Por Elisangela Cavalheiro Em Redentoristas Atualizada em 30 MAI 2018 - 13H25

Redentoristas celebram festa de São Clemente Hofbauer

Nesta terça-feira, 15 de março, o Santuário Nacional encerrou o tríduo em honra a São Clemente Maria Hofbauer, santo redentorista que muito contribuiu para a expansão da Congregação Redentorista. A celebração foi presidida pelo bispo emérito de Coari dom Joércio Gonçalves Pereira e concelebrada por diversos missionários redentoristas. 

Missa da festa de São Clemente Hofbauer no Santuário Nacional (crédito Elisangela Cavalheiro)

A dedicação do santo redentorista no crescimento da congregação foi destacado pelo bispo durante a homilia: 

"São Clemente viveu fazendo a vontade do Pai. E a vida dele não foi fácil. Se tornando missionário redentorista ele deixa a Itália e vai para a Polônia, Áustria, Suíça, Alemanha, e por onde esse homem passou, por onde ele caminhou, o grande objetivo dele era fazer com que a congregação missionária redentorista saísse do reino de Nápoles e pudesse se espalhar para levar também a boa nova de Jesus a outros povos. Em uma época difícil de guerra, onde o racionalismo dizia que Deus era bobagem, Clemente viveu nessa época e enfrentou todas essas dificuldades", disse. 

São Clemente mesmo sendo coetâneo de Santo Afonso Maria de Ligório, o fundador da congregação, não chegou a conhecê-lo pessoalmente, mas isso foi um detalhe na vida desse grande homem que viu no zelo do fundador uma meta evangelizadora. 

"São Clemente tem muito a ensinar para nós redentoristas. São Clemente nos ensina que nós precisamos, em primeiro lugar, ter um grande amor para com Deus, que nós precisamos também ter um grande amor pela nossa congregação, pelo nosso carisma redentorista de continuar o Redentor no anúncio da boa nova do Evangelho", frisou dom Joércio indicando o modo de vida que deve inspirar os redentoristas na atualidade. 

São Clemente foi um homem de grande espiritualidade e ação pastoral. Demonstrou seu grande amor a Jesus no atendimento aos mais pobres, jovens, crianças, operários e homens e mulheres que procuravam em suas palavras o ânimo e o esclarecimento para sua fé. 

"Tanta coisa bonita nós podemos tirar da vida desse homem. Mas sobretudo não ter medo das dificuldades, não ter medo da cruz. São Clemente nos ensina isso: que ser cristão e ser cristã não é ter medo da cruz mas abraçar a cruz e, com Jesus, ter a certeza da vitória", exortou o bispo. 

Herança e atualidade de São Clemente

Após a celebração, o A12.com conversou com o missionário redentorista padre Domingos Sávio, que falou sobre a herança que este santo redentorista deixou para a Igreja e o seu imenso amor para com a sua missão. Confira a entrevista:  

Veja fotos da celebração: 

 

Leia também a mensagem do superior provincial padre Rogério Gomes para a festa litúrgica de São Clemente: A fé, esperança e caridade na vida de São Clemente Hofbauer

2 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Elisangela Cavalheiro, em Redentoristas

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.