Por Pe. José Inácio Medeiros, C.Ss.R. Em Redentoristas

Província de São Paulo: Pioneirismo e arrojo missionário

info_provincial_maiojunhoDesde o início de sua histórica caminhada a Província de São Paulo continua a herança que foi deixada pela Província Bávaro-alemã que nos fundou, história esta marcada por aquilo que de mais importante recebemos, o arrojo e o pioneirismo missionário. Nossa história, por isso mesmo, está recheada de exemplos magníficos desta herança. Aqui falamos da realidade de Aparecida e de seu santuário, cuja ação pastoral hoje é exemplo e paradigma para a Igreja do Brasil. Graças ao esforço de muitas gerações de redentoristas ela é conhecida internacionalmente, especialmente depois de ter recebido a visita dos três papas que vieram ao nosso país, passando por Aparecida. Podemos falar também das Santas Missões e das mais de 1.500 cidades que já foram missionadas nos quatro cantos de nosso país, algumas delas por diversas vezes. Citamos a Editora Santuário, nos seus mais de 115 anos de existência, oferecendo ao público um catálogo evangelizador de mais de 800 títulos; ligada a ela temos também a Editora Ideias e Letras.

No contexto de Aparecida sobressaem ainda nossa Rádio e TV Aparecida, além do Portal A12.com; não podemos nos esquecer de nossas comunidades mais antigas, como a quase centenária Araraquara, e o esforço de inculturação da fé nas paróquias e igrejas, para que sejam, de fato, missionárias. De nossa Província surgiram outras duas unidades, as províncias de Goiás e Porto Alegre, estando desde 1996 em parceria com a Vice-Província de Recife, sustentando a vida e a missão em terras nordestinas. Prova disso está o fato de terem as duas unidades assumidos em fevereiro deste ano o cuidado pastoral do Santuário de Nossa Senhora da Conceição no Alto do Morro que sombranceia a cidade de Recife. Além de pensar em suas necessidades, a Província sempre se abriu ad gentes, percebendo e compartilhando seus esforços com outras necessidades missionárias. Graças a isso já estivemos em Angola, mantivemos por alguns anos uma comunidade missionária nos Estados Unidos e agora estamos presentes no Suriname e em outras unidades redentoristas do próprio Brasil; temos confrades em Roma, alguns se especializando, outros prestando serviços ao Governo Geral da Congregação. Por fim, estamos prestes a iniciar uma presença missionária em Portugal, em parceria com as demais unidades redentoristas do Brasil.

Neste número do informativo Provincial falamos um pouco deste arrojo e pioneirismo missionário com vários exemplos. Nossa busca incessante é a de buscar a fidelidade em nossa vocação missionária, encontrando nosso lugar no mundo e na Igreja.

Por isso, desejo a todos uma boa leitura e um bom proveito!

 
Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Pe. José Inácio Medeiros, C.Ss.R. , em Redentoristas

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.