Por Pe. Francisco Javier Caballero, C.Ss.R. Em Redentoristas

Papa Francisco reza diante do Ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

papa_icone

No dia 25 de junho, Papa Francisco recebeu em audiência, o missionário redentorista, padre Francisco Javier Caballero, diretor da revista ICON Perpétuo Socorro. Depois de concelebrar a missa da manhã na Casa Santa Marta, padre Caballero teve a oportunidade de falar ao Papa sobre o 150º aniversário da entrega do ícone aos Redentoristas por Pio IX. Leia o que ele conta de sua experiência:

Quando anunciam que você irá participar da Eucaristia com o Papa Francisco, surgem sentimentos com os quais você já se encontrou na vida. Há muito tempo eu descobri que a missa vale por si mesma, em qualquer lugar, em cada comunidade, mas também é verdade que a proximidade com aquele que está “agitando as águas” da nossa Igreja, nos comove de uma maneira especial. Depois de passar o nervosismo inicial, a partir do primeiro momento, Francisco transmite serenidade no momento mais importante.

O Papa fez sua saudação, pedimos perdão, e depois de ouvir as leituras do dia (Gn 16, 1-12.15-16, Sal e 105 Mt 7, 21-29) se aproximou do púlpito e começou a homilia que incidiu sobre três verbos: escutar, falar e agir … e um substantivo: os “falsos profetas”. O Papa disse que não é suficiente o binômio falar-fazer, mas é preciso “escutar”, “aquele que ouve estas minhas palavras e não as põe em prática, ele vai ser como o homem que constrói a sua casa na areia, e não sobre a rocha“. Quem ouve a Deus constrói a sua casa sobre a rocha do amor de Deus. Os falsos profetas, no entanto, falam sem ouvir a Palavra de Deus. Como um exemplo da pessoa que combina o silêncio e a escuta, ação e contemplação, ele nos falou de Teresa de Calcutá, que “ouviu a voz do Senhor: ela não falou e foi capaz de ouvir em silêncio” e, em seguida, de agir. E, como a casa construída sobre a rocha, “ela não entrou em colapso em seu trabalho”. De seu testemunho compreende-se que “os grandes sabem escutar porque após o ato de escutar, eles sabem que a sua confiança e sua força” são provenientes da “rocha de Jesus Cristo”. Francisco termina sua meditação com um gesto – foi a única vez que o vi cheio de energia – dando algumas batidas no altar, e disse: “o altar de pedra, forte, robusto é um símbolo de Jesus”.  É aqui que Jesus se torna “débil, um pedaço de pão”, que é dado a todos. O Senhor, que “tornou-se fraco” para tornar-nos mais fortes ” e “nos acompanhar nesta celebração e nos ensinar a escutar e a agir” partindo “da escuta e não de nossas palavras”.

Ele concluiu a Eucaristia sem outros gestos. Vimos a harmonia do homem simples, e, especialmente, aquele que vive o que celebra e celebra o que vive.

Poucos minutos para tirar os paramentos e nos dizem que Francisco está pronto para nos receber. O sorriso do Papa ilumina a sala: próximo, humano, simples… beijo seu anel, ele pergunta quem eu sou e o que eu faço, eu digo a ele e, em seguida, mostro-lhe o ícone do Perpétuo Socorro. Eu digo a ele que os Redentoristas celebram este ano o 150º aniversário da entrega do Ícone pelo Papa Pio IX e, enquanto escuta a informação que estou dando, eu vejo que ele fecha os olhos e põe a mão sobre o ícone… Eu tento respeitar este momento de oração e acho que eu deveria segui-lo, mas não posso. Depois de um momento, ele abre os olhos e diz: “Continue a espalhar a devoção ao ícone de Maria… rogai por mim na frente dela… o Senhor te abençoe.” Depois destas palavras, eu apertei sua mão e ele me deu um beijo.

papa_reza_icone

Quando eu me distancio, as palavras ecoam no silêncio: “rezar diante do ícone”, “ficar em silêncio, para que suas palavras não sejam a dos falsos profetas, mas sejam frutos do encontro”. 

Padre Francisco Javier Caballero, CSsR
Diretor da revista ICON Perpétuo Socorro

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Pe. Francisco Javier Caballero, C.Ss.R., em Redentoristas

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...