Por Ir. Jorge Tarachuque,C.Ss.R. Em Redentoristas

Redentoristas do Suriname realizam simpósio sobre o beato Donders

Nos dias 19 e 20 de fevereiro, os Missionários Redentoristas presentes no Suriname realizaram o 'Simpósio sobre o Beato Pedro Donders'. A iniciativa aconteceu como parte da celebração dos 150 anos de presença Redentorista no Suriname e o seu tema foi: 'História, Mística e  Espiritualidade Redentorista'. O evento ocorreu em Paramaribo e  brindou a todos pela qualidade das apresentações e diversidade do encontro.

 

Por se tratar dos  150 anos de presença Redentorista no Suriname, contou-se não apenas com prestativa colaboração dos Missionários Redentoristas brasileiros que atuam no país, mas também com a participação de historiadores, lideranças das Comunidades Surinamesas e das Irmãs de Paramaribo, fundadas por um Missionário Redentorista, e que tem nos ajudado  generosamente, em nossas traduções do português para o holandês e em outras atividades. As conferências foram feitas em holandês e inglês. 

No dia 19 de fevereiro, após a abertura, com uma fraterna e acolhedora palavra do Pe. Estevan Kross representante do novo bispo de Paramaribo Karel Choennie, que no momento estava numa sagração episcopal  no Caribe, fez-se a primeira Conferência com o Missionário Redentorista Joop Vernooy (Holanda) sobre “os 150 anos dos Redentoristas no Suriname”. 

Foto de: reprodução. 

pedro_donders_5

No segundo dia, 20 de fevereiro, o simpósio foi iniciado com uma oração ao Pedro Donders, pioneiro da Missão no Suriname. Em seguida tivemos as seguintes Conferências em holandês e inglês:

Mevrou Mildred Caprino, historiadora e professora na Universidade do Suriname, fez uma “abordagem histórica sobre a Presença Redentorista no Suriname”. Joop Vernooy fez outra abordagem sobre “Os Irmãos Redentoristas no Suriname”. Irmão Jorge Tarachuque falou da “Mística a partir de Pedro Donders e o trabalho dos Redentoristas junto aos Povos Indígenas no Suriname”.

Ainda foi feita uma apresentação por Sylvia Jiawan que falou da Contribuição das Irmãs Filhas de Maria Imaculada Conceição, conhecidas como “Irmãs de Paramaribo”. Congregação que foi co-fundada por um Missionário Redentorista.

O simpósio encerrou-se com um alegre coquetel alusivo aos 150 anos de presença Redentorista no Suriname - 20 fevereiro de 1866 a 20 de fevereiro 2016 - ainda que o Ano Jubilar prossiga até o mês de agosto deste ano.

Agradecemos a todos que colaboraram pelo sucesso do simpósio e que mesmo longe do Suriname entraram em sintonia conosco através da orações. 

Conheça a história do Beato Pedro Donders.

Ir. Jorge Tarachuque,C.SsR
Coordenação do Simpósio

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Ir. Jorge Tarachuque,C.Ss.R., em Redentoristas

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.