Por Pe. José Inácio Medeiros, C.Ss.R. Em Redentoristas

RB2: uma marca que é sinônimo de pioneirismo

rb2_logo_1A RB2, considerada a terceira rádio mais antiga do Brasil e a primeira emissora de rádio do estado do Paraná, foi sempre marcada por suas transmissões esportivas e jornalísticas e pelo pioneirismo que a caracteriza.

Até 2011, depois de passar pelas mãos de vários donos, a emissora integrava o Grupo Lumen de Comunicação pertencente aos Irmãos Maristas que controlam a Associação Paranaense de Cultura (APC), mantenedora da PUC Paraná. Desde 2009 a emissora operava em conjunto com a Rádio Clube FM, com uma programação popular, principalmente à base de música sertaneja. Naquele ano a rádio chamou a atenção dos Missionários Redentoristas da Província de São Paulo que assumiram a sua administração substituindo os irmãos maristas. No dia primeiro de dezembro de 2012 entrava no ar uma programação experimental até que aos poucos a equipe de profissionais foi sendo contratada e os destinos da RB2 mudaram radicalmente de direção.

Hoje podemos constatar que, depois do investimento feito e graças a um trabalho árduo e incessante, os resultados positivos vão se consolidando a cada dia. 

Uma Rádio Redentorista

Uma canção cantada em nossas igrejas afirma que "o mundo dá tantas voltas"; isso aconteceu também com a Rádio Clube. Nos anos 70 o arcebispo de Curitiba havia convidado os missionários redentoristas a assunirem a direção da B2, mas por diversas razões isso não aconteceu. Em 2011, tantos anos depois, a tradicional Rádio Clube Paranaense AM 1430, conhecida também como B2, passava a ter novo comando, sendo assumida pela Província de São Paulo. A estação, a terceira mais antiga do país, que passou por diversas mudanças ao longo de sua história quase centenária, e tinha ficado os últimos anos sem participar de forma efetiva do mercado da capital paranaense, apenas repetindo o sinal da Clube FM 101.5, mudava mais uma vez, tanto de comando, como de marca e de localização. 

Primeiras realizações. A Rádio Clube foi adquirida pela Província Redentorista de São Paulo em 2011, depois de vários meses de negociação. Logo após foram tomadas as primeiras medidas como a criação de uma nova fundação intitulada Vitor Coelho de Almeida à qual a emissora foi afiliada. A sede desta fundação localiza-se em São Paulo, próximo à sede provincial dos redentoristas. Adquiriu-se na sequência um imóvel localizado no Alto da Glória, próximo ao Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro que foi preparado e lá foram instalados os seus novos estúdios, com equipamentos de última geração. 

Programação. A partir do dia 1º de dezembro de 2011 a Rádio Clube AM, agora chamada de RB2 estreou uma programação de expectativa, somente com músicas e vinhetas. Logo nas primeiras semanas de dezembro a emissora entrou também com uma campanha publicitária de expectativa nas ruas de Curitiba, contando com ações realizadas em outdoors e eventos pontuais. Depois de poucos meses, com a nova equipe de profissionais recém-contratada entrava no ar em caráter permanente a nova programação que tem como pilares o jornalismo, a prestação de serviços à comunidade, a evangelização e a promoção da cidadania. 

Marca consolidada. A Rádio Clube passou a se chamar RB2, por ser uma marca tradicional junto ao público e ao mercado publicitário de Curitiba e região, com a intenção de, no futuro, se tornar cabeça de rede para futuras afiliadas, pretendendo ser, não apenas mais uma rádio, mas uma rádio AM diferenciada, com muita qualidade, tanto em som quanto na plástica e em seu formato. Com os novos estúdios de alta tecnologia, diferenciados e modernos, que foram montados, é possível atender bem aos clientes e ao público ouvinte que passou a ser “Ouvinte de Carteirinha”. 

E o futuro?

Ao longo desta história quase centenária, a antiga Rádio Clube foi propriedade de particulares, passou às mãos da arquidiocese de Curitiba, foi propriedade dos irmãos maristas, integrando outras redes de rádio até que em 2011, saiu das mãos do Grupo Lumen de Comunicação, chegando à administração da Congregação Redentorista, Província de São Paulo.

 

"Se a história da agora RB2 é sinônimo de pioneirismo, isto não deixará de acontecer com passos marcantes e decididos num futuro que já está se fazendo presente".

Nos primeiros tempos quem acompanhou sua trajetória e cuidou de sua programação e administração foram os padres William Betônio e Mauro Vilela, diretores da Rede Aparecida de Comunicação. A partir do dia 08 de fevereiro de 2014 o Pe. Inácio Medeiros passou a compor a coordenação da emissora junto ao Pe. Mauro Vilela.

Se a história da agora RB2 é sinônimo de pioneirismo, isto não deixará de acontecer com passos marcantes e decididos num futuro que já está se fazendo presente. Dentro de muito pouco tempo serão instalados os novos transmissores das ondas curtas de 25, 31, e 49 metros que também foram adquiridos pelos Missionários Redentoristas da Província de São Paulo. E nosso compromisso é de levar a Rádio RB2 a ser a primeira do estado a migrar da faixa de AM para a FM, com a elaboração dos estudos técnicos já em fase de conclusão.

Assim, a RB2 – AM 1430 está de volta ao ar, renovando a sintonia AM e emocionando todas as gerações – inclusive na web. 

Ouça: Rádio RB2 1430 AM
Acesse: www.radiorb2.com.br
Facebok: facebook.com/radiorb2 

 

 

Pe. Inácio Medeiros, CssR
Rádio RB2 – Curitiba (PR)

3 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Pe. José Inácio Medeiros, C.Ss.R. , em Redentoristas

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.