Por Elisangela Cavalheiro Em Notícias Atualizada em 01 MAR 2019 - 11H27

Reitor comenta projeto para divulgar devoção de santuário paranaense

Santuário N.S.Rocio.
Santuário N.S.Rocio.
Devotos se aproximam da berlinda da imagem da Mãe do Rocio, durante festejos de 2018.


Assim como Fátima, Lourdes, Aparecida, a devoção a Nossa Senhora do Rocio é única no mundo, e como a Padroeira do Brasil, surgiu após uma pesca milagrosa em águas brasileiras. 

A imagem da Virgem do Rocio foi encontrada numa pesca milagrosa, nas redes do Pai Berê, no século XVII, na baía de Paranaguá (PR). Depois disso, a devoção cresceu e a primeira igreja foi edificada em 1813 e o Santuário atual, em 1920. 

Diante de uma história tão singular, como a fé de seus devotos, a devoção ganhou status sendo proclamada padroeira do Paraná, em 1939, e depois, recebendo oficialização do Vaticano, pelo Papa Paulo VI, em 1977. São poucos os estados brasileiros que tem uma oficialização papal. 

Animado por essa grande história de amor a Virgem Maria, o novo reitor do Santuário, o Missionário Redentorista, Padre Dirson Ferreira Gonçalves, C.Ss.R, que assumiu em fevereiro passado, prepara junto com as lideranças um projeto de divulgação para o ano de 2019, também já em vista da celebração do centenário da construção do atual templo no ano seguinte. 

A proposta pretende aumentar as romarias e tornar a história da devoção da padroeira do Paraná "mais forte e marcante no cenário estadual", frisa o reitor. 

Em entrevista ao A12, padre Dirson Gonçalves comenta o novo projeto que tem como tema "Rocio, lugar sagrado dos paranaenses" , que inclui a peregrinação da imagem por todo o Estado. Confira a entrevista com o reitor. 

A12 – O senhor poderia comentar o tema da festa de 2019: "Rocio, lugar sagrado dos paranaenses"?

Escolhemos esse lema para trabalhar durante todo o ano e também para a Festa da Padroeira de 2019. Acredito que nessa frase, resume o que esperamos para os próximos anos de trabalho: tornar esse lugar a referência religiosa para todos os paranaenses. Aqui está o santuário da padroeira do estado e isso precisa ser despertado no coração de todos que aqui residem.

:: Santuário guarda história de devoção única no mundo  

A12 – O Santuário do Rocio está encaminhando um plano de ações para 2019. O senhor poderia comentar o que pretende esse plano e alguns detalhes dele?

Nosso principal plano é desenhado em dois movimentos. O primeiro é a imagem peregrina por todo o Estado, pelas dioceses, paróquias, cidades... O segundo movimento é a vinda dos romeiros até o santuário. Para isso estabelecemos que o dia de receber romarias é o terceiro domingo de cada mês. Claro que estamos aqui todos os dias, mas nesses domingos especiais nossa equipe é bem reforçada para acolher bem as romarias.

Santuário N.S.Rocio.
Santuário N.S.Rocio.
Padre Dirson Gonçalves, reitor do Santuário, com a imagem da Virgem do Rocio.


A12 – Esta proposta vem ao encontro de uma presença mais marcante do Santuário e dessa devoção no cenário nacional?

Acredito que precisamos primeiro despertar a presença mais forte e marcante no cenário estadual. Nossa Senhora do Rocio é padroeira do Estado e isso é muito pouco trabalhado. Depois disso, claro, a devoção pode expandir para outras regiões do País.

:: Reze a oração a Nossa Senhora do Rocio

A12 – Com sua experiência à frente de santuários, quais expressões de religiosidade do povo os santuários devem sempre zelar e orientar?

Trabalhar com as devoções expressas nos santuários é uma responsabilidade muito grande. Primeiro pelo respeito, carinho e acolhida que se deve ter pelos devotos. Eles veem até aquele lugar carregados de uma profunda experiência devocional, que vem de suas raízes, da sua família, da sua história. Depois, o santuário tem que ser um lugar da catequese, da orientação, da ajuda espiritual. E isso resulta na volta pra casa de um devoto fortalecido na sua fé, esperança e amor, para viver e anunciar a Boa Nova do Evangelho.

A12 – O senhor está a pouco tempo à frente do Santuário Estadual, mas como tem sido esse tempo junto a esse povo? E quais suas expectativas diante da missão de guiá-los em sua caminhada?

Fui muito bem recebido e acolhido aqui no santuário e também como o povo de Paranaguá. Esta cidade é histórica, tem um peso grande na cultura do Estado e é uma cidade simbolicamente forte. Aqui também tem um dos maiores portos do Brasil (Porto de Paranaguá), e aqui está o Santuário Estadual. Percebo que tudo isso pode (e está) caminhar muito bem, em harmonia. Estou cheio de esperanças e sonhos para essa nova missão. Peço à Virgem Maria que nos ilumine, inspire e cubra com seu Manto Sagrado.

Saiba mais sobre o Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio: www.santuariodorocio.com


1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Elisangela Cavalheiro, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.