Por Pe. Luiz Carlos Treider e Pe. Inácio Medeiros Em Redentoristas

Sapucaí Mirim viveu a graça das Santas Missões

Pela primeira vez aconteceram as Santas Missões Redentoristas na cidade de Sapucaí-Mirim (MG). 

Encerramento da 3ª fase das Missões em Sapucaí Mirim: o amor de Cristo nos uniu
Fiéis carregam o cruzeiro missionário, símbolo da realização das Missões Redentoristas. 

Origem e formação da paróquia 

A capela e o povoado de Sapucaí-Mirim pertenceram inicialmente à São Bento do Sapucaí-SP, passando posteriormente à Paraisópolis-MG. O primeiro nome do povoado foi o de Santana do Paraíso, posteriormente mudado para Santana do Sapucaí-Mirim. O município é banhado pelo Rio Sapucaí e tem uma população recenseada pelo IBGE em 2010 de 6.241 habitantes.

O município localiza-se na microrregião de Pouso Alegre, no extremo sul do estado, sendo quase que uma ilha mineira dentro do Estado de São Paulo, pois suas duas saídas pavimentadas passam pelo estado de São Paulo, trazendo com isso, influências da cultura paulista no município.

A Paróquia de Sapucaí-Mirim, cuja padroeira é Sant’Ana, foi criada em 1877, pertencendo hoje à Arquidiocese de Pouso Alegre, cujo arcebispo é Dom José Luiz Majella Delgado, CSsR. O pároco, padre João Batista Godoi, pertencente ao clero diocesano, em fevereiro de 2013 assumiu a paróquia como Administrador Paroquial, solicitando as Santas Missões para com elas “renovar a fé do povo e leva-lo a ser uma igreja viva de comunhão e participação”. 

Caminhada missionária 

No dia 4 de junho a Irmã Lúcia Natália Assis, MAD foi apresentada ao povo das comunidades nas celebrações do final de semana, iniciando os trabalhos da Primeira Fase, preparando os líderes para a Missão da Visitação que tem por objetivo organizar a paróquia numa “Rede de Comunidades”. Visitando as casas, os líderes realizaram o Levantamento Sócio Religioso, constatando que a grande maioria da população professa a fé católica. Após esse levantamento já se conseguiu um melhor conhecimento das 10 comunidades rurais e 6 urbanas que seriam missionadas, cada uma, por sua vez, organizada em Setores Missionários, tendo à frente uma equipe de animação formada por um coordenador e alguns auxiliares.

Assim organizados, cerca de 275 animadores, espalhados por 56 setores, fizeram acontecer a Segunda Fase das Santas Missões, a Missão nas Famílias, com uma boa participação das famílias na oração e reflexão realizadas nos Setores Missionários.

A Terceira Fase das Santas Missões aconteceu de 2 a 18 de setembro na qual foram missionadas todas as comunidades rurais e urbanas. Algumas comunidades urbanas não têm capela ou um lugar de reunião. Com isso as celebrações e outras atividades das missões foram realizadas em garagens cedidas por algumas famílias.

Durante a permanência dos missionários nas comunidades foram visitados os doentes em suas casas e também visitadas as escolas. Um grande número de pessoas foi também atendido em confissão. Um fenômeno que precisa ser registrado foi o retorno de pessoas que estavam afastadas da comunidade, inclusive daquelas que haviam abandonado a Igreja Católica. A partir dos encontros com a Juventude realizados nas comunidades foram formados novos Grupos de Jovens. Carreatas com a imagem de Nossa Senhora Aparecida, uma procissão luminosa e as três festivas concentrações das crianças contribuíram para convocar o povo das comunidades à missão. 

Agora começa a verdadeira missão 

Como é costume, no último sábado da missão os Coordenadores e Auxiliares Missionários participaram de uma Assembleia na igreja matriz, assumindo o compromisso de continuar o trabalho missionário de evangelizar no Setor Missionário. No último domingo da missão uma grande quantidade de pessoas participou da Missa da Perseverança que encerrou os trabalhos da Terceira Fase, com a procissão e o levantamento do Santo Cruzeiro, iniciando a Missão da Perseverança, no novo modo de ser Igreja, comunidade de comunidades.

Desta forma o povo de Sapucaí Mirim quer continuar “unidos em Cristo, com Maria, vivendo e crescendo em Comunidade” na 4ª fase das Santas Missões.

Pe. Luiz Carlos Treider, C.Ss.R.
Coordenador
Pe. Inácio Medeiros, C.Ss.R.
Equipe de Coordenação
Santas Missões

3 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Pe. Luiz Carlos Treider e Pe. Inácio Medeiros, em Redentoristas

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.