Por Elisangela Cavalheiro Em Redentoristas

São Geraldo: Missionário da simplicidade e da humildade

Dia Sao Geraldo Majella (Elisangela Cavalheiro)

São Geraldo é um Santo Redentorista, Irmão leigo da Congregação do Santíssimo Redentor. Dentre tantos santos, é considerado um dos mais populares da Igreja - sobretudo na sua cidade natal, Materdomini, na Itália, onde estão seus restos mortais, e no Brasil de maneira expressiva na cidade mineira de Curvelo. Tudo isso se deve aos inúmeros milagres atribuídos à sua pessoa.

Filho da modesta e pobre família do alfaiate Majella, Geraldo nasceu no dia 23 de abril de 1725, na pequena Muro Lucano, no sul da Itália. Tornou-se Irmão Leigo Redentorista em 16 de julho de 1752 e faleceu em Caposele, na Itália, em 16 de outubro de 1755. É o Protetor das Mães e das Crianças.

Na vida de São Geraldo os sinônimos modéstia, simplicidade e humildade o identificam de maneira muito intensa. É o que destacou o Missionário Redentorista, padre Antônio Clayton Sant´Anna, que comemora nesta data o seu aniversário natalício. 

"No relacionamento com as pessoas foi um grande missionário. Missionário da simplicidade. Missionário da humildade. Ele apostou nisso. Mas não apostou como quem diz 'vou fazer isto para chamar a atenção', pelo contrário, agiu naturalmente porque sua alma estava embebida em Deus e cada vez mais agia como seguidor de Jesus, praticando a via da humildade na espiritualidade do dia a dia", destacou.  

Ouça a palavra do padre sobre este aspecto marcante da vida do Irmão Leigo Redentorista, São Geraldo. 

Reconhecimento como santo

Um fato interessante na vida de São Geraldo é que o seu nome não consta no calendário litúrgico da Igreja. Padre Clayton esclareceu que anos atrás o Superior Geral da Congregação da época, padre Joseph William Tobin, enviou um pedido à Santa Sé para que o religioso fosse incluído neste calendário. Mas até hoje, São Geraldo não foi admitido no calendário oficial da Igreja.

Confira essa história no podcast abaixo: 

 

O Protetor das mães e das crianças

São Geraldo é considerado pela Igreja como Protetor das mães, especialmente as gestantes, e também das crianças. Essa devoção surgiu naturalmente na vida de Geraldo, quando visitava comunidades pobres de sua cidade. 

"Geraldo era alguém que na sua vida viveu muito próximo das mães pobres na cidade de Muro, na Itália, e ali as mães pediam muitas bênçãos para ele. Depois da sua morte, ele ficou conhecido pela iniciativa popular como Padroeiro das mães", destacou o missionário.

Ao final do podcast, padre Clayton deixa uma bênção especial para todas as mães. Ouça:

Conheça a vida de São Geraldo. 

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Elisangela Cavalheiro, em Redentoristas

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...