiante porque trata de um convite fiel e amoroso feito por Deus. Também é feita com autoridade, de uma maneira que não se deixa enganar. Sobre a minha vocação, esse tema faz-me recordar do meu discernimento vocacional em 2004, na ocasião do Ano Vocacional da Igreja no Brasil, com o Lema: “Avancem para as águas mais profundas”, do mesmo evangelho do meu tema. Nós não podemos perder jamais o primeiro amor, visto que é ele o primeiro convite de Jesus e, ao relembrar dele, continuemos perseverantes ao seu chamado.
Portal A12 – Chegando a essa fase final da formação em vista do presbiterado, como vislumbra o seu futuro?
"Não pretendo ser mais um padre na Igreja e na Congregação Redentorista...percebo que o Espírito Santo me promete grandes coisas, apesar de minha 'pequenez'".
Diácono Denis - Peço todos os dias para a Trindade Divina me guiar como um bom servo e pastor. Eu pretendo direcionar meu ministério sacerdotal como forma de serviço e pastoreio. Não pretendo ser mais um padre na Igreja e na Congregação Redentorista, muito menos se apegar em pastorais de manutenção. Eu percebo que o Espírito Santo me promete grandes coisas, apesar de minha “pequenez”. Vejo as muitas pessoas numa grande carência afetiva, desorientadas, confusas, sem alguém para desabafar; quem sabe aqui pode ser um dos campos de minha atuação. Porém, percebo ainda uma crise ao abdicar coisas para seguir fielmente Cristo e isto no mundo religioso é visível e, ao mesmo tempo, é pecado contra ao primeiro projeto da comunidade Cristã: Todos os que abraçavam a fé viviam unidos e colocavam tudo em comum; vendiam suas propriedades e seus bens e repartiam o dinheiro entre todos, conforme a necessidade de cada um (At 2,45).
Portal A12 – Qual agradecimento nasce de seu coração nesse momento?
Diácono Denis - Meu grande agradecimento é a Deus por me chamar e me dar forças nessa minha escolha em segui-Lo como Missionário Redentorista, à minha família, aos meus confrades redentoristas e a tantas pessoas que têm um enorme carinho por mim.
"A melhor escolha para se viver nesse mundo é seguir o coração, visando sempre o seu bem e o bem de todos".
Portal A12 – Aos jovens que estão lendo essa entrevista qual a mensagem que você gostaria de transmitir?
Diácono Denis - Aos meus caros jovens que leem essa entrevista quero lhes dizer essas simples e sábias palavras: A melhor escolha para viver neste mundo não é aquela que lhe leva ao topo da fama, do poder, do acúmulo e da vitória. A melhor escolha para se viver nesse mundo é seguir o coração, visando sempre o seu bem e o bem de todos. Faça a escolha certa para sua vida, pois o Redentor te chama pelo nome, pelo seu nome, por aquilo que você é.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.