Notícias

Redentoristas iniciam 1ª fase do 26º Capítulo Geral em Aparecida

Celebração marca abertura da Primeira Fase do Capítulo Geral na América Latina e Caribe.

Escrito por Elisangela Cavalheiro

24 ABR 2022 - 20H30 (Atualizada em 25 ABR 2022 - 08H39)

Elisangela Cavalheiro

O Superior Geral dos Redentoristas no mundo, padre Michael Brehl, C.Ss.R., presidiu neste domingo, às 18h, no Altar Central do Santuário Nacional de Aparecida, a Missa de Abertura da Primeira Fase do 26º Capítulo Geral para a Conferência da América Latina e Caribe.

Na celebração também estavam presentes outros membros do Governo Geral, entre eles os padres Alberto Esseveri; vigário geral, Rogério Gomes; conselheiro geral, Vicente Soria Fleitas; ecônomo geral e José Carlos Pontes Júnior; procurador-geral, além do padre Marcelo Araújo; coordenador da Conferência da América Latina e Caribe. 

Na celebração, o superior geral falou aos capitulares do encontro e aos fiéis presentes em Aparecida, a partir da leitura do Evangelho que trouxe o relato de Tomé, que só acreditou na ressurreição depois que tocou as chagas de Jesus (cf. Jo 20,19-31). 

"Somente quanto Tomé toda nas feridas do seu amigo e Redentor que o reconhece verdadeiramente, cai de joelhos e clama: 'meu Senhor e meu Deus'. Que maior prova da Divina Misericórdia, Deus poderia nos mostrar e compartilhar com nossa humanidade ferida. Pedro nos diz 'por suas feridas fomos curados', Esta é a Divina Misericórdia agindo por nós e para nós", exortou o Superior Geral neste dia que a Igreja celebra o Domingo da Misericórdia. 

Confira fotos da celebração e logo após, a reflexão do Superior Geral: 


O superior geral lembrou que o convite de Jesus a Tomé para tocar suas feridas e para ser curado, demonstra a Misericórdia Divina e é uma Boa Nova.

Esta mensagem, segundo o superior geral, também se relaciona com estes tempos de pandemia de Covid-19; este 'mundo ferido´. Padre Michael reforçou que onde pessoas estiverem sofrendo, Jesus está entre elas e, recordou a Guerra da Ucrânia"Jesus sofre conosco; é a mensagem da Guerra da Ucrânia, Jesus está sofrendo com as pessoas de lá também", disse. 

Leia MaisAparecida acolhe primeira fase do 26º Capítulo Geral dos RedentoristasSe por um lado, a "Misericórdia Divina não tira o nosso sofrimento", ela "nos mostra o caminho através do sofrimento e das feridas, para a ressurreição e a nova vida", afirma o superior geral. 

Trazendo novamente a figura de São Tomé, o superior geral reiterou que muitas vezes somos como ele "tentados a fugir, e a cuidar somente de nós mesmos e até a viramos as costas para a comunidade", mas é justamente a comunidade que nos ajuda a reconhecer Jesus que cura as nossas feridas. 

Por fim, padre Michael Brehl rezou a Nossa Senhora Aparecida para que nos ajude a "enfrentar as nossas próprias feridas e as feridas dos outros, para que com Jesus possamos conhecer o verdadeiro significado da Divina Misericórdia". 

Confira a homilia a partir de 33 minutos: 

Sobre o que trata a Primeira Fase do Capítulo Geral

O encontro que acontece na Casa de Hospedagem Seminário Santo Afonso, em Aparecida (SP), vai trazer reflexões e encaminhamentos ao longo dos próximos 10 dias, encerrando no dia 04 de maio com uma assembleia. Participam das discussões cerca de 60 capitulares, entre padres, irmãos e leigos redentoristas vindos dos diversos países da América Latina e Caribe, além de membros do Governo Geral vindos de Roma.

Parte integrante das reflexões dos capitulares é o Projeto de Reconfiguração que vai reduzir a partir de 2023, as atuais 14 Províncias, 8 Vice-Províncias, 2 Regiões e 2 Missões do território da Conferência da América Latina e Caribe para 7 novas Províncias.

Leia MaisReestruturação e reconfiguração mudará Congregação Redentorista na próxima décadaEsse processo que vem ocorrendo há vários anos e atinge todas as Conferências redentoristas no mundo, tem por objetivo revitalizar a Vida Apostólica; diminuir estruturas, liberar e destinar recursos para a missão, para continuar a exercer a solidariedade tão cara aos Filhos de Santo Afonso junto aos mais pobres e abandonados e para atender aos desafios da realidade atual.

Os participantes do Capítulo Geral irão ajudar a definir uma direção para os próximos seis anos, além de assegurar que a Congregação permaneça fiel à missão que lhe foi confiada.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Elisangela Cavalheiro, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...