No próximo dia 3 de outubro, o Papa Francisco vai lançar a sua terceira encíclica, a “Fratelli tutti”, que em português significa “Todos irmãos”.
Para a ocasião, o superior geral dos Redentoristas padre Michael Brehl, C.Ss.R. enviou uma mensagem para toda a Família Redentorista no mundo.
A encíclica será assinada por Francisco, em Assis, na Itália, no sábado (03) durante a sua visita, e promulgada no domingo (04), data em que a Igreja comemora a festa de São Francisco.
Para o superior geral da Congregação Redentorista, o documento marca a realidade atual diante dos desafios que impôs a pandemia do novo coronavírus ao mundo.
“A promulgação de uma encíclica é sempre um acontecimento importante na vida da Igreja. Este ano, à medida que continuamos a experimentar os efeitos da pandemia, creio que esta Encíclica terá especial relevância para todos nós”, escreve o superior geral.
A nova encíclica de Francisco que traz um convite à fraternidade e amizade social, segundo padre Brehl, evoca em seu título a Declaração de Abu Dhabi; o "Documento sobre a Fraternidade Humana para a Paz Mundial e a Convivência", assinado pelo Papa Francisco e o Grande Imame de Al-Azhar, Ahmad Al-Tayyib, em fevereiro de 2019.
“Juntos, o Santo Padre e o Grande Imame chamaram todos os crentes a viver e se esforçar por uma fraternidade humana autêntica e profética entre todos os povos, que nos fortaleceria para enfrentar os grandes desafios da humanidade e, na verdade, o mundo, que é nossa casa comum. Este documento foi publicado um ano antes da atual pandemia e é mais relevante do que nunca na atual crise que confronta a humanidade e todo o nosso mundo”, assinala padre Brehl.
A expectativa do superior geral é que a Encíclica continue e desenvolva ainda mais este convite à fraternidade universal. Nesse sentido, motiva os religiosos, religiosas, leigos e associados à missão redentorista para acolher a mensagem de Francisco.
“Convido todos vocês, irmãos e irmãs no Redentor, a se unirem na expectativa orante para que Deus nos prepare e a todos os povos para receber a mensagem do Papa Francisco de coração aberto. Como parte desta preparação orante, encorajo-vos a ler mais uma vez o Documento sobre a Fraternidade Humana para a Paz Mundial e a Convivência”, completa.
Ao final, padre Brehl abençoa a todos e deseja que todos da Família Redentorista vivam como “como testemunhas proféticas e autênticas do Redentor em nosso mundo ferido”.
:: Clique para ler a encíclica em português no site da Santa Sé (atualizado em 03.10.2020)
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.