Por Redentoristas Em Redentoristas

Redentoristas de todo o mundo estão na Tailândia

instalacoes_centro_redentorista_de_pattaya

Este ano de 2016 tem sido, sem dúvida alguma, um ano abençoado na história de nossa congregação. Depois de celebrarmos os 150 anos da entrega do ícone original do Perpétuo Socorro à veneração pública, sob a custódia da congregação redentorista, tivemos a alegria de celebrar com as irmãs da Ordem do Santíssimo Redentor, a beatificação de sua sua fundadora, Maria Celeste Crostarosa. E, ainda por cima, desde 2014, a congregação preprava o seu XXV Capítulo Geral.

Entre janeiro e maio os redentoristas das cinco Conferências da congregação se reuniram em suas áreas respectivas para a primeira fase do capítulo, o que se constitui como uma novidade. Cada unidade da congregação se fez rpresentar pelo seu superior maior e por um vogal escolhido. Nessas conferências tivemos a presença de irmãos e de leigos associados.

Nessas distintas reuniões se refletiu sobre o estado atual da congregação. Isso se fez a partir das informações e dos relatórios das diferentes instituições da congregação e ainda a partir de um Instrumento de Trabalho elaborado com as respostas de uma pesquisa realizada nas diveras (vice) Províncias da congregação em fins de 2015 (mais de 80% das unidades responderam ao questionário).

O Documento de Trabalho primeiramente reconheceu o trabalho dos redentoristas em todo o mundo, em sua missao de ‘pregar o evangelho de maneira sempre nova”, depois colocou em destaque algumas preocupaçoes e desafios que são encontrados no momento de se pregar a “copiosa Redenção”.

Fruto daquilo que foi refletido nesta primeira etapa do capítulo foram apresentadas algumas sugestões para que a congregação possa responder melhor a estes desafios. Desta forma, cada conferência elaborou um informe sobre a sua situação atual. Este infome foi encaminhado par a segunda fase do Capítulo Geral que agora se realiza na Tailândia.

A realização do Capítulo Geral

Depois da fase de preparação, os capitulares do mundo todo já estão reunidos na Tailândia, no Centro Redentorista de Pattya, onde acontecem as atividades capitulares, desde o dia 31 de outubro. As atividades continuam até o dia 25 de novembro.

Esta é a terceira vez que o Capítulo Geral acontece fora da Itália. A primeira vez foi em 1991, em Itaici, Brasil; depois aconteceu em West End, Estados Unidos e agora na Tailândia. Nas próximas semanas nossa atenção estará voltada para os trabalhos que se sucederão na fase canônica do Capítulo Geral.

Nossas constituições recordam constantemente a responsabilidade de todos os congregados na busca da fidelidade para com a missão da congregação, especialmente a Constituição 73. Ainda que o capítulo esteja acontecendo tão longe, quase do outro lado do mundo, exercemos a nossa corresponsabilidade ao aprofundarmos nosso conhecimento da missão da congregação, buscando um compromisso mais aprofundado com esta mesma missão.

Padre Brendan Kelly, Secretário Geral

Tradução – Pe. Inácio Medeiros, CSsR

Superior Provincial em exercício

:: Saiba a importância dos Capítulos Gerais para os redentoristas

2 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redentoristas, em Redentoristas

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.