Por Redentoristas Em Notícias

Teologia e pandemia: entre a reflexão e a prática

Vivemos tempos de readaptação, de aprendermos a conviver com um “novo normal” onde nem sempre é possível fazer as coisas da forma que desejamos. A pandemia trouxe um tempo para refletirmos sobre as necessidades que nos impomos, e sobre o que de verdade é essencial para a nossa vida.

Foi pensando em todos os fatores de transformação que este acontecimento global nos impôs e impulsionados por uma teologia que é capaz de oferecer elementos para uma reflexão em vista dos apelos do momento atual, que professores e alunos, do ITESP, decidiram realizar a Semana Teológica de 2020 com o tema: “A Igreja em Tempos de Pandemia”.

Shutterstock
Shutterstock


O evento contou com a presença de grandes nomes da teologia como o Professor Doutor Irmão Afonso Murad, que falou sobre a “Ecoteologia”, bem como a professora Doutora Maria Clara Bingemer, que nos presenteou com a sua fala sobre “Mística, espiritualidade e pandemia”. Cada dia contou com a presença de um docente da Instituição, que fazia suas considerações a partir das provocações do palestrante do dia, assim como contamos com a presença de um aluno, representante do corpo discente.

O Irmão Afonso Murad, Marista, nos ajudou a refletir sobre a importância da ecologia para que possamos continuar a viver neste planeta, com dignidade. A Ecoteologia não diz respeito somente ao “meio ambiente” se é que podemos falar assim, é um modo ver o mundo de forma integrada. Tudo que acontece, com cada ser, por menor que seja este ser, acontece conosco. As queimadas, a própria pandemia, e todos os acontecimentos no nosso ecossistema, nos diz respeito, não podemos deixar a nossa responsabilidade de lado.

Leia MaisDia do Teólogo: dúvidas mais frequentes sobre o curso de teologiaOs Redentoristas e a Teologia MoralSérie especial traz ensinamentos de Santo Afonso a partir da Teologia Moral Por que estudar Teologia?Os desafios que a Igreja enfrenta neste tempo foram assunto da professora Alzirinha. A Igreja não está fechada, continua atendendo quem precisa, e tem retomado mais que nunca uma dimensão da espiritualidade da Igreja doméstica, da vivência da espiritualidade nos nossos lares. As indagações da professora nos fizeram pensar que muitas comunidades, antes da pandemia, já viviam uma realidade na qual não podiam frequentar a Igreja e nem tinham acesso frequentes aos sacramentos. O que vivemos hoje, é o que muitos já vivem e o desafio da Igreja é saber como se reinventar nesse contexto e também nos tempos vindouros, em que nos depararemos com o novo normal.

Shutterstock
Shutterstock


A professora Maria Clara trouxe um tema instigante e muito atual:
“Mística, espiritualidade e pandemia”. Embora o pensamento da sociedade já esteja no pós-pandemia, essa realidade ainda está em curso; a solidão, o medo e a iminência da morte ainda assolam o nosso cotidiano. São realidades que tocam as nossas vulnerabilidades e nos abrem para a vivência de uma mística mais encarnada, e de uma espiritualidade que nos faz pensar no infinito que nos espera.

Nunca refletimos tanto acerca do processo do morrer, visto que somos seres finitos que buscam o infinito, e os únicos que têm essa consciência do morrer e que buscam alimentar sempre mais o processo da busca do infinito. A “vida é o outro nome de Deus”, disse a professora. Desejamos que cada um possa aproveitar de sua fala para semear a vida, e vida plena.

Duas perguntas fundamentais: “Pandemia, onde estávamos e para onde vamos?” foram ressaltadas pelo professor João Décio Passos. Ele refletiu sobre as profundas desigualdades que a pandemia deixou ainda mais escancaradas. Professor João Décio, bem como os debatedores deste dia, nos ajudaram a compreender que, de fato, estamos todos sobre a mesma tempestade, porém, não no mesmo barco, uma vez que é claro que o grande número de mortos e contaminados hoje está entre os mais pobres. E sim! É possível afirmar que os ricos trouxeram a doença para o país, mas, a população que hoje mais sofre com as consequências, são os pobres.

O último dia da Semana Teológica contou com um tema de reflexão nada menos importante que os dos dias anteriores: “O silêncio de Deus diante do sofrimento humano” com o professor Sérgio Alejandro Ribaric. Um tema que desperta a nossa curiosidade, nos instiga e questiona. O professor Ribaric, em uma colocação simples, clara e objetiva, nos conduziu em um itinerário a ponto de percebermos que Deus jamais abandona o ser humano e diante do sofrimento ele está sempre ao lado daqueles que sofrem.

Agradecemos a Deus a possibilidade de uma semana tão rica de conhecimento, partilha, reflexão e aprendizado. Que o conteúdo que nos foi transmitido se torne ressonância viva em nossas atividades apostólicas de cada dia.

Irmã Solange Silva
Congregação das Irmãs Paulinas


1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redentoristas, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...