Por Redação A12 Em Redentoristas Atualizada em 04 MAI 2018 - 17H55

Paróquia do Jardim Paulistano abriga afrescos de grande beleza

 
  

A Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, localizada no Jardim Paulistano, em São Paulo (SP), abriga uma das obras mais belas e expressivas da arte contemporânea da capital: um significativo afresco encomendado pela comunidade Redentorista que revela faces conhecidas da sociedade da época ao lado de padres, bispos e santos.

Concebido em função da devoção a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro como medianeira e fonte inesgotável de auxílio e socorro, a pedra fundamental dessa igreja foi lançada no dia 04 de maio de 1952. Já o afresco foi inaugurado em 13 de setembro de 1964. A obra é de autoria do famoso pintor romeno-franco-brasileiro chamado Sansor Flexor e levou seis anos para ser finalizada.

O conjunto das pinturas murais da igreja mede cerca de 300 metros quadrados e contém 196 personagens, divididos em blocos. À esquerda está a representação da Igreja Militante que é composta por um grande número de fiéis, devotos ilustres da comunidade paulistana e até mesmo um autorretrato do próprio pintor.

Pela lateral direita, os santos formam a Igreja Triunfante; próximo ao altar, em ambos os lados, observa-se a cena do milagre de Nossa Senhora, ocorrido nas Filipinas; a Igreja Padecente, cujos olhares fixos e esperançosos se dirigem para a ábside do presbitério; e finalmente o altar-mor, em cuja cúpula reina a representação de Nossa Senhora, ladeada pelos quatro evangelistas.

As pinturas “consistem numa extensa exposição de personagens que se orientam em direção ao grande centro, representado pela figura maior de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, determinados e dirigidos graças ao dinamismo das formas e linhas diagonais. Descobrem-se, portanto, não apenas as figuras humanas, mas os traços que as constroem”, de acordo com a professora e pesquisadora da USP Teresa Cristófani Barreto, no artigo “Retratar, retratar-se, ser retratado”.

Visite a Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro:

Rua Honório Líbero, 100 / em frente à praça Desembargador Manoel Gomes de Oliveira
Jardim Paulistano - Oeste
Contato: (11) 3083 0033

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Redentoristas

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.