Por Redentoristas Em Redentoristas

Redentoristas assumem santuário e paróquia na capital pernambucana

Uma nova e abrangente área de missão redentorista se abre na capital pernambucana. 

Um dia especial para a história do Santuário Nossa Senhora da Conceição, no Morro da Conceição, no Recife (PE). Elevado à condição de santuário há cerca de dois meses, o templo escreveu um dos seus primeiros capítulos. Na manhã do último domingo (14) o arcebispo metropolitano, dom Fernando Saburido, deu posse aos Missionários Redentoristas que passam a ser agora os responsáveis pela condução pastoral e administrativa do Santuário e da Paróquia São José, cuja matriz está sendo construída no Alto José Bonifácio, na Zona Norte do Recife. A provisão do primeiro reitor e do novo pároco será válida por seis anos.

A cerimônia acontecida neste domingo reuniu paroquianos e contou com a participação do padre Geraldo Freire representando a Vice-Província Redentorista do Recife e do Vigário Provincial da Província de São Paulo, padre José Inácio Medeiros.

Em sua homilia Dom Fernando destacou a alegria em poder contar com os redentoristas na direção do santuário. “Com a experiência que eles têm nessa área, só temos a ganhar. Será, de fato, uma bênção para todos nós. Eles vão ter a preocupação de ajudar o povo de Deus a caminhar na santidade, fazendo com que as pessoas sintam prazer e tenham motivação de viver o evangelho”, ressaltou o arcebispo.

O jovem padre Renato Azevedo foi empossado como pároco da Paróquia São José. O presbítero fez a Profissão de Fé e renovou o compromisso sacerdotal. O ritual seguiu com a visita e incensação do sacrário e da pia batismal, locais que são referência para dois dos mais importantes sacramentos.

O diácono Mailson Régis e o Irmão Daniel Silva integram a equipe e ajudarão na coordenarão das atividades pastorais, tanto da paróquia como do santuário. Já o padre Ullysses Silva foi nomeado reitor do Santuário e vigário paroquial da Paróquia São José. Ele esteve à frente do Santuário Nacional de Aparecida por alguns anos como reitor “A gente veio exatamente como quatro servidores a quem Nossa Senhora pode sempre dizer: ‘Façam aquilo que meu filho vos disser’. O santuário não começou a acontecer no momento em que dom Fernando elevou a igreja a esta condição. Já em 1904 quando a imagem foi colocada neste lugar, começa a existir o santuário, ou seja, um lugar que a gente busca refúgio, bênção, conforto", afirmou. 

O novo e primeiro reitor frisou que a igreja é um lugar de encontros de todas as paróquias e pastorais. “Sejam bem-vindos a este santuário! Nós estamos dispostos a celebrar, cantar, mas principalmente a ouvir e aconselhar e dar o sacramento do perdão a quem necessita. Vamos dar um jeito de estar sempre de plantão a serviço de vocês”, reiterou padre Ullysses. 

Imaculada Conceição no RecifeImagem da Padroeira

A imagem da Imaculada Conceição foi trazida da França em um navio em 1904. Mede 5,5 metros de altura e pesa 1806 quilos. A imagem mostra Maria de pé sobre o globo terrestre, com as mãos unidas em oração e uma cobra sendo esmagada pelos pés e tem sua face voltada para a igreja matriz, numa posição privilegiada, onde pode ser vista de várias partes do Recife.

A "Festa do Morro" em honra da Padroeira do Santuário é uma das mais tradicionais do Estado, e realizada desde 1904, com a comemoração do cinquentenário da proclamação do dogma da Imaculada Conceição.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redentoristas, em Redentoristas

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.