Por Redentoristas Em Redentoristas

Quatro religiosos redentoristas serão ordenados diáconos neste sábado

convite_ordenacaodiaconalNeste sábado (05), quatro religiosos redentoristas da Província de São Paulo serão ordenados diáconos. O diaconado é uma vocação ministerial, primeiro grau do ministério presbiteral, seu nome vem do termo ‘diaconia’ que significa serviço. A celebração será realizada na capela do Seminário Santo Afonso, em Aparecida (SP), às 16h, presidida pelo bispo emérito de Coari dom Joércio Gonçalves, C.Ss.R. 

Os jovens religiosos escolheram como lema de sua ordenação diaconal o trecho da carta de Gálatas 5,13 que diz "Servir-vos uns aos outros pelo amor". Serão ordenados diáconos: Marcelo Magalhães, Francisco de Jesus dos Santos, João Paulo de Oliveira Ramos e João Paulo de Oliveira. 

Segundo o frater Marcelo Magalhães o tema foi escolhido em sintonia com o Jubileu da Misericórdia. "Dentro do Ano da Misericórdia nós pensamos justamente nesse "servir-vos uns aos outros pelo amor". Acredito que o amor é o grande rosto da misericórdia de Deus e através do amor que a gente pode conhecer as faces de Deus, por meio de Jesus e tudo o que Ele ensinou. E tudo o que é missão de fazer, de levar, de anunciar, eu acredito que passa pelo amor". 

Ao receber o ministério do diaconato, os religiosos tem a oportunidade de vivenciar um tempo especial de preparação para o presbiterado. Para frater Marcelo esse tempo é necessário para aproximar o religioso de sua missão futura. "Acredito que vivenciar o diaconado é nos preparar para a missão que o sacerdócio tem dentro da Igreja e é também poder imprimir em nós, de fato, aquilo que o sacerdote deve ser para a Igreja e para o povo de Deus. Sem esse periodo talvez não teríamos tanto a prática do sacerdócio para servir, seríamos 'teólogos' demais e não falaríamos ao coração do povo", frisa. 

Por último, frater Marcelo fala sobre a emoção pela concretização de mais esse passo em direção ao sonho de sua vida. "Eu olho para tudo e falo: 'hoje eu sou o que criança sonhei'. Eu sonhei isso, eu quis isso, eu busquei isso, e acredito que a gente anda por vários caminhos e a gente aprende com todos eles. Então a minha preparação é olhar para a minha história e falar o que que eu sonhei um dia para a minha vida, e era servir como sacerdote. Então, carrego essa gratidão a Deus por essa possibilidade de poder mergulhar nisso tudo e fazer acontecer".  

Conheça um pouco sobre a vida de cada ordenando: 

Frater Marcelo MagalhãesFrater Marcelo Magalhães
Frater Marcelo nasceu no dia 01 de dezembro de 1988 na pequena cidade de Gonçalves, sul de Minas Gerais. É filho de Antônio Raimundo de Magalhães e Maria Selma da Rosa Magalhães e irmão de Fabiano da Rosa Magalhães. Descobriu sua vocação aos 6 anos de idade numa Semana Santa pregada por Redentorista na Paróquia Nossa Senhora das Dores, sua paróquia em Gonçalves, onde ajudava como coroinha e catequista. No ano de 2003, com 14 anos começou a corresponder com o Secretariado Vocacional Redentorista. Em 2004, ingressou no Seminário Redentorista Santo Afonso para fazer o ensino médio. Depois de percorrer diversas fases de formação, em 2012 mudou-se para São Paulo para cursar a Faculdade de Teologia. De 2013 a 2015 residiu na Comunidade Menino Jesus em Diadema, onde colaborou em diversos trabalhos pastorais junto às 10 comunidades da paróquia. No ano de 2015 conclui os estudos teológicos. 

Frater Francisco de JesusFrater Francisco de Jesus dos Santos
Frater Francisco nasceu no dia 04 de maio de 1975, na Fazenda Cachoeira, município de São João do Piauí. É filho de Francisco Deoclides dos Santos e Maria de Lourdes da Silva Santos. Ao todo teve oito irmãos, sendo um já falecido. Nos anos 80, seus pais migraram para São Paulo passando residir na Vila Menck, em Osasco (SP). Ingressou no dia 28 de janeiro de 2001 no Seminário do Santíssimo Redentor, em Sacramento (MG), para fazer o Propedêutico. Emitiu os seus primeiros votos religiosos em janeiro de 2006. Iniciou o curso de Teologia no ITESP em São Paulo. Em 2007 foi transferido para Cidade Tiradentes, Zona Leste de São Paulo. No ano de 2009, pediu dispensa dos votos e retornou para a casa dos seus pais, ficando pelo período de dois anos ausente da vida religiosa. Em 2011 resolveu voltar para a vida religiosa consagrada e concluiu o curso de Teologia. Em 2012 foi transferido para Aparecida para morar na Comunidade Padre Gebardo (Convento Velho) para administrar o Memorial Redentorista e ajudar na Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida. Em outubro do mesmo ano, reemitiu os votos temporários na Congregação do Santíssimo Redentor. 

Frater João Paulo RamosFrater João Paulo de Oliveira Ramos
Frater João Paulo nasceu em Serranos (MG), no dia 12 de novembro de 1982. Filho de Geraldo de Oliveira Ramos e Maria Aparecida da Silva Ramos. Tem três irmãos. Entrou no Seminário Redentorista Santo Afonso dia 27 de janeiro de 2007. Emitiu os votos temporários de pobreza, castidade e obediência no dia 22 de janeiro de 2012. No mesmo ano iniciou o curso de Teologia, passando a residir na comunidade do Alfonsianum. Em 2013 foi transferido para a comunidade Nossa Senhora da Esperança, na Zona Leste de São Paulo onde se encontra atualmente. Nos anos de 2013 e 2014, juntamente com o curso de Teologia, cursou uma pós-graduação em catequese pela Unisal. Em 2015 finalizou o curso de bacharelado em Teologia. 

 

Frater João Paulo de OliveiraFrater João Paulo de Oliveira
Frater João Paulo nasceu na cidade de Cunha (SP), no dia 10 de Julho de 1980. Filho de João Pinto de Oliveira (+1996) e Faraildes de Oliveira. Têm cinco irmãos. Iniciou sua caminhada vocacional na Congregação do Santíssimo Redentor, no ano de 2004, no Seminário Santo Afonso. Em 2011 vivenciou a etapa do noviciado, emitindo publicamente meus primeiros votos na Congregação do Santíssimo Redentor no ano de 2012, na Igreja de Santa Teresinha em Tietê. Iniciou seus estudos teológicos nesse mesmo ano. Durante sua formação teológica, morou dois anos na comunidade do Alfonsianum no Ipiranga. E um ano na comunidade Padre Agenor em Cidade Tiradentes, exercendo seu trabalho Pastoral junto ao Secretariado Vocacional da Província de São Paulo. Atualmente compõe a comunidade do Jardim Paulistano em São Paulo, cursando o último ano de Teologia.

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redentoristas, em Redentoristas

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.